Será no dia 9 de março de 2026 que Seguro irá tomar posse como Presidente da República, sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa.
Comentários: 0
Seguro eleito Presidente da República
Créditos: presidenciais2026.mai.gov.pt

Os portugueses foram às urnas este domingo, dia 8 de fevereiro, e decidiram. António José Seguro venceu a segunda volta das eleições presidenciais 2026, ultrapassando a barreira dos três milhões de votos, o equivalente a 66,8% do total. Trata-se do maior número de votos expressos em 50 anos de democracia.

Na segunda volta das eleições presidenciais de 2026, António José Seguro já arrecadou mais de 3,4 milhões de votos (66,82%), numa altura que ainda faltam apurar os resultados em 20 freguesias e sete consultados. Note-se que houve municípios que adiaram a ida às urnas para o próximo domingo, dia 15 de fevereiro, devido ao mau tempo. Foi o caso de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã.

"A primeira palavra é simples: o povo português é o melhor povo do mundo. Excelente, de uma responsabilidade cívica enorme e de um apego aos valores da democracia", disse Seguro aos jornalistas à saída de sua casa, nas Caldas da Rainha, naquela que foi a primeira declaração depois de ser conhecida a sua vitória na segunda volta das presidenciais.

Já o seu adversário André Ventura conseguiu mais de 1,7 milhões de votos, de acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. O candidato a Belém já reconheceu a derrota na segunda volta das eleições. “Quando o povo fala, o povo é soberano. Se o povo escolheu António José Seguro, é ele que será Presidente. E eu espero que ele seja um bom Presidente, porque o país precisa”, disse. Mas Ventura também considerou que os portugueses o colocaram “no caminho para governar o país”, assumindo “liderança à direita”.

Até ao momento, mais de 50% dos 11 milhões de inscritos participaram nesta segunda volta das eleições presidenciais, registando 3,17% de votos em branco e 1,78% de votos nulos. Aliás, nunca tinha havido tantos votos nulos num sufrágio para eleger o chefe de Estado (já são mais de 97 mil).

Será no dia 9 de março de 2026 que António José Seguro irá tomar posse como Presidente da República sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa, que foi eleito em 2016. 

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta