Santander pediu reforço da garantia do Estado superior ao da verba total ainda disponível. BCP também vai avançar com pedido.
Comentários: 0
Garantia pública para jovens
Miranda Sarmento, ministro das Finanças Getty images

Nas últimas semanas, vários bancos pediram reforço das suas quotas da garantia pública, perante a elevada adesão pelos jovens a este apoio ao crédito habitação. Perante este cenário, o Governo vai aumentar a verba total destinada à garantia do Estado, que atualmente está em 1.550 milhões de euros.

Logo no início de janeiro, o Governo aprovou o reforço da garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos em 250 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e em 25,8 milhões de euros ao Banco CTT. Com estes pedidos extra, sobrou muito pouco dinheiro por atribuir à banca (menos de 90 milhões).

Dias depois, foi a vez do Santander pedir um reforço de 150 milhões de euros da sua quota da garantia do Estado para os jovens. Mas esta solicitação fez ultrapassar o dinheiro ainda disponível para atribuir, um cenário vai levar o Governo a aumentar a verba total da garantia pública, até porque apresenta baixo risco para as contas públicas, lê-se no Jornal de Negócios.

Ao que tudo indica, o pedido do Santander deverá obter luz verde por parte do Ministério das Finanças no final do mês, depois de Miranda Sarmento voltar do Fórum Económico Mundial em Davos, refere o mesmo jornal. E, além deste, a tutela também deverá receber um pedido de reforço da garantia pública por parte do BCP. Este cenário poderá levar as Finanças aumentar a verba total mais do que é preciso neste momento para acomodar estes e novos pedidos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta