Comprar casas no campo

Viver no campo: a moda da pandemia virou tendência no pós-covid?

O modo de vida dos portugueses foi – e muito – moldado pela pandemia da Covid-19. Os confinamentos mostraram a importância de viver em casas com áreas maiores e com espaços ao ar livre. E o teletrabalho, que se massificou em 2020, criou a possibilidade de trabalhar à distância. Tudo isto acabou por criar uma tendência em Portugal: viver no campo, em contacto com a natureza e longe dos grandes centros urbanos. Até porque aqui as casas para comprar tendem a ser mais baratas. Mas será que esta tendência veio para ficar? Ao que tudo indica, sim (e até está reforçada): os dados do idealista/data revelam que a procura de casas à venda disparou em 81% dos concelhos com menos de 10 mil habitantes entre o início de 2020 e o arranque de 2024. E contam-se mesmo 48 municípios menos populosos do interior e ilhas onde o interesse em adquirir casa mais que duplicou neste período.
Preços das casas em Portugal

Preço das casas sobe 13,2% e atinge novo máximo histórico

Mesmo num contexto de alta inflação e de subida de juros nos créditos habitação, as famílias continuam a comprar casa em Portugal, tendo sido registada a transação de 43.607 habitações entre abril e junho de 2022, mais 4,5% face ao mesmo período de 2021. Isto quer dizer que a procura continua em alta para uma oferta de habitação estruturalmente escassa, um desequilíbrio que é responsável, em grande medida, pela subida dos preços das casas. O Instituto Nacional de Estatística (INE) avança esta quinta-feira, dia 22 de setembro, que o preço das casas subiu 13,2% entre o primeiro trimestre de 2022 e o período homólogo, atingindo um “novo máximo histórico”.
compra e arrendamento tiveram a mesma procura em 2012

compra e arrendamento tiveram a mesma procura em 2012

em 2012, o sector imobiliário viveu um dos piores anos da história. a crise económica, aliada às medidas de austeridade e ao aumento do desemprego, por exemplo, estão a fazer com o que os portugueses comecem cada vez mais a apostar no mercado de arrendamento.