Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Bancos emprestam mais de cinco milhões de euros por dia para a compra de carro

A compra de carro continua a ser um dos principais destinos do crédito ao consumo. Dos 2,3 mil milhões de euros emprestados desde o início do ano pelos bancos e financeiras, mais de 36% teve como destino o financiamento automóvel. Entre janeiro e maio foram emprestados mais de 860 milhões de euros, o que representa uma média de mais de cinco milhões de euros por dia.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: intermediários e simuladores vão passar a ser regulados pelo Banco de Portugal

O Banco de Portugal vai passar a regular a atividade de consultoria e de intermediação do crédito à habitação e ao consumo. Os profissionais destas atividades, entre 2016 e 2017, vão passar a estar sujeitos às regras do regulador, incorrendo em sanções diretas no caso de violação dos deveres de conduta e registo que terão de começar a cumprir.

Notícia sobre:

Salgado condenado a pagar 4 milhões de euros pelo Banco de Portugal

O caso BES começa a ter as primeiras consequências legais. Ricardo Salgado, ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo, acaba de ser condenado pelo Banco de Portugal (BdP) a pagar uma multa de 4 milhões de euros. Outros ex-administradores do grupo, Morais Pires (600 mil euros) e José Manuel Espírito Santo (525 mil euros), foram também condenados com penas graves no âmbito do primeiro dos cinco processos sancionatórios que o regulador abriu contra a comissão executiva do antigo BES.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: banca nunca emprestou tanto nos últimos cinco anos como em março

Ao longo dos últimos cinco anos, nunca houve um mês em que os bancos tenham concedido tanto crédito à habitação como em março passado. Nesse mês, a banca emprestou mais 491 milhões de euros para novos contratos de compra de casa, o que corresponde a um novo máximo desde 2011, e uma subida de 29% face a fevereiro.

Notícia sobre:

Dívida pública de Portugal volta a subir e aproxima-se de níveis históricos

A dívida pública portuguesa voltou a agravar-se, estando novamente mais próxima dos valores historicamente mais altos do endividamento do Estado. Depois de um mês de alívio, a dívida pública portuguesa aumentou em 1,7 mil milhões de euros em março.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Banco de Portugal ao lado dos bancos contra aplicação de taxas negativas

A tua prestação da casa tem vindo a descer com as Euribor negativas e tinhas a expetativa de que o banco viesse até a ter de pagar-te para compensar? Isso, quase de certeza, não irá acontecer. O Banco de Portugal veio dar razão aos bancos, que se têm recusado a fazê-lo. O regulador defende que as taxas negativas não devem ser aplicadas no crédito à habitação, porque isso levaria a um rombo na ordem dos 700 milhões de euros para os bancos e colocar em causa as condições de financiamento da economia.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: bancos estão a facilitar mais a concessão de empréstimos

Os bancos portugueses estão a começar a reduzir as restrições à concessão de crédito à habitação e, de uma forma global, mais disponíveis para aumentar o número de contratos de empréstimos para a compra de casa no mercado nacional. A informação foi veiculada pelo Banco de Portugal, com base nos resultados de abril de 2016 do inquérito à banca.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Queres comprar uma casa, mas o crédito malparado assusta-te? Explicamos-te tudo

Sabias que o crédito malparado voltou a subir em fevereiro e que o crédito à habitação continua a ser a principal origem dos montantes de crédito vencido dos particulares, sendo que 2,61% do total concedido está em situação de incumprimento? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Dunas Capital compra gestora portuguesa de ativos imobiliários Selecta

A gestora de património ibérica Dunas Capital acaba de acordar a aquisição de 100% do capital da Selecta, o segundo maior grupo independente de gestão de ativos imobiliários em Portugal e detentora de um património de 570 milhões de euros. A operação está prevista para estar concluída no primeiro trimestre de 2016, depois da aprovação do Banco de Portugal e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Notícia sobre:

Transferências bancárias: como recuperar o dinheiro se te enganares no destinatário

E se fizeres uma transferência bancária errada, como é que poderás recuperar o dinheiro? O Banco de Portugal veio esclarecer o que é preciso fazer nestes casos, depois de ter sido noticiado que o Novo Banco fez transferências por engano para contas de antigos clientes da Caixa Geral de Depósitos. Fica a saber o que terás então de fazer...

Notícia sobre:

Páginas