Seguro Multirriscos Habitação em Portugal

Quantos portugueses têm seguro Multirriscos Habitação?

Em 2022, havia três milhões e 813 mil portugueses com seguro Multirriscos Habitação, um valor que corresponde a 42,4% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos. Trata-se, no entanto, do valor mais baixo dos últimos anos – desde 2017. Em causa estão dados que constam no estudo Basef Seguros, da Marktest. 
Seguros no crédito habitação

Crédito da casa: escolha livre de seguros dá poupança até 30 mil euros

Na hora de comprar casa com crédito habitação, as famílias deparam-se com o spread base e o spread contratado, que é geralmente mais baixo por incluir uma série de produtos contratados, como o seguro de vida e o seguro multirriscos. Acontece que se as famílias optarem por contratar os seguros noutra instituição, correm o risco de ver o spread subir. É por isso mesmo que a Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE) defende que deveria ser criado um regime temporário que permitisse às famílias ter “total liberdade” na contratação dos seguros no crédito habitação, argumentando que tal ajudaria a que houvesse uma “poupança significativa” nas prestações da casa. Esta poupança poderia variar entre os 15 mil e os 30 mil euros.
alterações climáticas

Seguro da casa: secas, inundações e vendavais pressionam preços

As alterações climáticas são uma realidade, e os eventos extremos cada vez mais frequentes. Desde períodos de seca prolongada a mau tempo e inundações, como as que atingiram as regiões de Lisboa e Porto nas últimas semanas, e que provocaram grandes estragos. A frequência destes fenómenos poderá vir a agravar os seguros das casas, especialmente em zonas de risco.
Seguro da casa: será que cobre os danos da tempestade?

Mau tempo, inundações e tempestades: o que cobre o seguro?

Os últimos dias têm sido marcados pelo mau tempo, com a ocorrência de chuvas intensas registadas em todo o país. As catástrofes naturais são cada vez mais frequentes, especialmente tempestades ou inundações, que deixam marcas e muitas pessoas perdem bens que foram adquiridos com muito esforço. Os prejuízos são muitos nestas alturas e as preocupações aumentam.
contrato de arrendamento

Seguro de rendas em tempos de crise: como funciona e quem protege?

O preço das rendas continua a subir em Portugal, ao mesmo tempo que as famílias enfrentam um agravamento generalizado do custo de vida, por via da inflação. O incumprimento é, muitas vezes, um "fantasma" que assusta senhorios e inquilinos, e ainda mais no atual contexto de incerteza económica. Mas no mercado português, apesar de serem pouco conhecidos, já existem os chamados seguros de renda que podem ajudar a evitar dores de cabeça extra. Com o apoio de especialistas, explicamos em que consiste.