Logística em Portugal: terceiro trimestre mostra resiliência e solidez
O terceiro trimestre de 2025 revelou uma evolução consistente dos preços de venda no mercado logístico português, impulsionado pela crescente procura por espaços modernos e bem localizados. Já no segmento de arrendamento registou-se uma estabilidade contínua. Estes são alguns dos resultados do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo trimestral da MVGM sobre as tendências do mercado logístico em Portugal.
Quartos para arrendar em Portugal: oferta aumenta 53% num ano
Numa altura em que as casas para arrendar continuam a ficar mais caras, muitos jovens, profissionais deslocados, estudantes ou até quem está a reorganizar a sua vida familiar, devido por exemplo a um divórcio ou desemprego, encontra nos quartos para arrendar uma solução habitacional, pelo menos, no curto prazo. E neste mercado de arrendamento em Portugal, há boas notícias: a oferta de quartos aumentou 53% no último ano. Mas, apesar de haver mais quartos para arrendar disponíveis no mercado, os preços de viver numa casa partilhada subiram 25% durante o mesmo período, custando em termos medianos 420 euros por mês, segundo um estudo publicado pelo idealista, editor deste boletim.
Negócio imobiliário com secretário de Estado a ser investigado pelo MP
O Ministério Público está a investigar o contrato-promessa de arrendamento para fins não habitacionais, aprovado em 2020 pela Câmara de Caminha, para a construção do Centro de Exposições Transfronteiriço (CET), informou esta quarta-feira, dia 26 de outubro, a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Subida das rendas em Lisboa abranda (mas estão em máximos de oito anos)
Arrendar casa em Lisboa é mais caro que há um ano, mas a subida dos preços está a abrandar. No segundo trimestre do ano, as rendas das casas na capital subiram 1,8% face ao trimestre anterior e 17% em termos homólogos. Aumentos inferiores aos verificados nos primeiros três meses do ano, quando as rendas dispararam 4,6% em termos trimestrais e 20% em termos homólogos.
Arrendar casas de luxo no Algarve é mais caro em…
O concelho de Tavira registou o valor mais elevado por metro quadrado (9,7 euros) no mercado de arrendamento de casas de luxo no Algarve em 2014. Em causa estão dados da Confidencial Imobiliário (CI), que se apoia em dados do Sistema de Informação Residencial (SIR).
Radiografia do dia: Quanto custa arrendar uma casa de luxo em Luanda? E em Lisboa?
O custo de vida é bastante diferente de cidade para cidade. Neste gráfico, que compara preços de 12 cidades, podes ficar a saber, por exemplo, quanto custa arrendar uma casa de luxo em Hong Kong, Londres, Nova Iorque, Luanda e Lisboa.



As cidades com os arrendamentos mais caros do Mundo
O preço da habitação é um indicador inequívoco sobre o nível e custo de vida de uma cidade. E no que ao mercado de arrendamento diz respeito há preços para todos os gostos e carteiras. Só na Europa há cinco cidades no top dez das cidades com os valores mensais mais elevados do Mundo.
Rendas dos escritórios na avenida mais famosa de Madrid caem 50%
A centenária Gran Vía de Madrid, a mais famosa avenida comercial da capital espanhola, tem vários escritórios fechados há meses, alguns há anos, mesmo depois do preço do arrendamento ter caído 50% naquela artéria.
A zona mais cara do país para arrendar casa é… o Chiado
Onde é mais caro arrendar casa no país? Segundo dados do Sistema de Informação Residencial (SIR), a zona do Chiado, em Lisboa, foi a que apresentou, no primeiro trimestre, as rendas mais elevadas: 10,6 euros, em média, por m2.
sil: lisboa tem 8.000 imóveis em mau estado e 2.000 devolutos
manuel salgado vice-presidente da câmara municipal de lisboa, abriu a conferência "imobiliário, investimento e reabilitação urbana", que decorreu durante o primeiro dia do salão imobiliário de portugal (sil), afirmando que a autarquia aposta forte no sector, nomeadamente através
evolução do índice preço/renda das casas nos países da bolha imobiliária
o índice que mede a relação entre o preço da habitação comparativamente com o valor da renda acelerou a sua queda desde os máximos verificados em 2007 nos países “vítimas” da bolha imobiliária.
moledo, a aldeia escolhida pelos nortenhos para terem casa de férias
moledo, uma freguesia do concelho de caminha, é o local eleito pelos nortenhos para ter casa de férias. há muito que a qualidade das águas e a beleza da região cativam as famílias mais abastadas, que têm na pacata aldeia uma segunda habitação para passar férias.