Economia informal no mundo: onde o mercado paralelo mais pesa no PIB?
A economia informal global movimenta, anualmente, valores na ordem dos mil milhões de euros, alimentada por atividades criminosas e transações não declaradas. Estima-se que esta economia paralela represente cerca de 11,8% do PIB mundial, sendo que em Portugal representa cerca de 9,3%.
BCE volta a descer juros para 2,5% apesar da incerteza global
A incerteza no contexto internacional está a escalar. Além dos conflitos armados na Ucrânia e no Médio Oriente, a Europa vê-se a braços com a nova política protecionista de Donald Trump, presidente do EUA, que ameaça aumentar as taxas alfandegárias.
Economia global atingirá 115 mil milhões de dólares em 2025
Os EUA são a maior economia do mundo há mais de 100 anos e em 2025 vão manter a liderança, com 30,3 mil milhões de dólares. A China (19,5 mil milhões de dólares) também manterá a sua posição - tem sido a segunda maior economia mundial durante 15 anos consecutivos. Juntos, representam mais de dois quintos (43%) do PIB global. Os dados provêm das estimativas do PIB do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2025. Todos os valores são arredondados e em dólares norte-americanos nominais.
Economia mundial em alerta: FMI corta nas previsões de crescimento do PIB até 2021
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que a taxa de crescimento do PIB mundial desceu em 2019 para 2,9%, um mínimo desde a Grande Recessão de 2009. Para os dois anos seguintes (2020 e 2021), a aceleração vai ser fraca.
radiografia do dia: evolução do pib mundial ao longo dos anos
o gráfico em cima mostra qual tem sido a evolução do produto interno bruto (pib) a nível mundial nos últimos anos (desde 2007). segundo o the economist, no segundo trimestre de 2013, o pib mundial cresceu 2,4% em relação mesmo período do ano passado
radiografia do dia: evolução do pib das maiores potências nos últimos dois mil anos
qual era o produto interno bruto (pib) das maiores potências do planeta há dois mil anos? e agora? o gráfico em cima, resultado de um estudo da universidade holandesa de groningen, tenta por a nu essas mesmas diferenças. assim está distribuída a riqueza no mundo desde o ano zero