
Há em Portugal mais licenciados que na média da UE
Em 2021, 41% da população da União Europeia (UE) com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos tinha concluído o ensino superior. A lista é liderada pelo Luxemburgo, país que tem mais de 60% da população licenciada, o mesmo acontecendo com a Irlanda. Portugal surge na 12ª posição, tendo mais de 45% da população com o ensino superior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Mais de 85% dos recém-licenciados portugueses têm emprego
A taxa de emprego dos recém-licenciados em Portugal com idades entre os 20 e os 34 anos foi de 85,9% em 2018, situando-se acima da média registada na União Europeia (UE), que foi de 85,5%.

Recém-licenciados ganham mais 43% que os jovens que têm o ensino secundário
Acabaste de terminar o curso? Então trazemos-te boas notícias: segundo um estudo da consultora Willis Towers Watson, um recém-licenciado em Portugal entra no mercado laboral a ganhar, em média, mais 43% que um jovem com qualificações ao nível do ensino secundário.

Rumores
Rescisões podem ser travadas se licenciado for necessário noutro serviço: O Governo vai avançar com um novo programa de rescisões amigáveis na Função Pública, dirigido aos técnicos superiores.