Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Visita guiada à incrível livraria Acqua Alta de Veneza - uma das mais bonitas do mundo

Fomos conhecer o local que se tornou num santuário turístico. Está escondida num beco entre a Praça de S.Marcos e a Ponte Rialto.

Visita à incrível livraria Acqua Alta de Veneza
Autor: Annastella Palasciano

A Acqua Alta de Veneza está no top 10 das mais belas livrarias do mundo, segundo o The Guardian e a BBC, e tornou-se numa referência para os muitos turistas que visitam a cidade lagunar, sendo um local que não deixa ninguém indiferente. Situada no bairro de Castello, está escondida num beco entre a Praça de São Marcos e a Ponte Rialto. O idealista/news visitou esta incrível livraria veneziana.

O que torna esta livraria tão fora do comum é o facto de, como explica Andrea D'Ambrosi, empregado da livraria, “durante a estação da ‘acqua alta’, entre o outono e parte do inverno, a água entrar na biblioteca ". Para salvaguardar os livros, "são utilizadas gôndolas, banheiras e canoas que ficam posicionadas na parte mais alta das estantes que compõem a biblioteca".

Quem visita esta livraria incomum também pode ver magníficos felinos a descansar confortavelmente em livros. São os cinco gatos do dono da livraria, Luigi Frizzo, que moram com ele na casa em cima da livraria e que agora se tornaram hóspedes regulares.

“Temos livros de todos os géneros, de todos os formatos e também no dialeto veneziano, é claro”. Não temos absolutamente nenhum catálogo digital. Trabalhamos com a memória e com a esperança de que nossos clientes não mexam nas coisas ao consultar os livros ", explica.

Uma escada feita de livros

Uma das principais atrações desta livraria é certamente a escadaria situada na parte detrás, num jardim com vista para o canal. “Temos uma escada especial feita inteiramente de livros que fica no jardim atrás da estante. As pessoas podem visitá-la para ver o canal que fica atrás do muro e que se tornou um destino dentro da cidade. Muitas pessoas vêm apenas pela escada de livros”, comenta. Nenhum livro foi desperdiçado para fazê-la. Na verdade, é inteiramente feita de livros antigos e que seriam deitados fora.