Comentários: 1
Recém-licenciados ganham mais 43% que os jovens que têm o ensino secundário
GTRES

Acabaste de terminar o curso? Então trazemos-te boas notícias: segundo um estudo da consultora Willis Towers Watson, um recém-licenciado em Portugal entra no mercado laboral a ganhar, em média, mais 43% que um jovem com qualificações ao nível do ensino secundário. 

Segundo o estudo “Starting Salaries 2018” (“Salários em Início de Carreira 2018”) – foi analisado o prémio salarial dos licenciados portugueses face aos diplomados do ensino secundário à entrada no mercado de trabalho (ou em patamares muito iniciais de carreira) –, um recém-licenciado ganha em média 20.755 euros brutos por ano, bem mais que os 14.550 euros brutos anuais auferidos por quem tem “apenas” o ensino secundário.

Tratando-se de uma pessoa com mestrado, doutoramento ou MBA, os prémios salariais são superiores, escreve o Expresso, apoiando-se em dados do estudo. Quem tem mestrado começa a ganhar, assim que entra no mercado de trabalho, cerca de 23.696 euros brutos por ano, enquanto os detentores de doutoramento ou MBA auferem, respetivamente, 26.393 euros e 26.855 euros brutos por ano.

De acordo com a consultora, a remuneração dos licenciados portugueses é inferior à dos profissionais de outros países. Em Espanha, por exemplo, um diplomado do ensino superior entra no mercado com um salário médio bruto anual de 31.175 euros. E na Alemanha o valor é muito superior: 48.821 euros brutos anuais.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Sandra Lopes Arq.
17 Dezembro 2018, 13:44

Para poder comentar deves entrar na tua conta