Preços das lojas e das casas em Portugal

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%

Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Preços das casas dispararam e estão 31% acima dos rendimentos das famílias portuguesas

Preços das casas dispararam e estão 31% acima dos rendimentos das famílias portuguesas

Não é novidade que, ao longo dos últimos anos, os rendimentos das famílias portuguesas não estão a conseguir acompanhar a subida dos preços das casas, sobretudo nos maiores centros urbanos do país. Mas agora há dados mais concretos: entre 2015 e 2020 os preços da habitação subiram 31% mais que os rendimentos dos agregados, o que coloca Portugal na pior posição entre os 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Licenciamento para construção de casas cresceu pela primeira vez em 15 anos

Licenciamento para construção de casas cresceu pela primeira vez em 15 anos

Em 2015 o número de fogos licenciados aumentou pela primeira vez desde 2000, tendo sido licenciados 12.801 fogos, mais 11,1% que no ano anterior. “Para o aumento verificado no número de fogos licenciados contribuiu essencialmente o número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar, cuja variação face ao ano anterior foi +19,1%. Entre os novos fogos continuou a predominar a tipologia T3”, conclui o INE.
preço das casas desce 3,3% num ano

preço das casas desce 3,3% num ano

o preço das casas está a descer no país, sendo que comprar um imóvel é hoje 3,3% mais barato que no ano passado. segundo dados do índice confidencial imobiliário (ici), os preços caíram 1,1% em janeiro face a período homólogo.