Conhece a lista de festas de magusto para novembro e sabe onde provar castanhas e viver a tradição do São Martinho
Comentários: 0
castanhas assadas
Pexels

Em Portugal, novembro cheira a castanhas assadas, vinho e tradições centenárias. O Dia de São Martinho, celebrado a 11 de novembro, é um dos momentos mais esperados do outono  (tão popular como o Halloween ou a Black Friday). 

Das aldeias serranas às grandes cidades, multiplicam-se os magustos, feiras e festas que aquecem o coração e celebram o melhor da cultura portuguesa.

Se queres descobrir onde festejar este ano, deixamos-te uma lista das festas de São Martinho e magustos mais autênticos de 2025, de norte a sul do país.

O que se celebra no Dia de São Martinho em Portugal?

Comer castanhas assadas
Freepik

A tradição remonta à lenda de Martinho de Tours, o soldado romano que partilhou o seu manto com um mendigo num dia de tempestade, gesto que fez surgir o famoso “Verão de São Martinho”, quando o sol volta a brilhar em pleno mês de novembro.

O que mais tarde se tornaria num ritual agrícola de agradecimento pelas colheitas é hoje um pretexto perfeito para celebrar a vida, entre festas e convívios com quem mais gostas. 

As melhores festas e magustos de norte a sul

Portugal é um país cheio de festas e tradições e a época do Magusto não é diferente. O cheiro a castanhas assadas invade as ruas e os coretos e praças recebem curiosos e habitantes para celebrar e brindar com a famosa água pé. Pronto para viagem?

Festas de São Martinho em Penafiel

castanhas
Unsplash

De 8 a 20 de novembro, Penafiel volta a celebrar o São Martinho, uma das festas mais emblemáticas do Norte de Portugal. Durante quase duas semanas, a cidade enche-se de vida com magustos, provas de vinho novo, feiras de artesanato e gastronomia, atraindo milhares de visitantes. 

  • O ponto alto será a 11 de novembro, feriado na cidade, com a Eucaristia Solene, Procissão em honra de São Martinho e um magusto popular na Praça de S. Martinho.

Com castanhas assadas, vinho verde e muita animação, o São Martinho de Penafiel conta ainda com um programa extenso, que inclui a Rota Motard de São Martinho e o Passeio BTT “Sentir o São Martinho”, reforçando o espírito festivo e comunitário que faz desta celebração uma das mais genuínas do país.

Festa da Castanha em Marvão

Em Marvão, o São Martinho também tem prestígio, com a 41.ª Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, a decorrer nos dias 8 e 9 de novembro.

Poderás esperar quatro toneladas de castanha, 1.000 litros de vinho e três magustos que fazem desta vila alentejana o epicentro da celebração.

  • As variedades bárea, colarinha e bravo são as protagonistas, acompanhadas por artesanato, animação e uma Quinzena Gastronómica da Castanha em 15 restaurantes da região, que se prolonga até 23 de novembro.

Visita o maior assador de castanhas do mundo em Bragança

Segue para o norte, até Vinhais, no distrito de Bragança, e prepara-te para ver o “maior assador de castanhas do mundo”

  • A XX Rural Castanea - Festa da Castanha acontece entre 7 e 9 de novembro, com magusto permanente, música popular, chegas de touros, caminhadas e produtos regionais como mel, azeite, vinho e nozes — o verdadeiro retrato do outono transmontano.

Magustos à moda antiga: da Serra da Lousã ao coração do Algarve

Se preferes um São Martinho mais rústico, há opções de norte a sul:

  • A Feira de São Martinho de Alijó (11 de novembro) oferece castanhas, tripas e vinho novo logo pelas as 7h;
  • No Parque Biológico da Serra da Lousã, o Magusto Tradicional (12 de novembro, 14h30) promete castanhas, jeropiga e convívio em plena natureza;
  • Em Quarteira, o Magusto Solidário (9 de novembro, das 15h às 18h) aquece corações e apoia boas causas;
  • E na Póvoa Velha, em Seia, o Magusto à Antiga (22 de novembro) junta caminhada, almoço partilhado, caldo verde e petiscos à volta da fogueira.

Festas de São Martinho à moda de Lisboa

Na capital, o espírito é outro. O Maugusto da Musa, em Marvila, regressa para a oitava edição no dia 8 de novembro, com o lema “música pirosa, cerveja formosa e castanha gostosa”. 

  • Promete-se muita festa com DJ, comida típica de rua e uma série de invenções gastronómicas, como rabanadas de castanha, sendo que aqui se vive um São Martinho mais urbano que se quer diferente.

Magusto Cósmico em Fafe

Em Fafe, a celebração ganha um toque celestial. O Magusto Cósmico (que irá acontecer a 15 de novembro, às 17h) acontece na Quinta Biológica do Confurco e junta castanhas, vinho novo e observação astronómica com telescópios. 

  • Uma experiência única que mistura o calor da fogueira com a magia das estrelas e que te poderá despertar o interesse para os principais eventos astronómicos dos próximos anos, ou até, para o calendário lunar.

No dia de São Martinho, prova-se o vinho

festa das castanhas assadas
Pexels

Diz o povo que “no dia de São Martinho, prova-se o vinho”, portanto vale a pena percorrer as adegas do nosso país, que prometem celebrar a tradição.

  • De 8 a 11 de novembro, a Casa-Museu José Maria da Fonseca (Azeitão) convida-te a uma prova de vinhos premium com direito a castanhas e uma garrafa para levar para casa.
  • Em Reguengos de Monsaraz, a Adega José de Sousa oferece visitas guiadas e degustações; no Cartaxo, a Quinta do Sampayo organiza o seu Magusto (15 de novembro) com vinho, castanhas e música.

Outros destaques incluem:

  • Amphora Wine Day (Vidigueira, 15 de novembro);
  • São Martinho Solidário da Casa Ermelinda Freitas (Palmela, 9 de novembro);
  • Magusto da Quinta de Catralvos (Azeitão, 9 de novembro).

Festas paroquiais de São Martinho na Madeira 

Festas da castanha
Freepik

No Funchal, a Paróquia de São Martinho celebra duas festas tradicionais. No dia 9, há missa e procissão em honra de Nossa Senhora do Patrocínio, e no dia 11, a festa litúrgica de São Martinho, com música, barracas de vinho e castanhas e o tradicional lagar onde se prova o vinho novo. 

Um programa animado que combina fé, sentido de comunidade e os sabores mais dinâmicos do outono.

Outras festas de Magusto e outono em Portugal

Castanhas e água pé
Freepik

Quer escolhas o ambiente rústico das aldeias serranas, a animação das adegas ou a irreverência dos magustos urbanos, o importante é celebrar o espírito do São Martinho para partilhar, aquecer e brindar. 

A seguir deixamos-te com outros eventos onde não poderás perder as castanhas quentes

  • Feira de Chocolate de Grândola (7 a 9 de novembro);
  • 28.ª Festa da Vinha e do Vinho de Arruda dos Vinhos (6 a 9 de novembro);
  • Festa dos Sabores de Montanha, em Folgosinho (Gouveia) (14 a 16 de novembro);
  • Míscaros - Festival do Cogumelo, no Alcaide (Fundão) (12 a 16 de novembro);
  • Feira do Mel e da Castanha da Lousã e Festival do Moscatel de Palmela (21 a 23 de novembro);
  • Festival da Batata-Doce de Aljezur (28 a 30 de novembro). 

É tempo de aquecer o coração e celebrar as tradições portugueses ao longo do mês de novembro. Descobre o magusto mais perto de ti e brinda ao São Martinho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta