Este gráfico indica qual era, em outubro, a taxa de desemprego nos 28 países da União Europeia (UE). Segundo o Eurostat, a média da UE é de 10,9%, menos que a média da Zona Euro (12,1%). No caso de Portugal, a taxa de desemprego situa-se em valor bem superiores (15,7%), embora esteja a descer há oito meses seguidos.
Teletrabalho: quase 22% da população empregada trabalha à distância
O teletrabalho em Portugal está a redefinir o futuro do trabalho e a transformação urbana no país, tendo vindo para ficar. Este modelo de trabalho já se consolidou como um ativo estratégico, tornando-se mesmo numa componente central na gestão de talento, do mercado laboral e da dinâmica do mercado imobiliário.
Avila Spaces ganha competição de design com projeto ‘Re:Space’
O galardão máximo da ‘Next Work Environment Competition’, da revista internacional Work Design Magazine, foi entregue ao Avila Spaces, como reconhecimento do seu projeto ‘Re:Space — Rethinking Work, Reusing the World’.
Como a lua cheia afeta o sono? Descobre os efeitos no corpo e na mente
O stress, a ansiedade, a má alimentação e a rotina agitada são fatores comuns que prejudicam o sono. Mas há quem diga que, durante a lua cheia, dormir se torna ainda mais difícil.
Análise e resiliência lideram futuro do mercado de trabalho
O mercado de trabalho de 2025 será marcado por uma forte valorização das competências cognitivas e sociais, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial. O estudo, baseado em mais de 1.000 respostas de grandes empresas a nível global, aponta o pensamento analítico como a competência mais procurada pelos empregadores, mencionada por 69% dos inquiridos. O relatório destaca uma viragem clara em direção às chamadas "soft skills", como a empatia, a escuta ativa e a capacidade de apre
Universidades recebem menos alunos: quebra de 12% em 2025
O número de novos estudantes no Ensino Superior em Portugal caiu para mínimos de nove anos. Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso de 2025 foram colocados 43.899 alunos, menos 12,1% do que em 2024, quando tinham sido admitidos quase 50 mil. A quebra deve-se sobretudo à diminuição de candidatos: este ano houve 48.718 inscrições, menos 9.583 face ao ano passado, o que representa uma descida de 16,4%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta