A maior aeronave do mundo não é um avião, nem uma nave espacial, mas sim um helicóptero. Trata-se de um dos já quase extintos zepelines que fusiona as três modalidades ao mesmo tempo. Responde ao nome de Airlander 10 e é simplesmente impressionante.
A Hybrid Air Vehicles (HAV) e a Design Q apresentaram durante o Salão Aeronáutico de Farnborough, Inglaterra, o desenho da cabine de passageiros desta "besta" voadora, de 92 metros de longitude, mais 17 que o avião comercial mais comprido do mundo, o Airbus a340-600. A sua cabine de 45 metros tem capacidade para 19 pessoas.
Uma das vantagens que apresenta em relação aos aviões ou aos helicópteros é a sua autonomia. O Airlander é capaz de aguentar até cinco dias a voar a uma altura máxima de 5.000 metros e a 148 quilómetros por hora.
O Airlander 10 poderá descolar e aterrar desde qualquer lugar do mundo, sempre que tenha uma base, eliminando a necessidade de depender de infraestruturas como portos ou aeroportos.
De momento desconhece-se a data em que estará disponível para fins comerciais e as provas apontam para que tenha de sofrer alguns atrasos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta