Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%

Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%

A construção tem vindo a ser colocada à prova nos últimos anos. A falta de mão de obra é um problema estrutural no setor. E como se não bastasse, os preços dos materiais e das matérias-primas começaram a subir durante a pandemia e aceleraram desde que eclodiu a guerra da Ucrânia. Os resultados deste panorama não são animadores: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, dia 13 de setembro, o número de edifícios licenciados diminuiu 7,9% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2021. E o número de edifícios concluídos recuou 4,9% entre esses dois momentos.
Edifícios licenciados e obras concluídas sobem no terceiro trimestre

Edifícios licenciados e obras concluídas sobem no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2020, ou seja, meses de verão e em plena pandemia, o número de edifícios licenciados e concluídos em Portugal aumentou 2,8% e 1,5% respetivamente, em termos homólogos. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, entre julho e setembro, foram licenciados 5.900 edifícios e concluídos 3.700.
Número de edifícios licenciados caiu 4,1% face a 2013

Número de edifícios licenciados caiu 4,1% face a 2013

No primeiro trimestre de 2014, os edifícios licenciados diminuíram 4,1% face ao período homólogo, totalizando 4.000 edifícios. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no último trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, a variação tinha sido ainda mais negativa (-15,9%).
produção na construção cai 6,7% em portugal

radiografia do dia: os números da queda na construção

o licenciamento de obras mantém a trajetória descendente em todas as variáveis em análise. segundo dados do instituto nacional de estatística (ine), no primeiro trimestre do ano, o número de edifícios licenciados teve uma redução média anual de 11,6%, fixando-se em 5,6 mil edifícios.