Novo crédito habitação bate recorde em 2025 de 23,3 mil milhões
Os bancos emprestaram 23,3 mil milhões de euros em crédito habitação em 2025, mais 5.900 milhões de euros do que em 2024 e o valor mais elevado desde 2014 (o início da série), segundo o Banco de Portugal.De acordo com o regulador e supervisor bancário, o aumento foi impulsionado sobretudo pelo crédi
Banca aperta critérios no crédito habitação – procura volta a subir
A procura por crédito habitação em Portugal voltou a aumentar na reta final de 2025, uma vez que continua a ser alimentada pelos novos apoios aos jovens para comprar casa.
Garantia pública cobre mais de 42% do crédito habitação jovem em 2025
Mais de 42% dos créditos para a compra de casa por jovens até aos 35 anos em 2025 foram feitos ao abrigo da garantia pública para o financiamento da primeira habitação, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).Entre janeiro e dezembro de 2025, foram feitos 59.832 contra
Prego a fundo no montante total de crédito habitação em Portugal
Prego a fundo na concessão de novos créditos habitação. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), relativos a dezembro de 2025, confirmam este cenário: o montante total de empréstimos para a compra de casa voltou a aumentar em termos anuais (10,2%), uma tendência que se verifica há dois anos, desde novembro de 2023. Trata-se, de resto, da maior subida em final de ano desde 2005.
Alerta do Banco de Portugal: descobre como evitar burlas e fraudes
Receber mensagens ou chamadas a reclamar pagamentos de serviços como energia, água, telecomunicações ou de entidades públicas tornou-se cada vez mais frequente, sendo muitas vezes tentativas comuns de fraude. Face a esta crescente onda de burlas, o Banco de Portugal (BdP) lançou, recentemente,
Governador do banco central da Croácia será novo vice-presidente do BCE
O Eurogrupo escolheu esta segunda-feira, dia 19 de janeiro, o governador do banco central da Croácia, Boris Vujčić, como vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), substituindo no cargo Luis de Guindos, cujo mandato termina no final de maio.Fontes europeias avançaram à agência Lusa que a escolh
Juros dos depósitos a prazo mantêm-se em novembro
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares manteve-se em novembro em cadeia em 1,37%, uma tendência observada também nos bancos da área do euro, divulgou esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, o Banco de Portugal (BdP).
Banca está a esticar prazos no crédito habitação – BdP quer pôr travão
Numa altura em que a compra de casa com crédito habitação está em alta, Álvaro Santos Pereira, governador do Banco de Portugal (BdP) alerta que as instituições bancárias estão a esticar os prazos dos novos contratos além dos limites recomendados, o que permite elevar os montantes emprestados.
Crescimento dos depósitos de particulares mantém-se em 4,4%
No final de novembro, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 199,9 mil milhões de euros, refletindo um ligeiro aumento face ao mês anterior, sobretudo nos depósitos à ordem. Já os depósitos a prazo também registaram crescimento, mas de menor expressão.
Subida do preço das casas é “risco mais premente” em Portugal
“Na última década e meia, a economia nacional mudou muito e para melhor”, avalia Álvaro Santos Pereira, governador do Banco de Portugal (BdP). Mas salienta também que nem tudo está feito, sendo preciso avançar com uma “nova onda de reformas estruturais que nos permitam crescer mais”.
Garantia pública no crédito da casa: bancos utilizaram 52,8% do valor total
Os bancos portugueses utilizaram até novembro 52,8% do montante total atribuído pelo Estado no âmbito da garantia pública para compra de casa por jovens até aos 35 anos, segundo dados divulgados esta segunda-feira (5 de janeiro de 2026) pelo Banco de Portugal (BdP). No total, são 626 milhões de euros ao abrigo desta garantia num acumulado de 22.933 contratos com um valor de 4.544 milhões de euros desde o início do ano.
Maioria do crédito habitação em Portugal tem taxa de esforço até 20%
Há poucos créditos habitação em Portugal que apresentam riscos de incumprimento para a banca.
Montante total de crédito habitação sempre a subir: acelera há 23 meses
O ano de 2025 confirmou algumas tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal, com a concessão de novos empréstimos a acelerar a bom ritmo, por exemplo, apesar dos preços das casas se manterem elevados. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), relativos a novembro de 2025, confirmam isto mesmo, tendo o montante total de empréstimos para habitação voltado a aumentar em termos anuais (9,8%), algo que aconteceu pelo 23º mês consecutivo.
Dívida das famílias, Estado e empresas cai para 857,7 mil milhões
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, recuou 8.700 milhões de euros em outubro face a setembro, para 857,7 mil milhões de euros, anunciou no dia 22 de dezembro de 2025, o Banco de Portugal (BdP). Deste total, 479,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 378,3 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).
Alta procura de crédito habitação resiste a ligeira subida da Euribor
O ano de 2025 veio confirmar tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal. A concessão de novos empréstimos correu a bom ritmo, sobretudo, a taxa mista. Os jovens compraram ainda mais casas com a ajuda da garantia pública, que se somou à isenção do IMT.
Casas vazias em Portugal: BdP explica porque existem e estão paradas
Portugal vive uma grave crise de acesso à habitação pautada por uma maior procura de casa, que não tem vindo a ser acompanhada por um aumento da oferta de alojamentos na mesma medida.
Euribor deverá cair em 2026 – mas investimento na habitação também
O Banco de Portugal (BdP) apresentou as suas previsões sobre a evolução da economia, investimento e inflação para os próximos anos. E trouxe boas e más notícias.
BdP passa a fiscalizar venda de crédito malparado a fundos
O Banco de Portugal passa a partir desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, a fiscalizar a venda de créditos malparado pelos bancos a empresas não financeiras e a poder aplicar multas em caso de incumprimento das regras.O Regime Jurídico da Cessão e Gestão de Créditos Bancários - que transpôs para a
Taxa de juro média de novo crédito habitação cai em outubro para 2,85%
A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, voltou a diminuir em outubro, pelo nono mês consecutivo, para 2,85%, numa variação influenciada apenas pela descida nos contratos renegociados, segundo o Banco de Portugal (BdP).
Juros dos depósitos a prazo sobem pela primeira vez em dois anos
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares em Portugal subiu em outubro em cadeia pela primeira vez desde dezembro de 2023, chegando aos 1,37%, divulgou o Banco de Portugal (BdP). No quadro europeu, a média também registou uma subida, de 0,03 p.p. em outubro, fixando-se em 1,81%.
'Stock' de crédito habitação acelera em outubro pelo 22º mês seguido
O ‘stock’ de empréstimos para habitação acelerou em outubro pelo 22º mês consecutivo, com um aumento homólogo de 9,4% para 109.100 milhões de euros, divulgou esta quinta-feira (27 de novembro de 2025) o Banco de Portugal (BdP).
Empréstimos entre particulares: dicas e cuidados a ter para evitar riscos
Pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa ou carro, por exemplo, é muito comum em Portugal. Mas também há quem opte por endividar-se com um particular, como um amigo ou familiar. Será esta uma boa decisão, de forma a não ter de recorrer a uma entidade financeira? Há, claro, cuidados a ter em conta para evitar riscos. “Quando o empréstimo não é formalizado de forma correta, podem surgir complicações legais e fiscais e rapidamente uma simples ajuda financeira pode transformar-se num risco elevado e com consequências imprevisíveis”, alerta a Deco, no artigo desta semana da Deco Alerta.
BdP: crédito habitação sem entrada é ignorar erros passados
O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, disse esta sexta-feira (dia 21 de novembro de 2026) que quem quer relaxar regras como a exigência de entrada no crédito habitação não aprendeu “com os erros do passado”.
Bancos portugueses obrigados a ter almofada contra crise na habitação
Os principais bancos a operar em Portugal vão estar obrigados a ter uma almofada financeira para se proteger numa eventual crise na habitação.
Auditoria à nova sede do BdP fora dos planos do Tribunal de Contas
Uma auditoria ao projeto de construção do novo edifício do Banco de Portugal não está nos planos do Tribunal de Contas (TdC), embora a instituição não exclua vir a analisar este dossier, diz a presidente do tribunal.“O Banco de Portugal (BdP) tem uma independência que não se compagina com a interven