Localizada no meio do Oceano Atlântico, é conhecida pela sua beleza natural, lagoas, campos verdejantes e uma costa acidentada.
Comentários: 0
Lagoa das Sete Cidades
Freepik

A ilha de São Miguel, carinhosamente apelidada de "Ilha Verde", é a maior e mais populosa do arquipélago dos Açores. Conhecida pela sua beleza natural exuberante, com crateras vulcânicas, lagoas, campos verdejantes e uma costa acidentada.

Com um rico património histórico e cultural, presente nas suas igrejas, museus e cidades vibrantes, esta ilha encanta com a gastronomia local, onde o marisco fresco e os pratos tradicionais vão fazer com que queiras provar de tudo um pouco. Se os Açores é o destino das tuas férias, então fica com estas dicas para saberes o que ver em São Miguel.

O que ver em São Miguel: 1 dia para aproveitar

Miradouro
Ymblanter, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Se apenas tens um dia para ver São Miguel, organiza bem o teu roteiro para conheceres os principais pontos turísticos da ilha. Começa o dia bem cedo:

  • Lagoa das Sete Cidades: começa o dia bem cedo e dirige-te à Lagoa das Sete Cidades e se tiveres tempo, faz uma pequena caminhada por um dos trilhos pedestres até ao Miradouro da Vista do Rei, para apreciares a paisagem.
  • Explora o centro histórico de Ponta Delgada e percorre as ruas, admira a arquitetura tradicional e visita a Igreja Matriz de São Sebastião.

Ao final da tarde, segue em direção às Furnas. Visita o Parque Terra Nostra e relaxa nas suas águas termais, podes consultar os horários e preços no site oficial. Termina o dia com um jantar num dos restaurantes das Furnas, onde poderá saborear o famoso cozido, confecionado no calor da terra.

O que ver em São Miguel em 2 dias

Portas da cidade
Robert Cutts, CC BY 2.0 Wikimedia commons

Dois dias em São Miguel permite ter uma boa ideia da beleza natural e da riqueza cultural da ilha. Aproveita para te dedicares a conhecer a história da cidade. 

  • Começa por conhecer as famosas Portas da Cidade, situadas na Praça Gonçalo Velho Cabral, explora o Museu Carlos Machado e termina a tua manhã no Mercado da Graça, onde podes comprar produtos frescos naturais da ilha. 
  • Visita a vila de Mosteiros e explora as piscinas naturais formadas por uma rocha vulcânica;
  • Aproveita a tarde para visitares as estufas de ananases e o jardim botânico António Borges. Termina o teu dia a fazer uma caminhada pelos trilhos à volta da Lagoa do Fogo

O que ver em São Miguel em 3 dias

Rabo de Peixe
JCNazza, CC BY 3.0 Wikimedia commons

Em três dias em São Miguel, Açores, é possível explorar uma variedade de locais incríveis, mesmo sem incluir algumas das atrações mais conhecidas. Visita o Miradouro da Ponta do Sossego para admirar as vistas espetaculares do oceano e das falésias verdejantes.

Aproveita para disfrutares da vista do Miradouro da Ponta da Madrugada, e passa pelas Furnas do Enxofre, onde pode observar as fumarolas e sentir a atividade geotérmica de perto.

Visita o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões e em seguida descobre a vila de Rabo de Peixe, que se tornou numa das regiões mais famosas dos Açores, já que deu palco à série da Netflix. O Ilhéu de Vila Franca, uma pequena ilha vulcânica, é paragem obrigatória no teu roteiro. 

O Monumento Natural da Caldeira Velha, também é uma ótima opção, embora a entrada não seja gratuita, o valor é acessível e vale a experiência, neste site podes consultar os horários e os preços. Podes concluir a tua viagem com um passeio pela cidade de Ribeira Grande, conhecida por sua arquitetura barroca e belas igrejas e visita a Praia de Santa Bárbara, popular entre os surfistas e um ótimo lugar para ver o pôr do sol.

O que fazer em dias de chuva

O clima nas ilhas é sempre muito incerto, por isso, deixamos algumas dicas para saberes o que fazer com chuva. Visite a Gruta do Carvão e o Museu Vivo do Franciscanismo, duas opções completamente grátis para conheceres mais detalhes sobre a ilha.

Para visitar São Miguel são necessários 3 dias, no mínimo, embora o ideal sejam cerca de 5 dias, mas, se ficar uma semana não te vais arrepender, tendo em conta, o tempo imprevisível nas ilhas e para viajares de uma forma mais descontraída.

O que ver em São Miguel com crianças

Golfinhos
Tomasenc1991, CC BY-SA 4.0 Creative commons

São Miguel é um destino fantástico para famílias com crianças, com uma variedade de atividades e atrações que irão deliciar miúdos e graúdos. A ilha oferece uma combinação única de paisagens deslumbrantes, atividades ao ar livre para toda a família. 

Atividades para todas as idades:

  • Observar baleias e golfinhos;
  • Visitar as plantações de chá Gorreana ou Porto Formoso;
  • Relaxar nas águas termais da Poça da Dona Beija e na Caldeira Velha.

Para os mais pequenos (0-6 anos):

  • Parques infantis equipados com baloiços, escorregas, e outras atividades;
  • Visitar quinta pedagógica da Assunção: permite às crianças interagir com animais da quinta, aprender sobre agricultura e participar em atividades lúdicas.

Para crianças mais velhas (7-12 anos):

  • Trilhos pedestres: o trilho da Lagoa do Fogo, com vistas deslumbrantes sobre a lagoa, é uma boa opção para famílias com crianças mais velhas;
  • Explorar grutas vulcânicas: as Grutas do Carvão, proporcionam uma aventura subterrânea fascinante, onde as crianças podem aprender sobre vulcanologia e a formação da ilha.

Como chegar a São Miguel

Para descobrir as maravilhas da Ilha Verde, existem várias formas.

  • O Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, recebe voos diretos de Lisboa e Porto, por isso, se vens do continente para visitar a ilha, a melhor opção é o avião
  • Se preferires ter mais flexibilidade e maior liberdade para explorar São Miguel, podes alugar um carro. As estradas serpenteiam por paisagens deslumbrantes, proporcionando vistas inesquecíveis a cada curva.
  • Se andar de transportes públicos é mais cómodo para ti, existem algumas opções disponíveis. A rede de autocarros da ilha, operada pela SMT Açores, cobre as principais cidades e vilas, com horários regulares. Contudo, as frequências podem ser limitadas, especialmente para zonas mais remotas. 

O que comer em São Miguel

Cozido das Furnas
David Stanley, CC BY 2.0 Flickr

São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, oferece uma rica e variada gastronomia que reflete a influência da sua localização no Atlântico e a tradição portuguesa, tais como:

  • O cozido das Furnas: é cozinhado lentamente em caldeiras vulcânicas, o que dá um sabor único.
  • Os bolos lêvedos: são uma espécie de pão e bolo ao mesmo tempo, sendo bem eclético no seu consumo. Ou seja, os bolos lêvedos, com um formato redondo e achatado, podem ser consumidos ao pequeno almoço, almoço, lanche ou jantar, simples ou com manteiga, geleia ou até com um bife ou hamburguer;
  • A morcela dos Açores: enchido regional feito com sangue de porco e com um sabor adoçicado e picante, cozinhada com ananás, que lhe dá um sabor único e que contrabalança com o sabor forte da morcela;
  • As lapas grelhadas: grelhadas e regadas com sumo de limão, sendo uma óptima entrada, que geralmente vem para a mesa ainda a serem confeccionadas;
  • O polvo guisado à moda dos Açores: é um dos pratos mais tradicionais e antigos da gastronomia micaelense e açoriana, podendo a sua confeção variar de ilha para ilha;
  • O bife regional: bife da vazia ou pojadouro de carne fresca e local;
  • As queijadas de Vila Franca: são o doce mais famoso da ilha de São Miguel, produzido em Vila Franca do Campo;
  • O ananás dos Açores: é o fruto rei de São Miguel, tornou-se presença obrigatória em qualquer mesa da ilha, seja como entrada, sobremesa ou incorporada em licores, compotas ou outros produtos. 

O que ver nos arredores de São Miguel

São Miguel, a maior das nove ilhas vulcânicas dos Açores, é um destino de cortar a respiração, com paisagens dramáticas, lagoas vibrantes e uma rica cultura. A nordeste da ilha, podes visitar o miradouro da Ponta do Sossego e o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões.

O farol da Ponta do Arnel e a Ponta da Vigia, oferecem vistas espetaculares sobre a costa. Percorre trilhos que serpenteiam por paisagens vulcânicas, florestas verdejantes, lagoas serenas e cascatas refrescantes. O trilho da Serra Devassa e o trilho da Praia da Ribeira Quente são ótimas opções para conhecer e explorar partes da ilha que ficam mais longe. Antes de te aventurares num trilho, informa-te sobre o nível de dificuldade e prepara-te adequadamente, levando água, comida e roupa confortável.

Viver em São Miguel 

Ribeira quente
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Mudar-se para São Miguel, a maior das ilhas dos Açores, é uma decisão que muitos ponderam, atraídos pela beleza natural, ritmo de vida tranquilo e cultura vibrante. A ilha oferece um ritmo de vida tranquilo e relaxado, longe do stress das grandes cidades. O ar puro, a beleza natural exuberante e a atmosfera acolhedora contribuem para uma qualidade de vida invejável. 

Viver em Ponta Delgada oferece uma combinação única de beleza natural, tranquilidade e cultura, possui um baixo índice de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro e tranquilo para viver e criar os seus filhos. Comparativamente com outras regiões de Portugal, o custo de vida em São Miguel é relativamente acessível, especialmente no que se refere a alojamento e alimentação. Esta combinação de fatores permite-lhe desfrutar de uma boa qualidade de vida sem comprometer o orçamento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta