Riscos no crédito habitação

Casas (in)eficientes? Banca vai avaliar melhor risco dos créditos

Na hora de conceder um crédito habitação, os bancos têm em conta uma série de fatores para calcular os potenciais riscos de incumprimento e desvalorização dos imóveis hipotecados. E um deles tem ganho relevância nos nossos dias: a eficiência energética das casas. Foi por isso mesmo que Associação Portuguesa de Bancos (APB) e a ADENE resolveram avançar com um protocolo de cooperação, no qual vai ser partilhada informação sobre os certificados energéticos para “avaliar melhor o risco" dos créditos da casa. A ideia também passa por promover um financiamento mais sustentável no país.
Renegociação dos créditos habitação

Renegociação do crédito habitação: banca quer alargar prazos

As renegociações no crédito habitação dispararam em 2023, devido à rápida subida das taxas de juro. E há milhares de empréstimos a serem renegociados segundo as novas regras introduzidas pelo Governo no final do ano passado. Acontece que neste tipo de renegociações aplicam-se as maturidades máximas dos empréstimos consoante das idades, uma recomendação macroprudencial do Banco de Portugal (BdP). E é esta realidade que a Associação Portuguesa de Bancos (APB) propõe mudar, sugerindo alargar os prazos além dos limites impostos para este tipo de renegociações de crédito habitação.
Renegociar crédito habitação

Renegociar créditos da casa: faltam dados para medir taxas de esforço

As novas regras de renegociação dos créditos habitação foram aprovadas há dias pelo Governo e já estão a dar que falar. A banca está comprometida em cumprir o novo diploma, mas sente que há detalhes que precisam de ser afinados. Uma das dificuldades referidas pelo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) passa mesmo pelo processamento da informação, para calcular a taxa de esforço das famílias, que estão a pagar créditos habitação mais caros por via da subida da Euribor. “O mais complicado no diploma é lidar com uma informação que os bancos não têm”, alerta Vítor Bento.
Banca sobe créditos à habitação quando Euribor sobem, mas agora está contra a aplicação de taxas negativas

Banca sobe créditos à habitação quando Euribor sobem, mas agora está contra a aplicação de taxas negativas

Uma coisa nunca antes vista está a assustar os bancos portugueses e a preocupar o Banco de Portugal. As Euribor em vários prazos, na sequência das medidas de emergência do BCE para dinamizar a economia, estão em terreno negativo e, tal como acontece quando as taxas sobem, isso deveria refletir-se no custo dos créditos, nomeadamente, os empréstimos à habitação. Mas a banca nacional está contra.
Bancos querem regime especial para vender casas inacabadas

Bancos querem regime especial para vender casas inacabadas

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) quer criar um regime excecional para que os bancos possam vender casas por acabar, tendo entregue uma proposta ao Governo nesse sentido. Em causa estão os imóveis - em muitos casos empreendimentos - recebidos em dação em cumprimento por parte de construtores e promotores imobiliários incapazes de saldar as dívidas com os bancos nos últimos anos.
Rumores

Rumores

PS quer alargar regime simplificado de IRC para empresas até 500 mil euros: As propostas do PS para alterar a reforma do IRC dão hoje entrada no Parlamento. Os socialistas querem alargar o regime simplificado de IRC para as empresas com um volume de negócios até 500 mil euros.
Rumores

Rumores

Banca ameaça taxar utilizadores do multibanco: A utilização gratuita do multibanco pode estar a chegar ao fim. Bruxelas vai limitar as taxas aplicadas a comerciantes e a banca está a tentar arranjar alternativas.
rumores

rumores

irc a 19% só em 2017: a reforma do irc, que o centrista lobo xavier está a preparar, ambiciona uma redução da taxa efectiva de imposto para abaixo dos 20%, de forma a ser inferior à taxa média da ue.
Habitação: crédito malparado recuou para 2,4 mil milhões em dezembro

bancos apoiam resgate dos ppr para pagar a casa

o representante da associação portuguesa de bancos (apb) josé manuel faria disse esta terça-feira no parlamento que os bancos “não têm interesse em levantar obstáculos” ao resgate dos planos de poupança-reforma (ppr) e dos planos de poupança-reforma e educação (ppr/e) para pagamento das prestações d