
Viseu, uma joia no coração de Portugal, é uma cidade que cativa tanto os seus habitantes como os visitantes com a sua rica história, cultura vibrante e paisagens. Conhecida pelos seus monumentos históricos, como a Sé Catedral de Viseu e o Museu Grão Vasco, esta cidade é um centro de atração turística importante na região. Além disso, a sua localização privilegiada torna-a um ponto de partida ideal para explorar as cidades vizinhas. Descobre as 10 melhores cidades para veres perto de Viseu.
Magualde

Localizada a apenas cerca de 20 minutos de carro de Viseu, Mangualde é uma boa escolha para passar um fim de semana relaxante e repleto de descobertas. Esta cidade, rica em património e tradições, oferece uma variedade de atividades e pontos de interesse que garantem uma estadia memorável.
Entre as principais atrações de Mangualde, destacam-se o Palácio dos Condes de Anadia e o Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, monumentos que exemplificam a arquitetura e a arte religiosa da região. A gastronomia local também é um dos pontos altos, com pratos típicos como enchidos, rojões à moda de Mangualde acompanhados de vinhos do Dão, com maçã assada e requeijão e queijo da serra com doce de abóbora de sobremesa e o pastel de feijão.
São Pedro do Sul

Situada na região Centro de Portugal, São Pedro do Sul é uma cidade com 348,95 quilómetros quadrados de área e 16 851 habitantes, subdividido em 14 freguesias. Além das famosas termas, São Pedro do Sul tem vários pontos de interesse que merecem uma visita. O Convento de São Cristóvão de Lafões e a Capela de São Macário são apenas alguns dos monumentos que destacam a importância histórica da região. Para quem gosta da natureza, o Bioparque é o local ideal para desfrutar da flora e fauna locais em passeios tranquilos.
A melhor altura para visitar São Pedro do Sul é entre a primavera e o outono, quando o clima é mais ameno e as paisagens estão no seu auge. Para chegar até São Pedro do Sul a partir de Viseu, a viagem de carro pela N16 é rápida, levando cerca de 30 minutos.
- Casas à venda em São Pedro do Sul
- Casas para arrendar em São Pedro do Sul
- Casas de férias em São Pedro do Sul
Nelas

Nelas, uma pequena vila no distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta é subdividida por 7 municípios. O Concelho de Nelas insere-se em duas Regiões Demarcadas de Portugal, onde se produz o conhecido e renomado vinho do Dão, alguma doçaria característica e o excelente queijo da Serra da Estrela. Além disso, as Caldas da Felgueira conjugam saúde, descanso e lazer. O seu centro termal equipado com modernas e amplas instalações, está vocacionado para tratamentos das vias respiratórias.
A melhor época para visitar Nelas é durante os meses de verão para aproveitar os festivais de vinho e as temperaturas agradáveis. A viagem de Viseu até Nelas é bastante rápida, sendo possível chegar em menos de 30 minutos.
Carregal do Sal

Carregal do Sal, situado no distrito de Viseu, entre a Serra da Estrela e o Rio Dão, esta cidade não só tem uma localização privilegiada como também é rica em tradições e património histórico. Para quem procura atividades culturais e históricas, Carregal do Sal apresenta vários pontos de interesse. O Pelourinho de Carregal do Sal, classificado como Monumento Nacional, é um símbolo emblemático da região.
A melhor altura para visitar Carregal do Sal é durante os meses de verão para aproveitar os festivais e o clima ameno. No entanto, qualquer época do ano é propícia para descobrir os encantos desta cidade. Para chegar a Carregal do Sal a partir de Viseu, a viagem de carro pela N234 é bastante direta e dura cerca de 30 minutos.
- Casas à venda em Carregal do Sal
- Casas para arrendar em Carregal do Sal
- Casas de férias em Carregal do Sal
Tondela

Tondela, situada no distrito de Viseu, é uma cidade encantadora que oferece uma mistura perfeita de cultura, natureza e história. Entre as principais atrações, destaca-se o Museu do Caramulo e o Museu Terras de Besteiros. No verão, aproveita para ir até à cascata Bica da Água d'Alta situada numa encosta bastante acentuada, formando uma pequena lagoa e continuando o seu curso num pequeno riacho.
A gastronomia típica de Tondela oferece pratos característicos, como cabrito assado no forno, chanfana na panela e vitela assada, todos preparados nas famosas assadeiras de barro negro de Molelos. Para finalizar a refeição, as opções de doces são abundantes, com sobremesas como aletria, arroz doce, diversas compotas, tortas, laranjas de Besteiros, licores e o mel do Caramulo.
Castro Daire

Castro Daire, também localizada no distrito de Viseu, é uma vila pitoresca que oferece uma escapadinha perfeita para quem procura paz e contato com a natureza. A melhor época para visitar Castro Daire é durante os meses de verão. Aproveita as temperaturas altas para dar um mergulho na praia fluvial da Folgosa. O território possui, ainda, um outro marco do património local, as Termas do Carvalhal, consideradas como uma das melhores estâncias termais do país para o tratamento de vários problemas de saúde.
A gastronomia em Castro Daire é dominada por sabores robustos como o cabritinho do montemuro, a vitela assada no forno e as trutas de escabeches do Rio Paiva. Aa aletria e as sopas secas são o toque final para adoçar a boca dos visitantes.
Seia

Seia, localizada na encosta ocidental da Serra da Estrela, a cidade de Seia encontra-se a 550 metros de altitude. O clima do município é temperado, com verões de temperaturas amenas e invernos frios, marcados por temperaturas muito baixas e frequentes quedas de neve.
Entre as principais atrações de Seia, destaca-se o Museu do Pão, que oferece uma perspetiva cultural única sobre a importância deste alimento na história e cultura portuguesas. Não podes perder também o Museu do Brinquedo que te fará viajar no tempo com a sua vasta coleção de brinquedos antigos. A gastronomia em Seia é rica e variada, com destaque para o queijo da Serra da Estrela, um dos queijos mais famosos de Portugal.
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é uma cidade pitoresca localizada no distrito de Coimbra, conhecida pelas Ruínas Romanas da Bobadela e pelo Museu do Azeite, é um ótimo destino para passar um fim de semana. As principais atrações incluem a Catedral das Beiras ou a Igreja de São Gião, classificada como Monumento de Interesse Público desde 2012.
Para chegares até Oliveira do Hospital a partir de Viseu, a viagem de carro pela N231 leva aproximadamente 1 hora. De transporte público tens que ir até Coimbra e apanhar o autocarro 107 da Rede Expressos, que se destina à Guarda.
- Casas à venda em Oliveira do Hospital
- Casas para arrendar em Oliveira do Hospital
- Casas de férias em Oliveira do Hospital
Valongo

Valongo, uma cidade com uma densidade populacional de 100 mil habitantes e uma área de 75 quilómetros quadrados, está subdividia em 4 freguesias é ideal para passar um fim de semana. Entre as principais atrações de Valongo, destaca-se o Mosteiro de Leça dos Balio, vizinho à foz do rio Leça, cerca de uma légua, trata-se de um original exemplar de arquitetura religiosa fortificada.
A melhor altura para visitar Valongo é entre a primavera e o outono, quando o clima é mais ameno e propício para explorar as paisagens naturais. Valongo é das cidades que ficam mais longe de Viseu, a 1h30 de carro.
Manteigas

Manteigas é um encantador município localizado no coração da Serra da Estrela. As principais atrações incluem o Vale Glaciar do Zêzere, um fenómeno natural impressionante, o Poço do Inferno e as Penhas Douradas.
No inverno, a região transforma-se num paraíso para quem gosta de desportos de neve, com atividades como esqui e snowboard disponíveis nas proximidades. A par com Valongo, para chegar a Manteigas partindo de Viseu é um 1h30 de carro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta