Comentários: 0
Estrunfes com ordem de despejo da sua aldeia a partir de amanhã
Município de Júzcar, em Málaga (Espanha), está em litígio com os herdeiros de Peyo El País

Os estrunfes receberam ordem de despejo da sua aldeia em Málaga e já não será possível vê-los nas ruas de Júzcar. O "pueblo" espanhol, conhecido como a aldeia dos Estrunfes, deixará a partir de amanhã, dia 15 de agosto de 2017, de poder explorar a imagem dos pequenos bonecos azuis devido a um diferendo com os herdeiros de Peyo, o ilustrador belga que os criou. Mas as casas continuarão pintadas de azul, já que não há copyright da cor das paredes.

Segundo o El País, há um diferendo entre os herdeiros de Peyo e o município espanhol, que estiveram em negociações - falhadas - para o pagamento de direitos de imagem.

Foi em 2011, aquando do lançamento do filme "Smurfs 3D", que a vida de Júzcar mudou. Numa ação de marketing organizada pela Sony Pictures, a pitoresca aldeia foi toda pintada de azul e utilizada para promover a película. O sucesso foi tal que as autoridades locais decidiram manter a cor das casas e continuar a apresentar o local como "A primeira aldeia Estrunfe do mundo". Com os dois filmes seguintes, em 2013 e já este ano, Júzcar voltou a ser utilizada, com todas as casas a receberem uma nova demão de tinta azul.

Smurfs relançaram turismo na região

Entre os filmes, Júzcar reinventou-se como um destino turístico, atividade atualmente responsável por boa parte da sua atividade económica. Acontece que, já em 2017, os herdeiros de Peyo quiseram cobrar direitos de imagem pela utilização do nome e dos bonecos de três personagens autorizadas a andar pelas ruas de Júzcar: o papá-estrunfe (o único com roupas vermelhas), a estrunfina e o estrunfe-estudante.

As negociações pareciam ter chegado a bom porto, já que em junho o município anunciou oficialmente um acordo para o pagamento ao herdeiros de Peyo de uma taxa de 12% das receitas em todos os produtos e atividades associadas aos estrunfes. No entanto, já no início deste mês, houve um volte-face: foi divulgado um comunicado, entretanto retirado da página internet do município, que dizia que, a partir de 15 de agosto, Júzcar tinha de retirar todas as referências aos bonecos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta