O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Depósitos

Ritmo da poupança abranda pelo oitavo mês consecutivo

O 'stock' de depósitos de particulares aumentou 5,2% em junho, em termos homólogos, para 195.814 milhões de euros, desacelerando pelo oitavo mês consecutivo, divulgou o Banco de Portugal (BdP). Em maio, a taxa de variação anual (TVA) – exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas – tinha sido de 5,6%.
Nova sede do Banco de Portugal

Governo foi informado sobre compra da nova sede do BdP, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, confirmou na sexta-feira (dia 25 de julho) que o Ministério das Finanças conhece "todas as informações" sobre a compra das novas instalações da instituição em Lisboa e considerou "muito leviano" o leque de dúvidas levantadas. Em entrevista à RTP
Álvaro Santos Pereira

Governo nomeia Álvaro Santos Pereira como novo governador do BdP

O economista Álvaro Santos Pereira foi esta quinta-feira (24 de julho de 2025) escolhido para governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo no cargo a Mário Centeno, anunciou o Governo. A data da mudança ainda não é conhecida, mas só deverá acontecer em setembro, depois de Santos Pereira ser ouvido na Assembleia da República.
Nova sede do Banco de Portugal

Nova sede do Banco de Portugal em Lisboa: Governo pede auditoria à IGF

O Governo vai pedir uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças (IGF) sobre o processo de construção do novo edifício do Banco de Portugal (BdP), anunciou esta terça-feira (22 de julho de 2025) o Ministério das Finanças. Entretanto, Filipa Roseta, vereadora do Urbanismo da Câmara de Lisboa, diz não ter conhecimento de alterações ao projeto da unidade de execução de Entrecampos devido ao contrato-promessa de compra e venda para as futuras instalações do BdP.
Amortizar ou renegociar o crédito habitação

Renegociações e amortizações de crédito habitação em queda

As instituições bancárias em Portugal sentiram, em 2024, uma diminuição anual significativa quer do número de amortizações antecipadas, quer no número de contratos renegociados no universo de crédito habitação. No caso dos reembolsos antecipados, o Banco de Portugal diz que a descida dos juros “reduziu os incentivos”. E a queda das renegociações deveu-se ao “crescimento acentuado” observado em 2023, bem como ao aumento dos salários.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total emprestado sempre a subir

Os bancos estão a manter aberta a torneira do crédito habitação, isto numa altura em que se continuam a vender muitas casas – e mais caras. Segundo dados divulgados esta segunda-feira (30 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP), o montante total de empréstimos concedidos para a compra de casa voltou a aumentar em maio para 106,1 mil milhões de euros.
Património imobiliário das famílias

Riqueza das famílias cresce à “boleia” do imobiliário – mas menos

Boa parte (cerca de metade) da riqueza das famílias portugueses está alocada no património imobiliário, ou seja, nas casas que as pessoas possuem. Em 2024, o aumento do património não financeiro (ou seja, a habitação) foi de 4% face ao ano anterior para um total de 505.701 milhões de euros. Um crescimento homólogo, no entanto, inferior ao verificado em anos anteriores.
Seguro de proteção ao crédito

O que é o seguro de proteção ao crédito? Guia com perguntas e respostas

O seguro de proteção ao crédito é por vezes aconselhado pelos bancos e/ou instituições de crédito aquando da celebração de um contrato de crédito pessoal, para a compra de casa ou para outro efeito. Mas é obrigatório ou facultativo? E será que há vantagens em optar por este produto? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Novo crédito habitação

Novo crédito da casa recua – e taxa de juro média volta a descer

Em abril, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação abrandou face a março, tendo diminuído 195 milhões de euros, para 1.775 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (6 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Em queda está também a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa, que passou de 3,13% em março para 3,06% em abril, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Depósitos em Portugal

Stock de depósitos sobe – mas taxa de variação anual cai há seis meses

No final de abril de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 193,1 mil milhões de euros, mais 506 milhões de euros que em março e mais 897 milhões de euros que no período homólogo, segundo dados divulgados esta sexta-feira (30 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais alto desde que há registos: dezembro de 1979.
Investimento Direto do Exterior em Portugal

Investimento direto estrangeiro em Portugal em queda

O Investimento Direto do Exterior em Portugal (IDE) caiu 1.063 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, especialmente impactado pela redução de dívida. É, de resto, a primeira vez que o IDE recua no país desde o segundo trimestre de 2020, ou seja, em plena pandemia. Já o Investimento Direto de Portugal no Exterior (IPE) aumentou 1.321 milhões de euros. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (27 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP).