Comentários: 0
Portugália vai passar a chamar-se TAP Express e será criada uma ponte aérea entre Lisboa e Porto
wikimedia_commons

A partir de 27 de março a Portugália Airlines (PGA) vai passar a chamar-se TAP Express, no âmbito da nova estratégia da companhia aérea portuguesa para o serviço regional, anunciou quinta-feira (dia 14) Fernando Pinto, presidente da TAP. Em termos internacionais, a consistência dos nomes das marcas irá facilitar a comunicação, evitando “confundir os clientes”, referiu.

O responsável anunciou também, em conferência de imprensa, que será criada uma ponte aérea entre Lisboa e Porto, como 16 voos diários em cada direção. Para assegurar a nova estratégia vêm a caminho da TAP Express 17 aviões (nove Embraer190 com capacidade para 110 passageiros e oito ATR72 com 70 lugares), escreve o Oje. Segundo Fernando Pinto, “os primeiros chegam já em março” enquanto em abril chegam os A190. “Até julho a transição estará concluída”, adiantou.

A Portugália tem atualmente 16 aviões (Fokker100, Embraer145 e Beechcraft 1900D) com uma idade média de 21 anos que serão substituídos pela nova frota, que será “40% mais eficiente”, explicou o responsável, salientando que esta e outras medidas permitirão à TAP melhorar o resultado operacional em 60 milhões de euros anuais.

A celeridade da mudança só é possível devido às sinergias da TAP com a Azul, operadora brasileira de David Neeleman, um dos sócios do consórcio – o outro é Humberto Pedrosa – Atlantic Gateway, que comprou 61% do capital da TAP dia 12 de novembro.

De referir que a oferta de lugares da TAP Express aumentará 47%: de 1.070 para 1.514 lugares.

Sobre a titularidade da maioria do capital da TAP – o primeiro-ministro António Costa tem insistido na reversão do negócio –, Humberto Pedrosa disse que “está tudo em cima da mesa” e que terá de “haver cedência de ambas as partes”. O dono da Barraqueiro confirmou que os dois acionistas vão ficar na companhia mesmo que o Estado regresse à maioria.

Criação de ponte aérea Lisboa-Porto

No que diz respeito à ponte aérea entre Lisboa e Porto, haverá 16 voos diários com partida de Lisboa e outros tantos do Porto, num total de 114 voos semanais, mais 57 que atualmente.

A ponte aérea, como voos em ambas as direções de hora a hora, irá funcionar entre as 6h30 e as 20h30. Cada viagem custará a partir de 39 euros, incluindo taxas, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta