
Desemprego de longa duração: Portugal tem a 5ª taxa mais alta da UE
A taxa de desemprego de longa duração registada em Portugal recuou em 2024 para 2,4% (2,5% no ano anterior), sendo uma das cinco mais altas da União Europeia (UE). Encontra-se, de resto, acima da média da UE (1,9%), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Radiografia do dia: Evolução do desemprego em Portugal
O desemprego está a diminuir em Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego estimada para o primeiro trimestre do ano foi 15,1%. Trata-se de um valor inferior (-2,4%) ao estimado para o trimestre homólogo e ao trimestre anterior (-0,2%).
Há menos 5,2% de inscritos nos centros de emprego
Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos diminuiu 5,2% em fevereiro, quando comparado com o período homólogo, para um total de 700.954 pessoas.
Oferta de trabalho e colocação de trabalhadores atingem valores recorde nos Centros de Emprego
Os centros de emprego registaram um número recorde de ofertas de trabalho e de colocações de desempregados. Entre 2012 e 2013, o número de desempregados que conseguiu trabalho com a ajuda dos centros de emprego chegou aos 84.402, um aumento de 43,5%.

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE
Este gráfico indica qual era, em outubro, a taxa de desemprego nos 28 países da União Europeia (UE). Segundo o Eurostat, a média da UE é de 10,9%, menos que a média da Zona Euro (12,1%).

taxa de desemprego cai para 16,4% no segundo trimestre
a taxa de desemprego em portugal desceu para 16,4% no segundo trimestre, menos 1,3% que nos primeiros três meses do ano (17,7%).

despedimentos colectivos aumentaram 76% em 2012
a crise e austeridade continuam a deixar marcas no país, o que tem repercussões, por exemplo, no aumento da taxa de desemprego.

número de desempregados inscritos nos centros de emprego sobe 16,1% num ano
o número de pessoas desempregadas inscritas nos centros de emprego aumentou 16,1% num ano, entre janeiro de 2012 e o mesmo mês deste ano, atingindo agora os 740.062 desempregados.

mais de 200 milhões de pessoas vão ficar desempregadas este ano
os números do desemprego não param de subir.

quase meio milhão de desempregados não recebem subsídio
existem em portugal quase 500 mil pessoas desempregadas que não recebem subsídio.

desempregados forçados a aceitar salários mais baixos
muita coisa vai mudar na atribuição de subsídios de desemprego depois de entrar em vigor a nova lei.