Pestana compra edifício mais emblemático da Plaza Mayor para abrir hotel de cinco estrelas em Madrid

Pestana compra edifício mais emblemático da Plaza Mayor para abrir hotel de cinco estrelas em Madrid
idealista/news

Depois de Barcelona, onde entrou no ano passado, o Pestana volta a investir na vizinha Espanha. Agora, o grupo hoteleiro português escolheu a capital espanhola para abrir mais um hotel de cinco estrelas, comprando a concessão por 40 anos de um dos edifícios mais emblemáticos de Madrid, na mítica Plaza Mayor, em pleno centro turístico.

O Grupo Pestana venceu a corrida no concurso público para concessão da Casa de la Carnicería, lançado pelo Ayuntamiento de Madrid, tendo feito a oferta mais alta: 420 mil euros anuais, ao longo de quatro décadas, segundo avança o jornal espanhol El Confidencial, citando fontes conhecedoras do processo. Este valor corresponde a um prémio de 40% sobre o preço mínimo fixado pela câmara municipal de Madrid, de 300 mil euros.

Publicidade

A possibilidade de abrir um estabelecimento de luxo no coração histórico da capital espanhola despertou o interesse de vários importantes concorrentes. Por exemplo, entre os candidatos finais estavam a cadeia hoteleira espanhola NH e o grupo familiar Ardid, ainda segundo informações avançadas pelo diário espanhol.

A Casa de la Carnicería é um dos edifícios com mais história de Madrid. Construído no início do século XVII, a sua fachada é um dos postais mais vendidos da capital do país vizinho. O imóvel continuará a ser propriedade do Ayuntamiento de Madrid , sendo apenas entregue a sua exploração, neste caso, ao Grupo Pestana.

Construído como depósito geral de carnes dos mercados da cidade, ao longo do tempo, a Casa da Carnicería foi tendo vários usos oficiais da autarquia. E chegou mesmo a ser pensado para um Parador - oferta hoteleira similar às Pousadas de Portugal (exploradas pelo Grupo Pestana).

A entrada em Espanha do Grupo Pestana aconteceu em outubro de 2013, quando comprou um novo hotel em Barcelona. Com o apoio do Banco Sabadell, a cadeia de Dionísio Pestana fez um investimento de 15 milhões de euros para comprar a propriedade e gestão do Hotel Arena, que estava nas mãos da cadeia Vincci Hoteles.

Para poder comentar deves entrar na tua conta