
Veneza, com a sua história e beleza incomparável, atrai milhões de visitantes todos os anos e, por essa razão, o sistema de bilhetes de entrada em Veneza em 2025 continuará presente para controlar, gerir o fluxo turístico e preservar o património cultural da cidade.
Esta contribuição de acesso é essencial para quem visita Veneza, para permitir uma gestão sustentável do turismo. Descobre quem paga, quem está isento e quanto custa entrar em Veneza em 2025.
O que é a taxa de entrada em Veneza e quanto custa?

O fluxo massivo de turistas levou à necessidade de regulamentar o acesso à cidade lagunar para proteger o seu frágil ecossistema e património artístico. A taxa de entrada em Veneza é uma resposta a esta necessidade e uma forma de monitorizar e controlar o acesso dos visitantes.
Ao contrário de 2024, em 2025 o bilhete custa 5 euros por pessoa ou 10 euros se for pago diretamente no local. Com um número controlado de entradas, os turistas que querem conhecer Veneza, podem desfrutar de uma cidade superlotada e mais sustentável.
Além disso, os fundos arrecadados são reinvestidos na manutenção e restauração da cidade, garantindo que as gerações futuras possam continuar a desfrutar das maravilhas de Veneza.
Taxa de entrada em Veneza: as datas

A contribuição para o acesso a Veneza estará novamente operacional durante as datas de maior afluência turística, ou seja, entre a primavera e o verão. Será obrigatório em 54 dias de 2025, principalmente durante períodos de alto fluxo turístico.
- A primeira fase está marcada para o período de 18 a 30 de abril.
- Depois, de 1 a 4 de maio, e todas as sextas, sábados e domingos de maio.
- 1 e 2 de junho.
- Posteriormente, a contribuição será solicitada todas as sextas, sábados e domingos até o final de julho.
A área sujeita ao pagamento permanece inalterada, limitada apenas ao centro histórico de Veneza, com exclusão das ilhas. Quem optar por entrar sem reserva ainda poderá pagar diretamente no local, mas com uma taxa mais alta do que o normal.
Como fazer o pagamento?
Para pagares antecipadamente o teu ingresso e inscrição em Veneza, deves fazê-lo online no site oficial, escolhes a data e a forma de pagamento. Para mais detalhes e atualizações sobre os métodos de acesso, é aconselhável visitar fontes oficiais, como o site da Câmara de Veneza ou plataformas dedicadas ao turismo da cidade.
Quem está isento de pagar a taxa de entrada em Veneza?

Entrar em Veneza hoje significa ter que lidar com a contribuição para a cidade, além do imposto turístico. No entanto, há isenções para categorias específicas de pessoas que, por motivos de residência ou trabalho, têm o direito de entrar sem pagar nada. As categorias que não pagam são as seguintes:
- Residentes no Véneto;
- Pessoas que nasceram em Veneza;
- Menores de 14 anos;
- Inscritos no registro temporário de população de Veneza;
- Estudantes de escolas de todos os níveis e de institutos universitários e pós-universitários localizados na Cidade Velha ou nas ilhas menores da lagoa;
- Pessoas com deficiência;
- Membros das Forças Armadas e da Polícia (incluindo pessoal pertencente ao Corpo de Bombeiros Nacional) que entram na cidade antiga de Veneza por motivos de trabalho.
Onde comprar o bilhete para Veneza?
Além do site ou do QR code via Whatsapp, podes, também, comprar o bilhete para entrar na cidade nas tabacarias LISticket e nos pontos de venda "Venezia Unica" no centro histórico ou nas máquinas automáticas de bilhetes, nos principais terminais de embarque e desembarque.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta