Comentários: 0
Deco Alerta: posso conduzir de chinelos ou dá multa?
autorizado

Agora no verão, o menos que te apetece é enfiar os pés em sapatos na hora de conduzir, mas tens medo de ser multado? Hoje esclarecemos-te se corres ou não este risco, no tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estou a passar férias junto à praia e por essa razão, quase diariamente, só calço chinelos. Contudo, os meus amigos disseram-se que conduzir de chinelos dá multa. Podem esclarecer esta questão? 

Na época balnear esta questão é muito frequente. Muitos condutores adotam o calçado de praia e conduzem de chinelos. Na verdade, o Código da Estrada não prevê coimas para quem conduz de chinelos.

O Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução. O que existe é uma prescrição genérica segundo a qual os condutores devem “abster-se da prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”.

Portanto, a prescrição referida apela ao bom senso. Indica que, enquanto condutora, deves evitar situações que coloquem em causa a tua capacidade de guiar sem representar perigo, para ti e para os outros.

Esta regra do bom senso durante a condução aplica-se a outras situações. Por exemplo, retocar o batom ou o rímel enquanto está no "pára-arranca" do trânsito parecem atividades inofensivas. Mas podem prejudicar a condução em segurança e, por isso, são puníveis com coima entre os 60 e os 300 euros.

Como certamente saberás, a lei é mais específica no que se refere ao uso do telemóvel durante a condução. O manuseamento do aparelho é expressamente proibido, o que inclui escrever mensagens de texto. É possível falar, mas apenas se usar um auricular único ou um sistema de alta voz. Quem não cumprir estas regras arrisca-se a uma coima entre 120 e 600 euros.

Não arrisques! Usa e abusa da segurança!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade