
O outono chegou ao nosso país este ano “mascarado” de verão. No entanto, os dias frios estão a preparar-se para chegar em força, à medida que avançamos no calendário. Se não queres voltar a passar as estações mais frias do ano embrulhado/a em mantas, então talvez esteja na hora de pensares em mudar de casa.
Para isso, o idealista vai ajudar-te a encontrar a tua próxima casa nova com recuperar de calor, com preços atrativos desde 250 mil euros. Garantimos-te que num destes imóveis de nova construção não passarás frio e terás o conforto que mereces e que tanto procuras.
Recuperador de calor: em que consiste este sistema de aquecimento?

Um recuperador de calor é um sistema de aquecimento vedado com o objetivo de aquecer um espaço de forma controlada, recuperando o calor do ar interior antes da sua eliminação. O calor que é produzido é normalmente gerado pela queima de combustível numa câmara de combustão, protegida por um vidro.
A produção de ar quente dissipa-se para o ambiente através de saídas próprias, gerando calor e conforto térmico em toda a casa nos dias mais frios. Uma das grandes diferenças entre este sistema e os sistemas tradicionais de aquecimento, como por exemplo as lareiras abertas, é que os recuperadores de calor são controlados e reduzem as perdas de energia e o consumo da mesma.
Uma mão cheia de benefícios

Agora que sabes do que se trata um recuperador de calor, vamos ver quais são as suas principais vantagens.
Melhor aproveitamento do calor
Ao contrário das lareiras tradicionais, que não têm a capacidade de aquecer toda a casa, os recuperadores de calor conseguem aproveitar o calor gerado, distribuindo-o por todo o imóvel. Deste modo, este sistema de aquecimento torna-se bastante mais proveitoso dado o seu maior rendimento.
Permitem a poupança de energia
O excelente rendimento dos recuperadores de calor permite a poupança de energia, sendo uma opção mais sustentável monetariamente. Esta poupança deve-se à possibilidade de regulação do ar pelas condutas, traduzindo-se numa redução dos valores na fatura mensal de eletricidade.
Amigo do ambiente e da saúde

Estes sistemas de aquecimento, embora precisem de uma entrada de ar frio e de uma saída para expulsar o monóxido de carbono, não exigem uma chaminé. Por esse motivo, as emissões de CO2 são inferiores às das lareiras tradicionais. Ao reduzirem a emissão de gases para a atmosfera, são considerados mais ecológicos e amigos do ambiente.
Além disso, também pelo facto de a câmara de combustão ser fechada, os gases libertados são direcionados para o exterior através das condutas, não enchendo a casa de fumos. Desta forma, o ar do interior da habitação mantém-se limpo, não emitindo riscos para a saúde respiratória dos seus residentes.
É um sistema muito mais seguro
Enquanto muitas das lareiras são abertas, não conferindo segurança a crianças ou animais, os recuperadores de calor possuem uma chapa de aço ou ferro fundido e uma porta em vidro, assegurando uma maior proteção contra fagulhas libertadas. Assim, com a porta bem fechada, o risco de incêndio ou queimaduras é praticamente nulo.
Estética elegante e futurista
Em termos estéticos os recuperadores de calor têm também mais pontos positivos em comparação com outros sistemas de aquecimento. Eles costumam apresentar um design que prima pela elegância e modernidade, enquadrando-se facilmente em qualquer espaço, sobretudo nas casas modernas de nova construção.
Recuperador de calor a pellets ou a lenha: qual o melhor?

Esta é uma das dúvidas que podem surgir quando estás à procura de uma casa nova com recuperador de calor. Algumas delas têm estes sistemas de aquecimento a pellets, enquanto outras contam com o funcionamento a lenha.
A diferença reside, sobretudo, a nível estético e ambiental. Em termos estéticos, tudo depende dos teus gostos. Caso prefiras um estilo mais contemporâneo, então o recuperador a pellets é o mais indicado para ti. Já se preferires um estilo que alia a modernidade ao tradicional, então opta por uma casa com recuperador de calor a lenha.
Em termos de sustentabilidade, os sistemas de aquecimento a pellets são mais recomendáveis, pois o seu sistema de combustão não depende do abate de árvores.
Dicas de limpeza e manutenção

Para uma maior segurança e longevidade deste sistema de aquecimento, recomendamos-te que faças uma limpeza e manutenção regular, respeitando algumas regras:
- Sempre que ligares o teu recuperador de calor, no final do dia deves verificar se há uma acumulação excessiva de cinzas ou qualquer outro sinal de problema.
- Além disso, todas as semanas durante as estações mais frias, que são quando dás uso a estes aparelhos, deves limpar o seu interior e o vidro cerâmico.
- Pelo menos uma vez por mês, deves também verificar o defletor, a peça metálica interna do aparelho responsável por desviar e prolongar o percurso dos gases quentes antes de estes serem libertados.
- O cordão de vedação, que é a faixa de material refratário ou de silicone que sela as portas de vidro, deve também ser verificado mensalmente.
- É recomendado agendares uma manutenção com um profissional, pelo menos uma vez por ano, para este verificar os componentes internos do recuperador de calor.
Encontra a casa nova pronta a estrear com todo o conforto que mereces
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta