Imóveis devolutos do Estado

Mais casas (e mais baratas) com reabilitação de devolutos do Estado

O Estado é um dos maiores proprietários do país, estando muitos dos seus imóveis subtilizados e degradados. Afinal, ao longo dos últimos anos faltaram iniciativas para recuperar estes imóveis públicos devolutos e colocá-los no mercado residencial, apesar de a crise da habitação em Portugal se continuar a agravar a olhos vistos. Foi neste sentido que o Governo de Montenegro propôs criar um regime legal para que haja uma “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, sobretudo para habitação. Esta é uma medida “fundamental”, que tem potencial de subir a oferta de habitação, promover a reabilitação dos centros urbanos e até de reduzir o preço das casas, defendem os especialistas de mercado ouvidos pelo idealista/news. O grande desafio está na articulação da medida entre o Estado, as autarquias e os privados, apontam.
Autarcas de Lisboa e Porto pressionam TC: querem projetos imobiliários aprovados

Autarcas de Lisboa e Porto pressionam TC: querem projetos imobiliários aprovados

Os presidentes das câmaras de Lisboa e Porto exigem que o TC "despache favoravelmente" as rendas acessíveis de São Lázaro, na capital, e a reconversão do Matadouro, na Invicta. Em causa está o chumbo destes dois projetos pelo tribunal, uma decisão que foi justificada pela legislação que regula as parcerias público-privadas (PPP) e que, afinal, não se aplica aos municípios.
Rumores

Rumores

Maioria quer imposto especial sobre PPP e telecomunicações: O PSD e o CDS querem suavizar os cortes salariais sobre os funcionários públicos e reduzir a sobretaxa de IRS. Para isso, têm de encontrar compensações que segurem o défice nos 4%.
rumores

rumores

governo tapa buraco orçamental com mais despedimentos no estado: o governo quer tapar o buraco orçamental com mais despedimentos no estado, sendo que todos os ministérios têm de fazer listas de excedentários até final de julho.
rumores

rumores

governo pode aumentar horário de trabalho no estado: o governo pode aumentar o horário de trabalho no estado (de 35 para 40 horas semanais), uma ideia deixada por vítor gaspar, ministro das finanças, na apresentação dos resultados da sexta avaliação da “troika” ao programa de ajustamento de portugal
ppp custam mil milhões aos contribuintes em 2012

ppp custam mil milhões aos contribuintes em 2012

os encargos públicos com as parcerias público-privadas (ppp) aumentaram 67,3% no segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior, totalizando 542 milhões de euros, segundo dados do último boletim da direcção-geral de tesouro e finanças (dgtf).