Remuneração mínima nacional, ajustada a 12 meses, está em 1.073 euros, colocando o país a meio da tabela da UE.
Comentários: 0
Salário mínimo
Fonte: Público

O salário mínimo nacional voltou a subir em 2026, para 920 euros brutos, mas Portugal continua abaixo da média europeia. Apesar dos aumentos sucessivos dos últimos anos, o valor português mantém-se distante do patamar médio dos países da União Europeia com remuneração mínima, fixado nos 1.346 euros mensais, segundo dados do Eurostat.

De acordo com o Público, a análise europeia ajusta o salário mínimo português a 12 meses, o que coloca o valor em 1.073 euros e empurra Portugal para o 12.º lugar entre os 22 países da UE com salário mínimo, uma posição pior do que em 2025. O país foi ultrapassado pelo Chipre e passou a ter 11 Estados-membros com salários mínimos superiores, incluindo Espanha, França e Alemanha, apesar de o acordo de rendimentos prever aumentos anuais de 50 euros até 2028.

No contexto europeu, as diferenças continuam marcadas: o Luxemburgo lidera com 2.704 euros, enquanto a Bulgária surge no último lugar, com 620 euros. Mesmo após o ajustamento ao custo de vida, Portugal integra o grupo intermédio, com salários mínimos entre 1.000 e 1.500 em paridades de poder de compra, longe dos países onde a remuneração mínima tem maior valor real, como a Alemanha ou os Países Baixos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta