O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Novos contratos de crédito habitação

Novos contratos de crédito habitação: 71% têm taxa de juro mista

Os novos empréstimos à habitação com taxa de juro mista representaram, em setembro, 71% do total contratualizado nesse mês e 41% do ‘stock’ de crédito habitação, divulgou esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) o Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média dos novos financiamentos para a compra de casa, que incluem renegociações, diminuiu em setembro pelo oitavo mês consecutivo, para 2,84%, o valor mais baixo desde outubro de 2022.
Poupanças das famílias portuguesas

Poupanças: mais de 197 mil milhões de euros parados no banco

As poupanças das famílias portuguesas em depósitos bancários ultrapassaram os 197 mil milhões de euros em setembro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O valor representa um aumento de 193 milhões face a agosto e aproxima-se do recorde histórico registado em julho, ficando apenas 751 milhões abaixo desse máximo.
“Dívida das famílias, empresas e Estado aumenta para 857 mil milhões de euros

Dívida das famílias, empresas e Estado aumenta para 857 milhões de euros

O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou cerca de 3.200 milhões de euros em agosto face a julho, para 857.000 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, o Banco de Portugal (BdP). Deste total, 475.400 milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 381.600 milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).
Álvaro Santos Pereira

BdP defende controlo rigoroso dos algoritmos de concessão de crédito

O governador do Banco de Portugal disse esta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, que é preciso cautela com a inteligência artificial usada nas avaliações de créditos, pois pode excluir camadas da população e que os bancos devem responsabilizar-se pelo uso desses algoritmos. Álvaro Santos Pereira dedicou a sua intervenção de abertura no 10.º Fórum para a Supervisão Comportamental Bancária, sobretudo ao tema da transformação digital e aos benefícios, mas também riscos que acarreta.
Intermediários de crédito

Intermediários ganham força (e peso) no crédito habitação

Em 2024, a intermediação no crédito habitação e hipotecário representou mais de metade do número e do volume de empréstimos concedidos. Isso mesmo mostram os dados do Banco de Portugal (BdP): 56% dos mais de 125 mil contratos celebrados e 57% dos 17,9 mil milhões de euros que estes empréstimos totalizam foram concedidos através de intermediários de crédito.
Empréstimos

Empréstimos à habitação atingem 106,3 mil milhões de euros, diz BdP

Os empréstimos para habitação mantiveram em julho a trajetória de aceleração e aumentaram 8,1% em termos homólogos, o crescimento mais elevado desde agosto de 2008, somando 106.325 milhões de euros, segundo dados divulgados, no dia 28 de agosto de 2025, pelo Banco de Portugal (BdP). Em julho, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 8,0% face ao mesmo mês de 2024, também a maior taxa de variação anual desde agosto de 2008, somando 139.133 milhões de euros, mais 1.144 milhões do que em junho.