Palácio dos Biscainhos

Estado reforça património com aquisição do Palácio dos Biscainhos

O Palácio dos Biscainhos, em Braga, que o Estado vai receber da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, em troca de um conjunto de outros edifícios e terrenos, foi avaliado em mais de 7,3 milhões de euros. O Estado abre mão do edifício das Convertidas, do edifício que acolhe a própria CIM do Cávado, da antiga escola D. Luís de Castro e do terreno onde está previsto ser construída a Unidade de Saúde Familiar Campus Vilar.
Palácio Biester

Palácio Biester: exemplo romantismo arquitetónico português em Sintra

Na vila de Sintra, onde a neblina dança entre palácios e jardins centenários, existe um lugar que até há pouco tempo permanecia em segredo — o Palácio Biester. Escondido à sombra de monumentos célebres como a Quinta da Regaleira ou o Palácio da Pena, este edifício singular é um verdadeiro tesou

Este palácio secreto em Barcelona reabre portas no outono

Silencioso e majestoso, escondido por detrás das sebes geométricas do parque mais antigo de Barcelona, o Palau del Marquès d'Alfarràs está de novo a respirar após décadas de abandono. Este património construído sobre uma antiga torre medieval, conhecida como Palau Desvalls, foi completamente renovado após dois anos de trabalho e um investimento de 5,4 milhões de euros financiados com fundos europeus Next Generation e recursos municipais.
Reabilitação de imóveis públicos

Palácio da Independência está a ser reabilitado – e vai ser museu

As obras de reabilitação do Palácio da Independência, em Lisboa, arrancaram este ano, apesar do projeto de arquiretura ter começado a ser desenhado em 2016. A ideia é tornar este palácio, classificado como Monumento Nacional, no novo Museu da Independência, que vai contar com um centro de interpretação moderno de momentos importantes da História de Portugal.
Palácios à venda em Portugal

Figueira da Foz: adiada venda de palácio por 550.000 euros

A Câmara Municipal da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, adiou a alienação do Palácio Conselheiro Branco, datado do final do século XIX, que poderá render aos cofres municipais mais de meio milhão de euros. O presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, justificou a necessidade de alienação com o elevado investimento que o município teria de efetuar para recuperar o edifício classificado como de interesse municipal, em Maiorca, que já acolheu o posto local da GNR.

Histórico Palácio de Seteais passa a ser gerido pelo grupo Valverde

O Palácio de Seteais, em Sintra, passou a ser gerido, a partir do dia 1 de janeiro, pelo grupo Valverde, do qual fazem parte o Valverde Lisboa Hotel & Garden, na Avenida da Liberdade (Lisboa), o Valverde Santar Hotel & Spa, em Viseu, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto. O palácio, recorde-se, estava a cargo da rede Tivoli, detida pelo grupo Minor/NH, desde 1955.
Palácio Burnay vai ser reabilitado

Governo aprova reabilitação do Palácio Burnay por 16 milhões

O Palácio Burnay, localizado na Rua da Junqueira, em Lisboa, vai ser reabilitado e lá será instalada a empresa Museus e Monumentos de Portugal, criada pelo Governo para gerir o património museológico e arquitetónico. Em causa está um investimento de 16 milhões de euros, revelou esta quinta-feira (4 de janeiro de 2024) o primeiro-ministro António Costa, anunciando também a extensão do Museu de Arte Antiga.
Concessão do Palácio de Seteais vai a concurso público

Explorar o Palácio de Seteais? Prazo para candidaturas termina hoje

Termina esta quinta-feira (1 de junho de 2023) o prazo para os interessados em explorar o Palácio de Seteais, em Sintra, apresentarem as respetivas candidaturas. A Parques de Sintra, empresa pública que faz a gestão dos imóveis turísticos em Sintra, terá depois 44 dias (até 14 de julho) para analisar as mesmas, segundo a informação que consta no anúncio de procedimento n.º 7233/2023, que foi publicado em Diário da República dia 8 de maio de 2023. Desde 1955, que o Palácio de Seteais está a cargo da rede Tivoli.
Palácio Burnay está degradado

Tribunal "obriga" Estado a travar degradação do Palácio Burnay

O Palácio Burnay, um edifício classificado desde 1982 que se encontra na freguesia de Alcântara, em Lisboa, e que é propriedade do Estado desde 1940, está degradado e “a mercê de atos de vandalismo” que farão com que o imóvel se possa continuar a deteriorar. Nesse sentido, o Fórum Cidadania Lx avançou com uma providência cautelar contra os ministérios das Finanças e da Cultura, acusando-os de desrespeitar a Constituição e outras leis relativas à preservação do Património Cultural. O tribunal deu razão às “reivindicações” da associação e exige às tutelas, entre outras coisas, que fechem as janelas do imóvel e o mantenham limpo. 
Palácios na Arábia Saudita

Arábia Saudita converte palácios históricos em hotéis de luxo

 A Arábia Saudita vai converter vários palácios históricos em hotéis luxuosos, numa aposta no turismo internacional e na atração de viajantes com elevado poder de compra, foi divulgado esta sexta-feira (21 de janeiro de 2022). O projeto, denominado Boutique Group, foi apresentado pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, e é financiado pelo fundo multimilionário Saudi Investment Fund, em cooperação com o setor privado, noticiou a agência oficial de notícias saudita SPA.