Em março, a taxa de inflação na Zona Euro fixou-se em 0,5%. Trata-se, segundo o Eurostat, de um recuo face ao mês anterior (0,7%). No que diz respeito à taxa de inflação na União Europeia (UE), desceu de 0,8% para 0,6%.
De referir que o Eurostat registou taxas homólogas negativas, em março, na Bulgária (-2,0%), Grécia (-1,5%), Chipre (-0,9%), Portugal e Suécia (-0,4% cada), Espanha e Eslováquia (-0,2% cada) e na Croácia (-0,1%). Este é o segundo mês em que Portugal regista uma inflação homóloga negativa, depois dos -0,1% de fevereiro.
Japão precisa de mão de obra estrangeira mas imigrantes são minoria
Na cidade japonesa de Toyota, a imigração tem sido essencial para sustentar a economia local, sobretudo no setor automóvel e nos cuidados a idosos. Trabalhadores estrangeiros garantem a produção e serviços que o mercado interno não consegue suprir devido ao envelhecimento populacional. Muitos destes trabalhadores alcançam estabilidade económica, mas continuam a enfrentar desafios sociais e discriminação cultural.
Marcelo marca eleições presidenciais para 18 de janeiro: eis os candidatos
Marcelo Rebelo de Sousa marcou oficialmente para domingo, 18 de janeiro de 2026, a realização das eleições presidenciais. A decisão foi publicada no Diário da República e confirmada no site oficial da Presidência da República. O Presidente da República já tinha dito vários vezes que estava inclinado a marcar as eleições presidenciais para esta data.
Economia portuguesa ganha ritmo e sobe 2,4% em termos homólogos
A economia portuguesa manteve o ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2025, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 2,4% em volume face ao mesmo período do ano anterior, após uma variação de 1,8% no trimestre precedente. Este desempenho reflete uma melhoria das exportações de bens e serviços e uma ligeira desaceleração das importações, o que atenuou o contributo negativo da procura externa líquida.
BCE volta a manter juros inalterados – novas reduções só em 2026
A cautela é palavra de ordem num contexto macroeconómico ainda desafiante. A inflação na zona euro parece estar controlada em torno de 2%. Mas o clima geopolítico ainda está pesado, o crescimento económico europeu está quase estagnado, afetado pelo choque das tarifas de Trump e incerteza política em França. Todos estes fatores levaram o Banco Central Europeu (BCE) a manter as suas taxas de juro diretoras inalteradas esta quinta-feira, dia 30 de outubro, pela terceira vez consecutiva. N
AIMA promete resolver pendências dos vistos ‘gold’ até 2026
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai resolver as pendências relacionadas com os vistos 'gold' no próximo ano, o que justifica que tenha 85 milhões de euros de receitas próprias, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, o ministro da Presidência.
Fed dos EUA reduz juros pela 2ª vez este ano em 25 pontos
A Reserva Federal norte-americana (Fed) decidiu voltar a reduzir os juros em 25 pontos base pela segunda vez em 2025, tendo em conta o aumento dos "riscos negativos para o emprego nos últimos meses". Mas poderá não repetir o corte em dezembro, avisou o presidente Jerome Powell.
Os países com o maior número de milionários em 2025 são...
De acordo com o UBS Global Wealth Report 2025, a riqueza cresceu de forma significativa nos mercados emergentes, impulsionada pelo forte crescimento económico. No entanto, os Estados Unidos continuam a ser o país que concentra a maior fatia da riqueza mundial.Cerca de um em cada dez adultos norte-americanos será milionário até 2025, atingindo um total estimado de 23,8 milhões de pessoas. A nível global, os americanos detêm um património de 226 biliões de dólares (194,36 mil milhões d
Para poder comentar deves entrar na tua conta