
Água azul turquesa e um extenso areal de areia branca. Esta poderia ser uma qualquer praia paradisíaca nas Caraíbas, mas não é. Fica em Portugal, e é um verdadeiro tesouro escondido, na região de Setúbal. Hoje partimos à descoberta da praia deserta de Troia.
Na realidade, chegado a este destino, vais encontrar água límpida (ainda que um pouco mais fria) e poderás ver a península de Tróia e a Serra da Arrábida. Saberás que estás na ilha deserta quando vislumbrares um banco de areia ao largo da península. Provavelmente, encontrarás ainda pequenos iates e outros barcos de recreio que escolhem este areal tranquilo para passar o dia, explica Catarina Beato neste artigo preparado para o idealista/news.

Como chegar à praia deserta de Troia?
A viagem até à praia é uma experiência incrível que começa na cidade de Setúbal. Para chegar a esta praia deserta, a forma mais comum é através do ferryboat que parte do cais de Setúbal. O bilhete para o trajeto custa 6,50 euros por pessoa para uma viagem de ida e volta. A embarcação parte regularmente durante o dia, com horários que podem ser consultados online ou diretamente no cais.
A viagem demora cerca de 30 minutos para atravessar o estuário do Sado. Durante a viagem, é possível admirar a paisagem aquática deslumbrante e, com sorte, avistar os golfinhos que frequentemente acompanham o trajeto.
Também há opção de contactar a Taxiboat Setúbal e agendar a viagem. A partida será feita de uma das docas de Setúbal. O regresso será feito quando quiseres dentro do horário de funcionamento. O valor de ida e volta são 19 euros por adulto.

A Taxiboat Setúbal também faz o transporte para outras praias da região (Portinho da Arrábida, Galapinhos, praias da península de Tróia), organiza passeios privados e possibilita o aluguer com skipper. Para qualquer dúvida e marcações podes ligar ou enviar WhatsApp para +351 913 292 058.
Na praia deserta de Troia não há nenhuma estrutura de apoio, por isso garante que levas muita água para beber e alimentação. No regresso, traz contigo todo o lixo para que seja possível manter este lugar no patamar do paraíso.
Se preferires um programa menos selvagem podes escolher qualquer praia da península de Tróia, acessíveis por ferryboat a partir da cidade de Setúbal, cruzando o estuário do Sado. Este breve trajeto oferece não só um transporte conveniente mas também a oportunidade de admirar uma das mais belas paisagens aquáticas de Portugal.
A praia de Troia: características e temperatura da água
A praia de Troia, perto de Setúbal, frequentemente aclamada como uma das praias mais bonitas da península, tem a Bandeira Azul. As suas águas cristalinas e areias finas fazem dela um local ideal para famílias, incluindo acessos facilitados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, a praia está equipada com infraestruturas básicas que garantem conforto sem comprometer a sensação de estar em um ambiente natural e preservado.

Os desportos aquáticos, como windsurf e kitesurf, são práticas comuns graças às excelentes condições do mar. Nos arredores, pode-se explorar trilhos naturais que oferecem vistas espetaculares da costa e do estuário do Sado, além de uma rica biodiversidade local.
A história da praia também é fascinante, marcada por ruínas romanas que atestam a antiga ocupação desta zona. Eventos culturais e históricos são frequentemente celebrados, enriquecendo a experiência de quem visita.
Melhor altura para visitar a praia de Troia
Visitar a praia de Troia durante os meses de primavera e verão é altamente recomendável. O clima ameno e as águas calmas proporcionam o cenário perfeito para aproveitar tudo o que a praia tem a oferecer.
A época alta de julho, agosto e setembro são especialmente populares entre os turistas, mas visitar nos meses intermediários como maio e junho pode oferecer uma experiência mais tranquila com todas as vantagens do clima favorável.

Como é viver em Troia
Troia é sinónimo de tranquilidade e contato constante com a natureza. Viver perto de Setúbal significa estar rodeado de beleza natural, rica história e uma vibrante vida cultural e gastronómica. A região oferece uma variedade de alojamentos para férias. A proximidade da praia é um dos grandes atrativos para quem decide ficar por aqui. A gastronomia local é outro ponto forte, com destaque para os pratos à base de peixe fresco e marisco, capturados nas águas do Atlântico.
No verão, Troia transforma-se num vibrante ponto de encontro, com atividades que vão desde desportos aquáticos até concertos ao vivo na marina. Nos arredores, locais como a Comporta e o Parque Natural da Arrábida oferecem condições para explorar ainda mais a beleza natural desta região única de Portugal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta