TAP

Reprivatização da TAP avança com ‘luz verde’ do Presidente da República

Na nota publicada, no dia 7 de agosto de 2025, no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa explica que deu ‘luz verde’ ao diploma após ter recebido esclarecimentos por parte do executivo sobre o tema. Em outubro de 2023, o Presidente da República tinha vetado o documento elaborado pelo Governo de António Costa para arrancar com a privatização da TAP. De acordo com o modelo apresentado, o Estado vai avançar, numa primeira fase, com a venda direta de até 49,9% do capital da empresa.
Edifício Báltico no Parque das Nações

Edifício Báltico à espera de inquilinos: está livre até ao sétimo piso

Parte do Edifício Báltico, localizado no Parque das Nações, em Lisboa – foi durante anos a “casa” dos CTT e esteve em vias de ter como arrendatário a TAP –, está à procura de novo inquilino. Em causa está um imóvel com 13 pisos acima do solo e uma zona comercial com acesso direto à rua que tem cerca de 14.500 metros quadrados (m2), tendo como proprietário o fundo alemão Deka Immobilien.
Escritórios para arrendar em Lisboa

CTT saem e TAP desiste: Edifício Báltico procura novo inquilino

O Edifício Báltico, no Parque das Nações, está no centro de polémicas entre os CTT e a TAP.  Isto porque os CTT, antigos arrendatários, perderam a transição sem custos do imóvel depois de a TAP ter desistido de ocupar o edifício. O caso está em tribunal e o imóvel encontra-se vazio. Agora, sabe-se que este edifício de escritórios em Lisboa voltou ao mercado de arrendamento, estando à procura de um novo inquilino.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos demite-se do cargo de ministro da Habitação

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou esta noite a demissão do cargo ao primeiro-ministro, António Costa. O responsável deixa o Governo após uma nova polémica com a TAP, que envolveu a indemnização de 500 mil euros paga à ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis.
TAP muda de sede e paga renda de quatro milhões

TAP paga quatro milhões de euros de renda anual pela nova sede

A TAP vai pagar entre 3,8 milhões e quatro milhões de euros de renda anual pela nova sede no Edifício Báltico, no Parque das Nações, em Lisboa, que foi a sede dos CTT durante vários anos. A mudança de escritórios está atrasada e só deverá acontecer depois do primeiro trimestre de 2023. Atualmente, a sede da companhia aérea encontra-se na zona da Portela.
TAP muda-se para o Parque das Nações para a sede dos CTT

TAP instala-se no edifício Báltico no Parque das Nações – sede dos CTT

Já se sabia que a TAP estava a equacionar uma mudança para instalações arrendadas, depois de uma vistoria aos edifícios da companhia ter concluído que precisam de obras estruturais que podem chegar aos 50 milhões de euros. Tudo indica que a nova sede da transportadora será o edifício Báltico, no Parque das Nações, a atual sede dos CTT, que deverá, por sua vez, mudar-se para o edifício da antiga sede do ex-Popular. 
Instalações da TAP em Lisboa

Instalações da TAP ao lado do aeroporto têm hipotecas de 92,5 milhões

A administração da TAP quer deixar as instalações ao lado do aeroporto de Lisboa, devido à degradação dos edifícios, mas este é um negócio imobiliário que implica muitas contas. Desde logo porque as instalações em causa – são 29 edifícios e terrenos circundantes, que ocupam uma área de 22,45 hectares – têm hipotecas de 92,5 milhões de euros.
edifício sede TAP

TAP quer mudar-se para espaço arrendado e evitar obras de 50 milhões

A TAP está a equacionar uma mudança para instalações arrendadas, depois de uma vistoria aos edifícios da companhia ter concluído que precisam de obras estruturais que podem chegar aos 50 milhões de euros, disse a Comissão de Trabalhadores (CT).Num comunicado interno, a que a Lusa teve acesso, a estr

OE 2022 à lupa: tudo o que vai mudar e mexer com a carteira dos portugueses

As expectativas para 2022 estão em alta: o Governo estima que a economia portuguesa cresça 5,5% voltando, assim, ao nível de riqueza pré-pandemia. Mas como? A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) - que já foi entregue na Assembleia da República esta segunda-feira, dia 11 de outubro de 2021 - prevê um conjunto de mudanças que vão transformar a vida dos portugueses e decerto mexer nas suas carteiras. Apresentamos as medidas previstas já para o próximo ano.
Greve Groundforce

Greve da Groundforce cancelou 321 voos em Lisboa – empresa apela a “acordo”

Os trabalhadores da Groundforce estiveram em greve este fim de semana e só este domingo (dia 18 de julho de 2021) esta paralisação levou ao cancelamento de 321 dos 515 voos previstos no aeroporto de Lisboa, segundo revelou a ANA – Aeroportos de Portugal. Para resolver a situação, a empresa apelou à TAP e aos sindicatos que se chegue a “acordo que viabilize o pagamento do que é devido aos trabalhadores”.
Estado com mais poder na TAP: passa a dominar 72,5% da companhia aérea por 55 milhões

Estado com mais poder na TAP: passa a dominar 72,5% da companhia aérea por 55 milhões

Sem nacionalização, mas com mais poder. Depois de várias rondas de negociação, o Governo chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, com a aquisição da participação até agora detida pelo brasileiro David Neeleman por 55 milhões de euros. Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro, mantém-se com 22,5% ,e os trabalhadores ficam com 5% da transportadora. O presidente executivo Antonoaldo Neves também vai ser substituído.

Montijo prestes a "levantar voo" e maior avião do mundo poderá aterrar em Lisboa

O acordo de financiamento do novo aeroporto do Montijo e alterações na atual infraestrutura Humberto Delgado, em Lisboa, é assinado esta terça-feira à tarde entre a ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado. As alterações previstas para o aeroporto Humberto Delgado permitirão que a capital poderá receber os maiores aviões de passageiros do mundo, como o A380 e o B747. 
TAP vai acabar com viagens grátis para membros do Governo

TAP vai acabar com viagens grátis para membros do Governo

A administração da TAP está a negociar o fim do atual regime de viagens oferecidas aos membros do Governo – até agora não pagavam bilhete e poderiam usufruir de “upgrades” para a classe executiva. A solução passará pela criação de tarifas especiais ou pacotes de descontos.
TAP teve lucros de 100 milhões em 2017

TAP teve lucros de 100 milhões em 2017

O negócio da aviação permitiu à TAP SGPS ter um lucro de 21,2 milhões de euros no ano passado, sendo que a contribuir para este resultado esteve o negócio da aviação: só a companhia aérea obteve um lucro de 100,4 milhões de euros.
As 10 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal são...

As 10 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal são...

A Microsoft foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal. Seguem-se, por esta ordem, a Hovione Farmaciência, a TAP (repete o terceiro lugar conquistado em 2017), a Nestlé, a ANA – Aeroportos de Portugal, a RTP, a Delta Cafés, a Siemens, o Banco de Portugal e a Corticeira Amorim, que completa o top dez.
...E o patrão chinês da companhia aérea portuguesa quer comprar arranha-céus em Nova Iorque

...E o patrão chinês da companhia aérea portuguesa quer comprar arranha-céus em Nova Iorque

O grupo chinês HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul, está a negociar a compra de um arranha-céus em Nova Iorque (EUA) por 2,21 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros). A torre em causa, a Manhattan's 245 Park Avenue, tem 158.000 m2 e tem como inquilino, por exemplo, o fundo de investimentos JPMorgan Chase & Co.
Vão ser feitos três a quatro voos por semana para a China em junho de 2017

Vão ser feitos três a quatro voos por semana para a China em junho de 2017

Haverá ligação aérea direta entre China e Portugal a partir de junho de 2017, com três a quatro voos por semana. Em causa está um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e o grupo HNA (Beijing Capital Airline), acionista da companhia aérea Azul, controlada por David Neeleman – um dos donos da TAP –, que obteve autorização para lançar uma rota para Portugal no início de junho deste ano.
TAP reduz preços para concorrer com as companhias low cost

TAP reduz preços para concorrer com as companhias low cost

Viajar através da TAP para destinos europeus e para o Norte de África (para Argélia e Marrocos) vai ser mais barato. Isto porque a companhia aérea portuguesa tem uma nova política comercial, que visa concorrer com as companhias low cost. Em causa está uma redução média de 34% no nível tarifário mais baixo – Discount – que entra em vigor esta quinta-feira (1 de setembro) para voos marcados a partir de 1 de outubro.