Inflação em Portugal

Inflação em Portugal acelera para 3,7% em agosto, confirma INE

As estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam-se: a inflação em Portugal aumentou para 3,7% em agosto, ficando 0,6 pontos percentuais acima da registada em julho. E esta aceleração deveu-se, sobretudo, ao aumento dos preços dos combustíveis no país. Já a inflação dos últimos 12 meses sem habitação, que conta para o cálculo da atualização das rendas, situou-se nos 6,9% em agosto.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 5,7% em abril, confirma INE

É oficial: a inflação em Portugal desceu mesmo para 5,7% em abril, o valor mais baixo desde março de 2022, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Ajustamento dos preços da luz, gás e alimentos ajuda a explica esta desaceleração nos preços.
Mudar de casa em Portugal

Subida de juros leva famílias a mudar para casas mais baratas?

A carteira das famílias tem vindo a ser pressionada pela alta inflação e pela subida a pique das prestações da casa. Isto porque as taxas Euribor continuam a aumentar de braço dado com as taxas de juro diretoras do BCE, as quais voltaram, aliás, a subir em 50 pontos na quinta-feira. Este cenário tem vindo mesmo a sufocar muitos agregados, que na dificuldade de pagar a prestação, escolhem mudar para casas mais baratas, tal como explicam especialistas de mercado ao idealista/news. Mas esta tendência não se sente, de momento, em todos os negócios imobiliários, nomeadamente no segmento de luxo.
Inflação em Portugal a subir

Inflação em Portugal aumenta para 3,3% em janeiro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) - a inflação - aumentou para 3,3% em janeiro, o que representa uma subida de 0,6 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Radiografia do dia: taxa de inflação na UE

Radiografia do dia: taxa de inflação na UE

Em setembro, a taxa de inflação anual baixou para 1,1% na Zona Euro e 1,3% na União Europeia (UE). Segundo dados do Eurostat, Portugal teve a sexta taxa mais baixa (0,3%), a par de Chipre. Ainda assim, verificou-se uma ligeira subida face a agosto (0,2%)