Costa Nova pode recuar 200 metros até ao final do século
Um novo estudo, inserido no “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, revela previsões alarmantes sobre o futuro da costa portuguesa, apontando para um recuo da linha de costa até 200 metros na Costa Nova e 100 metros na Praia de Faro até ao final do século, se nada for feito.
Erosão costeira força demolição de edifício dos anos 60 em França
O edifício Signal foi construído a apenas 200 metros do mar, na década de 1960, em Soulac-sur-Mer (França). Com o passar dos anos, e perante a subida do nível das águas e a erosão costeira, esta distância foi reduzida para 20 metros. O prédio de cerca de 80 apartamentos teve de ser evacuado em 2014 pelas autoridades francesas, face ao risco de colapso, e acabou por ser demolido recentemente.



Estas 15 cidades podem desaparecer… por causa do aquecimento global
São várias as cidades banhadas pelo mar que estão ameaçadas pelas alterações climáticas. É o caso, por exemplo, de Amesterdão (Holanda) ou de Alexandria (Egito), que correm o risco de ficar submersas se o aquecimento global levar à subida do nível do mar 0,6 metros até 2070. Muitas destas cidades estão bem protegidas por eficientes sistemas de contenção de águas, mas as tempestades podem ser destruidoras.
Antes e depois: assim ficarão as grandes cidades com a subida do nível da água do mar
As conclusões de um estudo do instituto Climate Central são preocupantes. Os investigadores norte-americanos consideram que o efeito das alterações climáticas levará ao desaparecimento, a longo prazo (no ano 2100), de grandes cidades, como por exemplo Xangai (China), Bombaim (Índia) ou Hong Kong. Isto mesmo se o aquecimento planetário não subir mais que 2º centígrados (C).