
Câmara do Porto vai estudar benefícios de dois fundos imobiliários criados por Rui Rio
A Câmara do Porto vai encomendar um estudo externo para analisar que benefícios a autarquia obteve com a participação em dois fundos imobiliários constituídos há cerca de 15 anos, durante a presidência de Rui Rio. O pedido surgiu da bancada socialista, na reunião do executivo na manhã desta segunda-feira, 14 de junho de 2021, onde foi aprovada a liquidação e repartição dos imóveis referentes ao Fundo “Porto D’Ouro”, cuja liquidação impõe ao município, contas feitas, o pagamento de uma compensação no montante máximo de cerca de quatro milhões de euros.

Porto: revisão do regulamento da habitação com pouca participação
A Câmara Municipal do Porto só recebeu cerca de 20 contributos para a revisão do Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do município.

Porto: 5,8 milhões para reabilitar casas no âmbito da demolição do bairro do Aleixo
O Orçamento da Câmara Municipal do Porto para 2014 reserva 5,8 milhões para a reabilitação de edifícios no âmbito do projeto de demolição do bairro do Aleixo.

porto: rui rio leva a leilão oito espaços antes de deixar a autarquia
rui rio e o seu executivo estão prestes a abandonar a gestão da câmara municipal do porto, que será liderada por rui moreira, vencedor na últimas eleições autárquicas.

o que se diz “lá fora” e na blogosfera sobre as autárquicas
a imprensa estrangeira online não “esqueceu” as eleições autárquicas realizadas em portugal este domingo, sublinhando a “pesada derrota” do psd. um facto, de resto, salientado pelo presidente do partido e primeiro-ministro pedro passos coelho.

porto: rui rio condena “obstrução do governo à reabilitação”
o presidente da câmara municipal do porto (cmp), rui rio, deixou um aviso ao seu sucessor, tendo em conta as eleições autárquicas de domingo: “o pior que o meu sucessor vai ter é, claramente, a obstrução do governo à reabilitação urbana.

menezes critica modo como moradores do bairro do nicolau foram despejados
luís filipe menezes, presidente da câmara municipal de gaia e candidato do psd ao porto, quer “alterar radicalmente” a filosofia de despejos da gestão camarária liderada por rui rio, para evitar casos “desumanos” como os que se verificaram no bairro do nicolau, na escarpa das fontainhas.

câmara do porto processa ministério das finanças por causa do imi
a câmara municipal do porto (cmp) moveu uma acção judicial contra o ministério das finanças para contestar a “ilegalidade e inconstitucionalidade” da retenção de 5% do imposto municipal sobre imóveis (imi) imposta para financiar a avaliação geral de prédios urbanos.

câmara do porto aprovou redução de 10% no imi
a câmara municipal do porto (cmp) aprovou, em reunião do executivo, a redução do imposto municipal sobre imóveis (imi) 10%, fixando-o em 0,36% (era de 0,4%), para o ano de 2013, a taxa dos prédios urbanos avaliados.

rui rio anuncia redução de 10% no imi no porto
rui rio, presidente da câmara municipal do porto (cmp), quer reduzir o imposto municipal sobre imóveis (imi) 10%, de 0,4% para 0,36%, aproveitando a redução em 8,8 milhões de euros do esforço médio de diminuição de dívida.

habitação social: porto investiu mais de 160 milhões em dez anos
a vereadora da habitação da câmara municipal do porto, matilde alves, revelou que a autarquia investiu “mais de 160 milhões de euros” em dez anos – entre 2002 e 2012 – em habitação social.

seguro critica governo sobre programas de reabilitação urbana
antónio josé seguro, secretário-geral do ps, criticou a acção do governo em relação a projectos de reabilitação urbana, considerando que estes programas são essenciais para o dinamismo económico e para a preservação de postos de trabalho.

porto: rui rio diz que lei da habitação social está escrita para ser justa
o presidente da câmara municipal do porto (cmp), rui rio, disse que a habitação social sob tutela municipal tem uma lei "escrita da única forma possível para proporcionar justiça", rejeitando críticas aos despejos recentes de duas idosas.

porto: mota-engil disponível para continuar a reabilitar casas
manuel antónio da mota, presidente do grupo mota-engil, mostrou-se disponível para continuar com o sucessor de rui rio na câmara municipal do porto a parceria com a autarquia no projecto de reabilitação de casas degradadas. “rui rio convidou-nos, mas isto é uma obrigação da mota-engil.

câmara do porto vai demolir mais uma torre do bairro do aleixo
o presidente da câmara municipal do porto (cmp), rui rio, adiantou que vai ser demolida no próximo ano mais uma torre do bairro do aleixo, em lordelo do ouro, admitindo que esse será o último acto daquela operação liderado por si. “pelo menos uma torre tenho condições de demolir em 2013.

autarquia do porto vende terreno que lhe foi oferecido
o bairro joão de deus foi demolido há quatro anos, mas continua a dar que falar na assembleia municipal do porto.

projecto para bairro do aleixo “é um negócio de alto risco”, diz rui rio
o presidente da câmara municipal do porto (cmp), rui rio, referiu que intervenção planeada para o bairro do aleixo, envolvendo uma parceria entre a autarquia e investidores privados, "é um negócio de alto risco" face à actual conjuntura económica.

torre 5 do bairro do aleixo demolida em cinco segundos (vídeo)
a torre 5 do bairro do aleixo, no porto, foi demolida por implosão na passada sexta-feira. os 13 pisos da primeira das cinco torres do bairro a serem demolidas sucumbiram em apenas cinco segundos, tendo sido necessários 150 quilos de vários tipos de material explosivo.

torre 5 do bairro do aleixo será demolida hoje
tudo a postos para o a torre 5 do bairro do aleixo, no porto, ser implodida.

demolição do bairro do aleixo dará lugar a condomínio de luxo
o bairro do aleixo, no porto, já começou a ser demolido, embora os trabalhos estejam a decorrer de forma silenciosa.
obras da avenida da boavista vão custar 800 mil euros
em 2011 vão ser realizadas obras "no troço poente" da avenida da boavista, entre a fonte da moura e o castelo do queijo, no valor de 800 mil euros. os trabalhos prevêem o alargamento da faixa central, por onde outrora circulava o eléctrico e que agora não tem uso definido.