Um dos principais cartões-postais dos Açores, a Lagoa das Sete Cidades é ideal para atividades ao ar livre.
Comentários: 0
Lagoa das Sete Cidades
Paulo Gomes from Portugal, CC BY 2.0 Creative commons

A Lagoa das Sete Cidades, uma das maravilhas naturais mais famosas dos Açores, é um lugar de beleza natural e lendas apaixonantes. Situada na ilha de São Miguel, esta lagoa é, muitas vezes, utilizada para representar ou promover a ilha e o arquipélago. Descobre tudo sobre a Lagoa das Sete Cidades, desde a sua origem vulcânica até às histórias que têm sido passadas de geração em geração.

Lagoa das Sete Cidades: características

Sete cidades
Enric Rubio Ros, CC BY 2.0 Creative commons

Geograficamente, a Lagoa das Sete Cidades situa-se numa caldeira vulcânica no topo de uma montanha, com falésias no interior e ravinas. O Pico das Éguas é o ponto mais alto do local com 873 metros de altitude. Esta zona inclui uma área urbana, terrenos agrícolas e maciços florestais

Esta caldeira, com cerca de 4,45 quilómetros quadrados de área e 33 metros de profundidade, é uma das maiores da ilha e abriga duas lagoas magníficas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul

Nomeada uma das Sete Maravilhas de Portugal e classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000, a Lagoa das Sete Cidades faz parte do maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores. 

A lenda das Sete Cidades

A lenda das Sete Cidades é uma das mais cativantes histórias associadas à Lagoa das Sete Cidades. Conta-se que as duas lagoas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, foram formadas pelas lágrimas de um pastor e de uma princesa que, apaixonados, foram proibidos de ficar juntos devido às suas diferentes classes sociais. Esta trágica história de amor confere ao local um ambiente místico e romântico, atraindo visitantes que desejam ver de perto o cenário deste amor impossível.

Quantos miradouros existem nas Sete Cidades?

Miradouro Boca do Inferno
JCNazza, CC BY 3.0 Creative commons

Quando visitas a Lagoa das Sete Cidades, não podes deixar de explorar os seus famosos miradouros. O Miradouro da Boca do Inferno e o Miradouro da Vista do Rei são dois dos pontos mais espetaculares para apreciar a grandeza da caldeira vulcânica e a beleza ímpar das lagoas. 

O Miradouro da Boca do Inferno, acessível através de uma curta caminhada por trilhos bem sinalizados, proporciona uma vista abrangente não só das lagoas, mas também do vasto oceano Atlântico ao fundo. No entanto o acesso não é o mais fácil. 

Já o Miradouro da Vista do Rei, nomeado em homenagem à visita do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia em 1901, é o mais conhecido e oferece um dos mais emblemáticos panoramas de toda a ilha de São Miguel. Para além deste dois, ainda se destacam os miradouros do Cerrado das Freiras e o da Lagoa de Santiago

O que fazer nas Sete Cidades?

Sete cidades
JopkeB, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Começa por explorar os trilhos que circundam as lagoas. Há várias rotas de caminhada que te levam através de paisagens deslumbrantes, permitindo-te apreciar a flora local e vistas panorâmicas sobre as lagoas Verde e Azul. Dos 29 trilhos da ilha de São Miguel, dois percorrem esta encosta. 

Um é o trilho PR03-SMI Vista do Rei –Sete Cidades, que permite aos visitantes caminharem pela vertente sudoeste da cumeeira, descendo depois até ao centro da freguesia. Este percurso fácil, apropriado para pessoas de todas as idades e tem 7,7kms de extensão, que podem ser concluídos em cerca de duas horas. O outro percurso é o PPR4-SMI Mata do Canário- Sete Cidades, um pouco mais longo e exigente do que o primeiro. A caminhada é feita pela zona Este da cumeeira, que no final desce até à freguesia, tem 11,8kms e demora cerca de 3 horas a concluir.

Se preferires uma atividade aquática, considera alugar caiaques ou pranchas de stand-up paddle. Podes também alugar bicicletas ou fazer passeios a cavalo.

Como chegar à Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades, situada na ilha de São Miguel nos Açores, é acessível através de vários meios de transporte. Aqui está como podes chegar a este destino deslumbrante:

  • Carro: a forma mais conveniente de chegar às Sete Cidades é de carro. Podes alugar um veículo em Ponta Delgada e seguir pela estrada EN9-1A, que te levará diretamente à área da lagoa. A viagem dura cerca de 33 minutos.
  • Autocarro: existem serviços regulares de autocarro de Ponta Delgada para as Sete Cidades. A viagem demora cerca de 1 hora e 7 minutos e partem da Avenida Marginal.
  • Tour organizado: se preferires não preocupar-te com transportes, podes inscrever-te num tour organizado que inclua transporte e guia. É uma excelente opção para aprenderes mais sobre a história e a geologia do local enquanto desfrutas da paisagem.

Viver em São Miguel

São Miguel
Otávio Nogueira, CC BY 2.0 Creative commons

São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, é conhecida pelas suas paisagem naturais e pelo estilo de vida tranquilo, onde a natureza desempenha um papel central. A agricultura e a pesca ainda são componentes vitais da economia local, e muitos residentes participam ativamente nestas práticas, mantendo viva a tradição e a sustentabilidade.

A gastronomia é outro ponto alto da vida na ilha. A morar em São Miguel é disfrutar de uma vida influenciada pela abundância do mar e pela rica terra vulcânica, a culinária local é uma verdadeira celebração dos sabores autênticos dos Açores. Pratos como o Cozido das Furnas, cozinhado lentamente em caldeiras geotérmicas, ou o fresquíssimo peixe e marisco, são apenas alguns exemplos das delícias que podes encontrar aqui.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta