Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023
Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.
Cinco maiores bancos fecham primeiro semestre com mais lucros e menos agências
Os cinco principais bancos sediados em Portugal – Caixa Geral de Depósitos (CGD), Novo Banco, BCP, BPI e Santander Totta – registaram, no primeiro semestre do ano, um lucro agregado de 708,4 milhões de euros, tendo o BCP sido o menor contribuidor.
Em que partes do mundo os bancos ganham mais dinheiro
As receitas líquidas anuais dos bancos têm vindo a subir desde 2010 – recuaram em 2008 e 2009 – e registaram em 2018 o valor mais alto dos últimos 18 anos (desde 2000). Foram cerca de 1,3 biliões de dólares “ganhos” no ano passado.
crédito à habitação: “spreads” não baixam há mais de um ano
os "spreads" do crédito à habitação estão congelados há mais de um ano, ou seja, os bancos não baixam as margens exigidas nos empréstimos para a compra de casa, que são bastante altas, apesar da melhoria registada nas condições de financiamento.