O Índice de Segurança para 2026 conclui que os EUA representam hoje um risco maior do que em 2025.
Comentários: 0
Políticas de Trump
Fonte: Munich Security Conference

O novo Índice de Segurança para 2026, intitulado “Sob Destruição”, considera os EUA e o presidente do país, Donald Trump como os “riscos mais sérios” que o mundo enfrenta este ano. O relatório, divulgado antes da 62.ª Conferência de Segurança de Munique, conclui que os EUA representam hoje um risco maior do que em 2025, acentuando uma tendência identificada após a eleição de Trump.

Segundo o Expresso, o índice – ao qual respondem países do G7 e dos BRICS, com exceção da Rússia, Japão e China – é unânime ao afirmar que os EUA se tornaram um risco acrescido e que a Europa deve ser mais “assertiva” e “militarmente independente” face a uma “administração americana mais autoritária”, lê-se na publicação

O relatório sustenta que “a ordem internacional pós-1945 liderada pelos EUA está agora em processo de destruição” e descreve Trump como “o mais poderoso entre aqueles que destroem regras e instituições existentes”.

Políticas de Trump
Fonte: Munich Security Conference

De acordo com a mesma fonte, o documento alerta que o recuo gradual de Washington, o apoio vacilante à Ucrânia e a retórica ameaçadora sobre a Gronelândia estão a agravar a insegurança na Europa, numa altura em que a Rússia recupera terreno no conflito com a Ucrânia. 

O relatório refere ainda que “a maior parte da Europa observa o rumo dos EUA face ao autoritarismo com crescente preocupação” e defende que os líderes europeus precisam de ganhar maior autonomia e agir com mais coragem política numa “era de políticas de destruição”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta