Aldeias e vilas costeiras

4 cidades e vilas costeiras para descobrir em Portugal

A linha que separa o mar da terra, recebe o nome de costa ou orla costeira e em Portugal Continental estende-se ao longo de 943 quilómetros, confirmando assim, a frase que todos conhecem, em que o poeta Tomás Ribeiro descreve Portugal como "um jardim à beira-mar plantado".   Peniche: uma histór
Praia das Rocas

Férias 2023: maior piscina de ondas de Portugal reabre a 1 de junho

O verão está aí à porta e o bom tempo já convida a mergulhos. Falta menos de um mês para a famosa Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, abrir portas. A partir de 1 de junho de 2023, será possível visitar e passar o dia naquela que é conhecida como a maior piscina de ondas de Portugal.
Praias de bandeira azul em Portugal

Praias com Bandeira Azul em Portugal - conhece quais são neste mapa

Os dias de calor estão aí e já convidam a ir à praia. E a época balnear arranca em maio em várias localidades do país, como é o caso do concelho de Cascais. Por isso mesmo, importa saber quais são as praias que foram galardoadas com a Bandeira Azul em 2023. Contam-se um total de 394 praias com Bandeira Azul este ano, mais uma do que em 2022. E é a região Norte que reúne o maior número de praias com este selo de qualidade - um total de 87 - ultrapassando pela primeira vez o Algarve (85).
praia da aberta nova

Obras para condicionar acesso à praia da Aberta Nova sob suspeita

A associação Proteger Grândola (Setúbal) pediu esclarecimentos ao município sobre a realização de obras que estão a dificultar o acesso de viaturas à praia da Aberta Nova, considerando que pode estar em causa a sua “privatização encapotada”.Numa carta aberta enviada ao presidente da Câmara Municipal
Calor em Portugal

Onda de calor em Portugal: dicas para sobreviver aos dias mais quentes

Nos últimos anos as vagas de calor têm sido recorrentes e não apenas em Portugal. E este verão os dias quentes estão a ser uma constante. Um pouco por toda a Europa têm-se registado algumas das temperaturas mais altas de sempre e é importante saber como enfrentar este tempo de extremos.