Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Bancos ganharam 132,1 milhões em 2017 com cartões de débito, pré-pagos e de crédito

Os bancos lucraram 132,1 milhões de euros em 2017 com a disponibilização de meios de pagamento como cartões de débito, pré-pagos e de crédito, sobretudo devido às comissões cobradas, conclui um estudo do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Maioria dos portugueses prefere pagar com dinheiro

A maioria dos pagamentos em Portugal é feito a dinheiro. Esta é uma das principais conclusões a retirar do estudo “Custos sociais dos instrumentos de pagamento de retalho em Portugal”, que o Banco de Portugal (BdP) divulga esta segunda-feira (28 de janeiro de 2019).

Notícia sobre:

Apreendidas 6.757 notas em seis meses: as de 50 euros foram as mais falsificadas

O Banco de Portugal retirou de circulação 6.757 notas falsas no segundo semestre de 2018, menos 4.533 que no semestre anterior. As mais falsificadas foram as de 50 euros, quando nos primeiros seis meses do ano tinham sido as de 20 euros.

Notícia sobre:

Atenção, há mais uma entidade não autorizada a conceder crédito em Portugal

O Banco de Portugal (BdP) detetou mais uma entidade que não está habilitada a exercer atividades de concessão de crédito em território nacional. A empresa em causa apresenta-se com a designação comercial CredEU.

Notícia sobre:

Sabes para que serve a política monetária? O BdP explica (com vídeo)

O objetivo primordial da política monetária da área do euro é a manutenção da estabilidade de preços, ou seja, a manutenção do poder de compra da moeda. Mas porque é que a estabilidade é tão importante? Como é que o Eurosistema mantém os preços estáveis e como são tomadas as decisões? O Banco de Portugal divulgou um vídeo onde dá resposta a esta e outras perguntas.

Notícia sobre:

Vais passar ou receber um cheque? Vale a pena recordar estas regras...

Ainda que os cheques sejam cada vez menos utilizados, continuam a ser responsáveis por um volume relevante dos pagamentos efetuados em Portugal. E porque a maioria das pessoas não está habituada a lidar com esta forma de pagamento, o BdP emitiu uma nota a recordar algumas regras básicas.

Notícia sobre:

Estado gastou quase 22 milhões em advogados em 2018

Os gastos do Estado na contratação de serviços de consultoria e representação jurídica subiram 63% no ano passado para um total de 21,7 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado dos últimos seis anos. O Banco de Portugal (BdP) voltou a ser o organismo público que mais gastou.

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda em novembro

Os empréstimos concedidos pelos bancos às famílias para a compra de casa diminuíram em novembro de 2018 face ao mês anterior. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), em novembro do ano passado, o stock do crédito à habitação era de 98.018 milhões de euros, menos 18 milhões que em outubro (98.037 milhões) e menos 716 milhões que em novembro de 2017 (98.734 milhões).

Notícia sobre:

Pedidos de intermediários de crédito ao BdP disparam em 2018

O Banco de Portugal (BdP) é responsável pela autorização e registo de todas as pessoas singulares ou coletivas que pretendam exercer a atividade de intermediário de crédito. Até 31 de dezembro foram recebidos 5.314 pedidos de autorização, dos quais 4.261 estavam, nesse dia, a ser analisados. Foram aprovadas 924 solicitações e recusadas 129.

Notícia sobre:

Receitas do alojamento e restauração subiram 15,8% em 2017 (para 12 mil milhões)

Em 2017, o setor do alojamento, restauração e similares representou 10% das empresas em Portugal (42 mil empresas), 9% das pessoas ao serviço (255 mil pessoas) e 3% do volume de negócios (12 mil milhões de euros), segundo um estudo divulgado pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre: