Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Bancos abriram a torneira do crédito à habitação em 2015

O número de novos contratos de crédito à habitação e o montante de crédito concedido aumentaram no ano passado 51% e 65%, respetivamente, face a 2014. Em causa estão dados que constam no Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho 2015, do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Portugueses ainda têm em sua posse 155,8 milhões de euros em notas de escudos

Os portugueses ainda têm em sua posse 155,8 milhões de euros em notas de escudos, sendo que, no final do ano passado, nas tesourarias do BdP foram trocadas notas de escudo no valor de 1,2 milhões de euros (74.694 notas). Em causa estão dados que constam no primeiro relatório anual da Emissão Monetária.

Notícia sobre:

Bancos emprestam mais de cinco milhões de euros por dia para a compra de carro

A compra de carro continua a ser um dos principais destinos do crédito ao consumo. Dos 2,3 mil milhões de euros emprestados desde o início do ano pelos bancos e financeiras, mais de 36% teve como destino o financiamento automóvel. Entre janeiro e maio foram emprestados mais de 860 milhões de euros, o que representa uma média de mais de cinco milhões de euros por dia.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: intermediários e simuladores vão passar a ser regulados pelo Banco de Portugal

O Banco de Portugal vai passar a regular a atividade de consultoria e de intermediação do crédito à habitação e ao consumo. Os profissionais destas atividades, entre 2016 e 2017, vão passar a estar sujeitos às regras do regulador, incorrendo em sanções diretas no caso de violação dos deveres de conduta e registo que terão de começar a cumprir.

Notícia sobre:

Salgado condenado a pagar 4 milhões de euros pelo Banco de Portugal

O caso BES começa a ter as primeiras consequências legais. Ricardo Salgado, ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo, acaba de ser condenado pelo Banco de Portugal (BdP) a pagar uma multa de 4 milhões de euros. Outros ex-administradores do grupo, Morais Pires (600 mil euros) e José Manuel Espírito Santo (525 mil euros), foram também condenados com penas graves no âmbito do primeiro dos cinco processos sancionatórios que o regulador abriu contra a comissão executiva do antigo BES.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: banca nunca emprestou tanto nos últimos cinco anos como em março

Ao longo dos últimos cinco anos, nunca houve um mês em que os bancos tenham concedido tanto crédito à habitação como em março passado. Nesse mês, a banca emprestou mais 491 milhões de euros para novos contratos de compra de casa, o que corresponde a um novo máximo desde 2011, e uma subida de 29% face a fevereiro.

Notícia sobre:

Dívida pública de Portugal volta a subir e aproxima-se de níveis históricos

A dívida pública portuguesa voltou a agravar-se, estando novamente mais próxima dos valores historicamente mais altos do endividamento do Estado. Depois de um mês de alívio, a dívida pública portuguesa aumentou em 1,7 mil milhões de euros em março.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Banco de Portugal ao lado dos bancos contra aplicação de taxas negativas

A tua prestação da casa tem vindo a descer com as Euribor negativas e tinhas a expetativa de que o banco viesse até a ter de pagar-te para compensar? Isso, quase de certeza, não irá acontecer. O Banco de Portugal veio dar razão aos bancos, que se têm recusado a fazê-lo. O regulador defende que as taxas negativas não devem ser aplicadas no crédito à habitação, porque isso levaria a um rombo na ordem dos 700 milhões de euros para os bancos e colocar em causa as condições de financiamento da economia.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: bancos estão a facilitar mais a concessão de empréstimos

Os bancos portugueses estão a começar a reduzir as restrições à concessão de crédito à habitação e, de uma forma global, mais disponíveis para aumentar o número de contratos de empréstimos para a compra de casa no mercado nacional. A informação foi veiculada pelo Banco de Portugal, com base nos resultados de abril de 2016 do inquérito à banca.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Queres comprar uma casa, mas o crédito malparado assusta-te? Explicamos-te tudo

Sabias que o crédito malparado voltou a subir em fevereiro e que o crédito à habitação continua a ser a principal origem dos montantes de crédito vencido dos particulares, sendo que 2,61% do total concedido está em situação de incumprimento? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Páginas