Rendas das casas subiram 5,3% em 2025
As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 4,9% em dezembro de 2025 face ao mesmo mês de 2024 e registaram uma variação média anual de 5,3% no conjunto do ano passado, divulgou esta terça-feira, dia 13 de janeiro de 2026, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Preço das casas prime abranda no mundo - Lisboa mantém-se resiliente
O mercado residencial prime ficou marcado por um abrandamento conjuntural no terceiro trimestre de 2025, registando o ritmo de crescimento mais lento dos últimos dois anos.
Casas novas até 220 mil euros de norte a sul do país
A procura por uma casa de nova construção pode, por vezes, parecer desanimadora quando começamos a olhar para os custos. Mas o sonho de ter casa nova não tem de ser esquecido nem adiado, ou trocado pela opção de comprar um imóvel mais antigo, por causa dos preços.
Em que países da Europa se paga mais impostos para comprar casa?
Comprar uma casa na Europa obriga os compradores a enfrentar não só os elevados preços do mercado imobiliário, mas também uma grande variedade de impostos que tornam a operação ainda mais cara. Entre os países europeus analisados, Portugal tem a sétima taxa média de impostos de transação de habitação mais elevada (4%), numa lista em que Espanha ocupa o primeiro lugar (8,5%). No nosso país, os impostos a pagar na compra de casa podem variar entre zero e 8%. Isto porque, recorde-se, os jovens até aos 35 anos têm hoje acesso à isenção de IMT e Imposto de Selo na aquisição da compra de habitação própria e permanente.
Portugal no pódio dos mercados onde o preço das casas mais subiu
Os preços das casas durante o primeiro trimestre de 2025 subiram, em média, 2,3% comparativamente a período homólogo do ano passado, com Portugal a ocupar a 3ª posição numa lista de 55 mercados analisados, tendo registado um crescimento nominal de 16,9%, com uma valorização, em termos reais, de 14,8
Preços das casas em Portugal “continuam sobrevalorizados”, diz Bruxelas
“Os preços da habitação continuaram a aumentar significativamente em Portugal, em contraste com a maioria dos outros países da UE”, avisa a Comissão Europeia num recente relatório de análise aprofundada às políticas do país. Apesar do crescimento ter abrandado, os preços “continuam sobrevalorizados”.
Preços das casas em Portugal sem “bolha”, mas estão a atingir “teto”
As casas em Portugal continuam a ficar mais caras, muito embora o ritmo de subida de preços tenha abrandado devido à queda da procura de casa. E com este agravamento continuo do custo da habitação, levou mesmo Bruxelas a alertar que o mercado residencial português está “fortemente sobrevalorizado”.
Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%
Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Custos da construção em alta: fazer habitação acessível é quase “impossível”
Os preços dos materiais de construção não param de aumentar. E o cenário mais provável é que o valor final da habitação passe a refletir esta subida. Mas enquanto nas casas de luxo este valor é facilmente absorvido, na habitação acessível o mesmo não acontece.
‘Holiday working’: novo conceito faz subir preços das casas de luxo na Europa
A procura por casas de luxo está em altas por toda a Europa e, em resultado, a oferta tem vindo a cair. Isto é especialmente verdade nos países onde o conceito ‘holiday working’ está mais vincado, isto é, onde há maior procura de casas de férias pelos trabalhadores remotos.
Preços das casas dispararam e estão 31% acima dos rendimentos das famílias portuguesas
Não é novidade que, ao longo dos últimos anos, os rendimentos das famílias portuguesas não estão a conseguir acompanhar a subida dos preços das casas, sobretudo nos maiores centros urbanos do país. Mas agora há dados mais concretos: entre 2015 e 2020 os preços da habitação subiram 31% mais que os rendimentos dos agregados, o que coloca Portugal na pior posição entre os 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Licenciamento para construção de casas cresceu pela primeira vez em 15 anos
Em 2015 o número de fogos licenciados aumentou pela primeira vez desde 2000, tendo sido licenciados 12.801 fogos, mais 11,1% que no ano anterior. “Para o aumento verificado no número de fogos licenciados contribuiu essencialmente o número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar, cuja variação face ao ano anterior foi +19,1%. Entre os novos fogos continuou a predominar a tipologia T3”, conclui o INE.
o que é mais rentável: um ferrari ou uma casa?
o sector imobiliário está a atravessar uma fase crítica, nomeadamente em portugal, onde se assiste a uma enorme desvalorização da habitação.



bancos nunca avaliaram as casas por tão pouco dinheiro (gráficos)
os bancos estão cada vez mais a avaliar as casas “por baixo”.
preço das casas desce 3,3% num ano
o preço das casas está a descer no país, sendo que comprar um imóvel é hoje 3,3% mais barato que no ano passado. segundo dados do índice confidencial imobiliário (ici), os preços caíram 1,1% em janeiro face a período homólogo.
habitação: portugal é o 35º país europeu (em 38) com preços mais baixos (gráficos)
em menos de um ano, entre junho de 2012 e janeiro deste ano, portugal caiu nove lugares num ranking de 38 países europeus que avalia o preço da habitação por m2, descendo da 26ª para a 35ª posição.