
Nova lei dos estrangeiros dá vistos a mais de 5.600 cidadãos da CPLP
Foi no final do ano passado que entrou em vigor a nova Lei dos Estrangeiros em Portugal, que veio facilitar a emissão de vistos para os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). De lá para cá, a medida tem dado frutos, já que foram emitidos 5.675 vistos para cidadãos destes países que procuram trabalho em Portugal.

Cidadãos de países da CPLP com autorizações de residência em 72 horas
Os cidadãos oriundos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) passam a beneficiar de um regime simplificado para aceder à autorização de residência em Portugal. O pedido é feito através de uma plataforma digital, que está disponível desde segunda-feira (13 de março de 2023), e os candidatos receberão o documento que atesta a sua autorização de residência em Portugal “em regra” em 72 horas, pelo custo de 15 euros.

radiografia do dia: taxa de desemprego em alguns países da cplp
dados do instituto nacional de estatística (ine), relativos à taxa de desemprego de seis dos oito países da cplp (angola e guiné-bissau não dispunham de valores para este indicador, de 2003 a 2010), indicam que, em 2010, timor-leste era o país com a menor taxa de desemprego (3,6%).