Comentários: 0
Banca sobe créditos à habitação quando Euribor sobem, mas agora está contra a aplicação de taxas negativas
GTRES

Uma coisa nunca antes vista está a assustar os bancos portugueses e a preocupar o Banco de Portugal. As Euribor em vários prazos, na sequência das medidas de emergência do BCE para dinamizar a economia, estão em terreno negativo e, tal como acontece quando as taxas sobem, isso deveria refletir-se no custo dos créditos, nomeadamente, os empréstimos à habitação. Mas a banca nacional está contra.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) apresentou a sua oposição à aplicação de taxas negativas. No entanto, segundo escreve o Jornal de Negócios, a maioria dos contratos é omissa sobre esses juros, daí que esteja em aberto a possibilidade de descontar a taxa ao spread. Porém, vir a receber juros por um financiamento parece estar fora de questão.

Ainda não há uma posição oficial do Banco de Portugal sobre o assunto. O regular que deverá apresentar uma solução para este imbróglio está a analisar o impacto desta questão, que já antes tinha merecido uma posição da DECO, que considera que o ‘spread’ concedido deve acompanhar as taxas de juros negativas, de acordo com o diário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta