Explore pequenas localidades ricas em património e tradições, como Cuba ou Ferreira do Alentejo, com os seus campos de oliveiras.
Comentários: 0
Mértola
Mértola, Cardilio, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Beja é uma cidade rica em história e cultura, mas que ainda mantém um charme discreto, longe das multidões de turistas. A cidade é conhecida pelo seu castelo medieval, que oferece vistas sobre a paisagem alentejana. Para aqueles que procuram um refúgio de fim de semana, Portalegre é o ponto de partida ideal para explorar algumas das vilas mais encantadoras da região. Descobre as 10 vilas perto de Portalegre.

Cuba

Cuba
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Esta vila é famosa por ser o suposto berço de Cristóvão Colombo e oferece uma variedade de atrações que capturam o espírito alentejano. Durante um fim de semana em Cuba, podes visitar a Igreja Matriz de São Vicente, um belo exemplo da arquitetura religiosa local, e o Museu Literário Casa Fialho de Almeida, dedicado ao escritor local.

Para os amantes da gastronomia, Cuba oferece pratos típicos como o ensopado de borrego, as migas alentejanas, a sopa de cação e a carne de porco à alentejana que podem ser degustados nos restaurantes locais.

Cuba é uma vila localizada a cerca de 20 km a norte de Beja, facilmente acessível por estrada. Para chegares a Cuba, a partir de Beja, basta ires no comboio regional, numa viagem que dura cerca de 11 minutos. 

Ferreira do Alentejo

Durante um fim de semana em Ferreira do Alentejo, podes explorar o centro histórico, onde as ruas estreitas e casas caiadas de branco contam histórias de tempos passados. Não percas a oportunidade de visitar Castelo Velho, um sítio arqueológico de grande interesse. Também vale a pena apreciar a beleza das suas igrejas antigas, como a Igreja Matriz.

Em Ferreira do Alentejo pratica-se a boa e típica cozinha alentejana onde os enchidos, a açorda de alho, o ensopado de enguias do Sado, a carne de porco à alentejana e a açorda de beldroegas são os pratos de eleição. 

A melhor altura para visitar Ferreira do Alentejo é na primavera ou no início do outono, quando o clima é ameno e as paisagens estão em plena floração. Para chegares a Ferreira do Alentejo a partir de Beja, de carro, a viagem dura cerca de 26 minutos pela N121. De transportes, o autocarro 025 da Rede Expressos faz a viagem em 25 minutos.

Vidigueira

Vidigueira
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Ao passares um fim de semana em Vidigueira, não podes deixar de visitar o Castelo da Vidigueira e a Torre do Relógio, que oferecem vistas panorâmicas sobre a região. Outro ponto de interesse é o Museu Municipal, onde podes aprender mais sobre a história local e as tradições vinícolas que tornam esta vila tão especial.

A gastronomia em Vidigueira é igualmente notável, com pratos como as migas com carne de porco. A vidigueira também se destaca com produtos típicos como o o pão alentejano e o queijo de cabra. 

Localizada a cerca de 26 quilómetros de Beja, Vidigueira é facilmente acessível de carro pelo IP2, numa viagem de 27 minutos e de autocarro da Rede Expressos, o 148.

Aljustrel

Aljustrel
Claus Bunk, CC BY-SA 3.0 Creative commons

Durante a tua visita a Aljustrel, não podes deixar de explorar o Parque Mineiro de Aljustrel, que é um testemunho da herança mineira da região. O Museu Municipal de Arqueologia de Aljustrel que tem um património arqueológico notável, reconhecido tanto em Portugal como no estrangeiro, resultado de cerca de um século de investigações efetuadas em diversos sítios arqueológicos do concelho.

A gastronomia em Aljustrel é igualmente notável, com pratos típicos como o gaspacho alentejano, as migas, as açordas, os cozidos de grão e de feijão e as sopas e ensopados serão alguns dos pratos mais característicos da cozinha tradicional.

Para chegares a Aljustrel a partir de Beja, numa viagem de 37 minutos de carro, segues pela N18 e depois pela N2. Esta vila está localizada a 37 quilómetros de Beja. 

Castro Verde

Castro Verde
Patrick Nouhailler, CC BY-SA 2.0 Creative commons

Em Castro Verde, não podes deixar de visitar a Basilica Real de Nossa Senhora da Conceição, um magnífico exemplo da arquitetura religiosa local. Outro ponto de interesse é o Museu da Lucerna, onde podes aprender mais sobre a história e as tradições locais. Para os amantes da natureza, a Reserva da Biosfera de Castro Verde tem trilhos para caminhadas e observação de aves.

A gastronomia em Castro Verde é igualmente notável. O borrego, a lebre ou a perdiz e o porco são a base de muitos pratos. Nos vários restaurantes do concelho podem encontrar-se pratos tradicionais como sopas de pão, açorda, migas, carnes de porco preto e ensopado de borrego.

Para chegares a Castro Verde a partir de Beja, a viagem é simples e prática, seja de carro ou transporte público. De carro, segue pelo IP2, num trajeto de aproximadamente 38 minutos. De transportes, o autocarro 021 da rede expressos faz uma viagem de 1 hora. 

Ourique

Ourique
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Durante um fim de semana em Ourique, podes explorar o centro histórico, onde as ruas e as casas caiadas de branco dão uma sensação de regresso ao passado. Não percas a oportunidade de visitar a Igreja Matriz de Ourique, um belo exemplo da arquitetura religiosa local e o Castelo de Ourique.

A gastronomia local é um dos destaques da visita, com pratos típicos como o borrego do Baixo Alentejo e a carne de porco à alentejana. Já a produção do concelho passa pelo Queijo de Cabra (Santana da Serra), curado ou fresco, o requeijão, o Queijo de Ovelha, os enchidos, o pão alentejano, o mel, o medronho de Santana da Serra e o azeite.

Com uma localização estratégica, a cerca de 60 quilómetros a sul de Beja, é facilmente acessível por estrada. De carro, a viagem dura 46 minutos pelo IP2 e de transportes públicos, demora 55 minutos no autocarro 114 da Rede Expressos. 

Mértola

Mértola
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Mértola é uma vila localizada no distrito de Beja, conhecida pelo seu castelo, que oferece vistas panorâmicas sobre o rio Guadiana e a paisagem envolvente. Outro ponto de interesse é o Núcleo de Arte Islâmica - Museu de Mértola Cláudio Torres, que alberga uma coleção impressionante de artefactos da época islâmica da vila. As ruas estreitas do centro histórico são ideais para passeios tranquilos, permitindo-te absorver a atmosfera única deste local.

A gastronomia em Mértola é igualmente notável, com pratos como o feijão com túberas, sopa de rama de cebola, alho francês à brás e feijão de azeite, que são verdadeiras iguarias alentejanas

Para chegares a Mértola a partir de Beja, de carro, basta seguires pela N122 durante 48 minutos. De transportes, a viagem dura cerca de 50 minutos no autocarro 037 da Rede Expressos.

Almôdovar

Almodôvar
kallerna, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Durante a tua estadia em Almôdovar, não podes deixar de explorar o Centro Histórico, onde as ruas estreitas e as casas caiadas de branco contam histórias de tempos passados. A Igreja Matriz de Almodôvar é um belo exemplo da arquitetura religiosa local e merece uma visita. Faz uma visita ao Museu da Escrita do Sudoeste. 

Em Almodôvar podes saborear pratos típicos como ensopado de borrego, migas com carne de porco ou sopa de cação. Para sobremesa, a sericaia com ameixa d'Elvas ou pudim de pão.

Para chegares a Almodôvar, que fica aproximadamente 72 quilómetros de Beja, a viagem demora cerca de 55 minutos de carro, pelo IP2 e N2. 

Amareleja

Amareleja
Hugo Cadavez, CC BY 2.0 Creative commons

Amareleja é uma vila pitoresca localizada no distrito de Beja, conhecida pelas suas temperaturas elevadas no verão e pela produção de vinho. Durante um fim de semana em Amareleja, não podes deixar de visitar o Centro Histórico, onde as ruas pitorescas e as casas tradicionais oferecem um vislumbre do passado. Outro ponto de interesse é a Igreja Matriz, que representa a arquitetura religiosa local. Para os amantes do vinho, uma visita às adegas locais é imprescindível.

Esta gastronomia única em paladares traduz-se em iguarias como o gaspacho, servido na plengana, a sopa de tomate, a açorda de alho,  a sopa da panela ou a sopa de Cação, os pés de porco de coentrada, os grãos com carne e o entrecosto frito.

Situada a cerca de 90 quilómetros a leste de Beja, para chegares à Amareleja que é facilmente acessível de carro, tens que seguir pela N260 e a N385, numa viagem que demora cerca de 1h10. 

Odemira

Odemira
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Odemira é uma vila situada no sudoeste de Portugal, na região do Alentejo, conhecida pela sua beleza natural e pela proximidade à costa atlântica. É o destino perfeito para explorar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é paragem obrigatória.  No centro da vila, não deixes de visitar a Igreja de Santa Maria, um exemplo notável da arquitetura religiosa local. Não percas a visita ao Farol Cabo Sardão e o Moinho de Vento de Odemira.

A gastronomia em Odemira é rica e variada, com pratos típicos como o ensopado de borrego e os enchidos que são verdadeiras iguarias alentejanas. Pela proximidade à costa, o peixe fresco grelhado é adicionado à ementa. 

Para chegares a Odemira, podes viajar de carro a partir de Beja, pela N263. A viagem proporciona vistas do Alentejo, tornando-se uma experiência agradável por si só.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta