Edifício foi evacuado em 2014 pelas autoridades francesas face ao aumento do nível das águas do mar.
Comentários: 0

O edifício Signal foi construído a apenas 200 metros do mar, na década de 1960, em Soulac-sur-Mer (França). Com o passar dos anos, e perante a subida do nível das águas e a erosão costeira, esta distância foi reduzida para 20 metros. O prédio de cerca de 80 apartamentos teve de ser evacuado em 2014 pelas autoridades francesas, face ao risco de colapso, e acabou por ser demolido recentemente.  

Com as praias a desaparecer a uma taxa de cerca de 2,5 metros por ano nas últimas décadas, Soulac-sur-Mer sofreu uma das erosões costeiras mais rápidas da França, e este imóvel acabou por tornar-se um “símbolo” do recuo da costa ligado às mudanças climáticas, segundo a Reuters.

Em 2014, o governo local decidiu realocar os habitantes do edifício e iniciou o longo processo de desapropriação e remoção de amianto antes de iniciar a demolição no início deste mês. Adrien Privat, funcionário da agência francesa de proteção costeira Conservatoir du Littoral, disse que a ameaça é muito real.

"A situação do Le Signal é em grande parte simbólica para o que está a acontecer em termos de erosão costeira em França", disse. Segundo o especialista, em 2100, 20% do litoral e cerca de 50.000 residências serão afetadas por este fenómeno.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta