
Banca critica excessiva regulação – e BdP diz que fortaleceu os bancos
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) criticou esta segunda-feira, dia 26 de maio, a excessiva regulação sobre a banca, enquanto a vice-governadora do Banco de Portugal considerou que a regulação fortaleceu os bancos e não impede os lucros.Em intervenções na Money Conference, esta se

Taxa variável no crédito da casa? Portugueses pouparam 20 mil milhões
As famílias portuguesas terão poupado cerca de mil milhões de euros por ano em encargos com o crédito habitação em mais de duas décadas. Isto porque durante o período em causa, entre 2003 e 2023, os mutuários optaram sobretudo por empréstimos bancários indexados a taxas de juro Euribor com taxa variável. Em causa estão estimativas da Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Casas (in)eficientes? Banca vai avaliar melhor risco dos créditos
Na hora de conceder um crédito habitação, os bancos têm em conta uma série de fatores para calcular os potenciais riscos de incumprimento e desvalorização dos imóveis hipotecados. E um deles tem ganho relevância nos nossos dias: a eficiência energética das casas. Foi por isso mesmo que Associação Portuguesa de Bancos (APB) e a ADENE resolveram avançar com um protocolo de cooperação, no qual vai ser partilhada informação sobre os certificados energéticos para “avaliar melhor o risco" dos créditos da casa. A ideia também passa por promover um financiamento mais sustentável no país.

Contas bancárias: que tipos existem e o que significam?
Vais abrir uma conta bancária e não sabes o que escolher? Nós ajudamos-te! Existem vários tipos de contas bancárias, por isso, podemos dividir as contas bancárias tendo em conta dois critérios: o objetivo e a titularidade.

Renegociação do crédito habitação: banca quer alargar prazos
As renegociações no crédito habitação dispararam em 2023, devido à rápida subida das taxas de juro. E há milhares de empréstimos a serem renegociados segundo as novas regras introduzidas pelo Governo no final do ano passado. Acontece que neste tipo de renegociações aplicam-se as maturidades máximas dos empréstimos consoante das idades, uma recomendação macroprudencial do Banco de Portugal (BdP). E é esta realidade que a Associação Portuguesa de Bancos (APB) propõe mudar, sugerindo alargar os prazos além dos limites impostos para este tipo de renegociações de crédito habitação.

Renegociar créditos da casa: faltam dados para medir taxas de esforço
As novas regras de renegociação dos créditos habitação foram aprovadas há dias pelo Governo e já estão a dar que falar. A banca está comprometida em cumprir o novo diploma, mas sente que há detalhes que precisam de ser afinados. Uma das dificuldades referidas pelo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) passa mesmo pelo processamento da informação, para calcular a taxa de esforço das famílias, que estão a pagar créditos habitação mais caros por via da subida da Euribor. “O mais complicado no diploma é lidar com uma informação que os bancos não têm”, alerta Vítor Bento.

Banca sobe créditos à habitação quando Euribor sobem, mas agora está contra a aplicação de taxas negativas
Uma coisa nunca antes vista está a assustar os bancos portugueses e a preocupar o Banco de Portugal. As Euribor em vários prazos, na sequência das medidas de emergência do BCE para dinamizar a economia, estão em terreno negativo e, tal como acontece quando as taxas sobem, isso deveria refletir-se no custo dos créditos, nomeadamente, os empréstimos à habitação. Mas a banca nacional está contra.

Bancos querem regime especial para vender casas inacabadas
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) quer criar um regime excecional para que os bancos possam vender casas por acabar, tendo entregue uma proposta ao Governo nesse sentido. Em causa estão os imóveis - em muitos casos empreendimentos - recebidos em dação em cumprimento por parte de construtores e promotores imobiliários incapazes de saldar as dívidas com os bancos nos últimos anos.

Rumores
PS quer alargar regime simplificado de IRC para empresas até 500 mil euros: As propostas do PS para alterar a reforma do IRC dão hoje entrada no Parlamento. Os socialistas querem alargar o regime simplificado de IRC para as empresas com um volume de negócios até 500 mil euros.

Rumores
Banca ameaça taxar utilizadores do multibanco: A utilização gratuita do multibanco pode estar a chegar ao fim. Bruxelas vai limitar as taxas aplicadas a comerciantes e a banca está a tentar arranjar alternativas.

rumores
irc a 19% só em 2017: a reforma do irc, que o centrista lobo xavier está a preparar, ambiciona uma redução da taxa efectiva de imposto para abaixo dos 20%, de forma a ser inferior à taxa média da ue.

bancos apoiam resgate dos ppr para pagar a casa
o representante da associação portuguesa de bancos (apb) josé manuel faria disse esta terça-feira no parlamento que os bancos “não têm interesse em levantar obstáculos” ao resgate dos planos de poupança-reforma (ppr) e dos planos de poupança-reforma e educação (ppr/e) para pagamento das prestações d

casas de bancos sem condições especiais
a proposta de alteração conjunta do psd e cds-pp trouxe uma novidade a incluir no regime geral do crédito à habitação. os partidos da maioria pretendem que os bancos não possam oferecer condições mais vantajosas na venda dos seus imóveis face ao restante mercado.

mais de metade das famílias com crédito à habitação ganha menos de 914 euros por mês
a grande maioria das famílias com crédito à habitação (quase 54%) tem um rendimento anual bruto até 12.804 euros, ou seja, em mais de 2,5 milhões de lares o rendimento total familiar não ultrapassa os 914 euros brutos por mês.

deco quer que entrega de casa salde dívida se valer 80% do empréstimo
a associação de defesa do consumidor (deco) quer que as pessoas possam entregar a casa ao banco para poderem saldar a dívida que contraíram com o crédito à habitação, desde que o imóvel seja avaliado em pelo menos 80% do valor em falta.

crédito à habitação: deco pede aos deputados soluções para combater sobreendividamento
a associação portuguesa para a defesa do consumidor (deco) é ouvida esta sexta-feira (dia 13) pelos deputados do grupo de trabalho dedicado aos contratos de crédito à habitação.

banca está contra a entrega de casas para liquidar dívidas
a banca quer travar a legislação das novas regras do crédito à habitação que estão a ser discutidas pelos partidos. entre as propostas em estudo está uma que prevê a possibilidade de entregar a casa ao banco para liquidar o empréstimo.

mudanças no crédito à habitação podem afectar 80% dos contratos
as medidas que estão a ser estudadas pelos deputados para contrariar os incumprimentos no crédito à habitação podem afectar 80% dos contratos, sendo que algumas podem “estimular o incumprimento”.

crédito à habitação: governo avança com pacote de ajuda a incumpridores
o banco de portugal (bdp) permitiu que o governo avance com o pacote inicial de medidas que visam ajudar as famílias sobreendividas.

prestação da casa sobe quase 300 euros com aumento dos “spreads”
os "spreads" no crédito à habitação vão continuar a subir e podem chegar a atingir o valor médio de 5% nos novos contratos nos próximos dois a três anos. um alerta deixado pelo presidente da associação portuguesa de bancos (apb), antónio de sousa.

prestação da casa vai continuar a aumentar
o presidente da associação portuguesa de bancos (apb), antónio de sousa, considera que a prestação do crédito à habitação vai continuar a subir. isto apesar de ontem os governadores do banco central europeu (bce) terem mantido a taxa de juro de referência para a zona euro nos 1,25%.