
Porto, Gaia e Matosinhos recebem este fim de semana (4 e 5 de julho) a primeira edição do Open House Porto. Ao todo, será possível visitar gratuitamente 42 espaços que ilustram “a riqueza e a diversidade” arquitetónica da Frente Atlântica do Porto.
“[Este evento pretende] dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infraestruturas que, pelo seu valor arquitetónico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Partindo do valor associado à arquitetura contemporânea que se produz no Porto – e que já valeu dois prémios Pritzker: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura –, o Open House Porto favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade”, disse o comissário desta primeira edição, o arquiteto Pedro Bandeira.
Segundo o responsável, “o que distingue este evento e o que torna a experiência especial é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas”.
O Open House Porto é uma coprodução da Casa da Arquitetura e da Trienal de Arquitetura de Lisboa e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos.
Criado em Londres em 1992, por Victoria Thorton, o Open House já existe em cerca de 30 cidades em todo o mundo, como Londres, Nova Iorque e Praga. O Porto é a segunda cidade a entrar no roteiro deste evento internacional, a primeira foi Lisboa.
Clica neste link para saberes mais informações, nomeadamente os 42 espaços que podem ser visitados gratuitamente no Porto, em Gaia e em Matosinhos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta