Teste de stress no crédito habitação pode subir em breve, avisa BdP
Com a descida das taxas de juro nos créditos habitação, o Banco de Portugal (BdP) admite revisitar a fórmula da taxa de esforço e aumentar o teste de stress, para proteger as famílias de eventuais choques nos juros no futuro.
Alívio no teste de stress impacta transferência de créditos habitação
A forma de cálculo para a concessão de novos contratos de crédito habitação sofreu mudanças na reta final de 2023.
Alívio de teste de stress facilita acesso a crédito da casa, diz banca
Já está em vigor recomendação do Banco de Portugal (BdP) que vem aliviar o teste de stress, de 3% para 1,5%, que é realizado pelos bancos no momento de conceder um empréstimo para comprar casa. E esta mudança é vista com bons olhos pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), que considera que esta recomendação facilita o acesso ao crédito habitação em Portugal.
Baixar taxa de esforço? Há riscos e baixo impacto no crédito habitação
Hoje, está em cima da mesa mudar a fórmula de cálculo da taxa de esforço nos créditos habitação, de forma a chegar mais famílias que queiram comprar casa com financiamento bancário, tal como avançou a vice-presidente do Banco de Portugal (BdP), Clara Raposo.
Taxa de esforço no crédito habitação vai ser revista: o que muda?
Num momento em que é cada vez mais difícil conseguir financiamento bancário para comprar casa devido à subida abrupta das taxas de juro, o Banco de Portugal (BdP) está a estudar a possibilidade de rever a fórmula de cálculo da taxa de esforço nos créditos habitação. A ideia é tornar os empréstimos habitação mais acessíveis às famílias. Mas o que vai mudar em concreto? E porque é que o regulador europeu decidiu agora rever esta medida? Explicamos tudo neste guia preparado pelo idealista/news.
banco de portugal chumba banif e dá trabalho de casa a outros bancos
dos oito grupos bancários analisados pelo banco de portugal (bdp) nos testes de resistência conhecidos como “testes de stress”, apenas dois utilizam metodologias “claramente adequadas”, e um não escapou ao chumbo.
rumores
cavaco, ferreira leite e campos e cunha escapam a cortes: aníbal cavaco silva, manuel ferreira leite e campos e cunha poderão passar ao lado do corte do 13º e 14º mês este ano.