Crédito malparado: clientes podem retomar o crédito após venda do banco
As novas regras que regulam as vendas de crédito malparado pelos bancos a empresas terceiras, publicadas no Diário da República no dia 11 de setembro de 2025, permitem que o cliente possa regularizar a dívida e retomar o crédito mesmo depois deste ter sido vendido.
BdP ganha poder de supervisão na gestão de créditos malparados
As novas regras que regulam as vendas de crédito malparado pelos bancos a empresas terceiras vão dar uma maior proteção aos clientes e poder de fiscalização ao Banco de Portugal sobre os novos gestores dos créditos. Com o novo Regime Jurídico da Cessão e Gestão de Créditos Bancários, os clientes que veem o seu crédito em incumprimento vendido pelo banco a uma empresa terceira não vão poder ficar em situação pior do que no período em que esse empréstimo se encontrava no banco, antes da cessão.
Crédito malparado: Governo aprova diploma com mais de 1 ano de atraso
O Governo da AD voltou a aprovar uma proposta de lei que transpõe para a legislação nacional a diretiva europeia sobre crédito malparado, que também vem harmonizar as regras aos gestores e compradores deste tipo de créditos não produtivos.
Novo imposto sobre imóveis atinge 43 mil proprietários e abrange casas de família...
O polémico imposto sobre imóveis que o Governo pretende começar a cobrar a partir do próximo ano, sendo já incluído no Orçamento do Estado para 2017, deverá abranger cerca de 43 mil proprietários, o número de contribuintes em Portugal que têm património imobiliário acima de 500 mil euros. Quem tiver uma casa de família dentro deste "bolo" também será afetado.
novas regras da mediação imobiliária facilitam acesso à profissão
a nova lei da mediação imobiliária, a lei n° 15/2013, de 8 de fevereiro, já foi promulgada e entrou em vigor este mês, trazendo algumas novidades.
psd apoia resgate de ppr para pagar a casa se o “spread” se mantiver
o psd vai apresentar em breve a proposta de clarificação da legislação que permite o resgate de planos de poupança-reforma (ppr) para pagar a prestação da casa sem penalizações ou perda de benefícios fiscais.