Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Desde 2010 que os bancos não emprestavam tanto para a casa – 4.931 milhões em seis meses

Os empréstimos para a compra de casa em Portugal somam e seguem – e batem recordes. No primeiro semestre, os bancos concederam 4.931 milhões de euros em crédito à habitação, o equivalente a 27 milhões por dia. Trata-se do valor mais elevado desde 2010.

Notícia sobre:

Bancos continuam a dar crédito à habitação (mas menos) e famílias fazem mais reembolsos que nunca

“O mercado de crédito à habitação cresceu em 2018, embora de forma menos expresiva do que nos anos anteriores”. Esta é uma das conclusões do Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho, revelado pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Procura de crédito à habitação aumentou e bancos antecipam novas subidas

A disponibilidade dos bancos para concederem crédito à habitação não parece estar a passar ao lado dos portugueses. A procura de financiamento para compra de casa subiu ligeiramente no 2º trimestre e os bancos preveem que aumente no 3º trimestre.

Notícia sobre:

Endividamento da economia portuguesa sobe para 729,6 mil milhões (um recorde)

O endividamento da economia portuguesa aumentou para 729,6 mil milhões de euros em maio, revelou esta quinta-feira (18 de julho de 2019) o Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um novo valor recorde.

Notícia sobre:

Já se pode reclamar do banco através da internet – explicamos como

Os clientes bancários já podem apresentar reclamações online ao Banco de Portugal (BdP). Como? Através do Livro de Reclamações Eletrónico.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 804 milhões de euros para a compra de casa em abril

A guerra dos spreads está ao rubro e os bancos continuam a estar disponíveis para financiar a compra de casa, embora a aparentemente a um ritmo mais lento. Em abril, foram concedidos 804 milhões de euros, mais que no período homólogo.

Notícia sobre:

Imobiliário, banca e economia ameaçados por “fuga” de não-residentes

O imobiliário português continua a estar "particularmente dependente" da procura de casa por parte de estrangeiros. O aviso é do BdP, que já veio alertar para os riscos de uma eventual “redução acentuada e brusca” da procura de imóveis por não-residentes.

Notícia sobre:

Preços das casas abrandam à boleia das recomendações do BdP à concessão de crédito

As recomendações do Banco de Portugal que visaram pôr um travão à concessão de crédito à habitação e ao consumo entraram em vigor a 1 de julho de 2018. Agora estarão a ter impacto também na subida dos preços das casas, que parece estar a abrandar.

Notícia sobre:

Ouro parado nos cofres do BdP valorizou 481 milhões de euros num ano

O ouro que está nos cofres do Banco de Portugal (BdP) rendeu quase 500 milhões de euros em 2018. As reservas mantiveram-se inalteradas, mas a valorização do ativo nos mercados internacionais deu ganhos ao banco central.

Notícia sobre:

Guerra no crédito à habitação: spreads em mínimos e empréstimos em máximos desde a troika

OS bancos estão ao rubro na luta por angariar mais clientes. Prova disso são as agressivas práticas comerciais que estão a adotar e que passam muito por usar baixos spreads como isco. E tudo aponta para novas descidas nos preços.

Notícia sobre: