Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

TAEG no crédito à habitação mal aplicada por mais de metade dos bancos

A TAEG - Taxa Anual Efetiva Global reflete o custo total de um crédito à habitação para os clientes e é o indicador que permite avaliar com maior rigor a proposta mais vantajosa entre a oferta que há no mercado. Acontece que, em plena guerra por parte da banca para conceder mais empréstimos para a compra de casa, o Banco de Portugal veio dar a conhecer que a maioria das instituições financeiras está a calcular e a comunicar mal este valor. Aponta falhas, nomeadamente, nas FINE - Ficha de Informação Normalizada Europeia. 

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda devido a novas regras do BdP

A procura por crédito à habitação registou uma "ligeira" quebra nos primeiros três meses deste ano, na sequência da nova medida macroprudencial do Banco de Portugal sobre os novos contratos de financiamento para a compra de casa.

Notícia sobre:

O património imobiliário dos chefes do Banco de Portugal visto à lupa

A vice-governadora do BdP, Elisa Ferreira, é entre todos os membros da cúpula do regulador a que mais investe em imobiliário, mas não é a única. Todos os administradores do supervisor financeiro investem no setor, incluíndo Carlos Costa.

Notícia sobre:

Melhor arranque de ano desde 2010: bancos emprestaram 747 milhões para a casa em janeiro

Os bancos emprestaram 747 milhões de euros para a compra de casa em janeiro, menos que no mês anterior e mais que no período homólogo. Trata-se do valor mais elevado desde 2010 – tendo por base o mês de janeiro.

Notícia sobre:

O risco de se perder a casa em troca de crédito fácil...

O Banco de Portugal (BdP) lançou um alerta sobre a concessão de crédito fácil por entidades não autorizadas que "configuram, muito frequentemente, uma tentativa de obtenção de um benefício ilegítimo".

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 903 milhões de euros para a compra de casa em dezembro

O negócio do crédito à habitação está ao rubro, com os bancos a manterem-se bastante ativos neste campo e mostraram abertura para novos financiamentos. Em dezembro de 2018, emprestaram 903 milhões de euros para a compra de casa, mais que nos quatro meses anteriores e que no período homólogo (819 milhões de euros).

Notícia sobre:

Bancos ganharam 132,1 milhões em 2017 com cartões de débito, pré-pagos e de crédito

Os bancos lucraram 132,1 milhões de euros em 2017 com a disponibilização de meios de pagamento como cartões de débito, pré-pagos e de crédito, sobretudo devido às comissões cobradas, conclui um estudo do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Maioria dos portugueses prefere pagar com dinheiro

A maioria dos pagamentos em Portugal é feito a dinheiro. Esta é uma das principais conclusões a retirar do estudo “Custos sociais dos instrumentos de pagamento de retalho em Portugal”, que o Banco de Portugal (BdP) divulga esta segunda-feira (28 de janeiro de 2019).

Notícia sobre:

Apreendidas 6.757 notas em seis meses: as de 50 euros foram as mais falsificadas

O Banco de Portugal retirou de circulação 6.757 notas falsas no segundo semestre de 2018, menos 4.533 que no semestre anterior. As mais falsificadas foram as de 50 euros, quando nos primeiros seis meses do ano tinham sido as de 20 euros.

Notícia sobre:

Atenção, há mais uma entidade não autorizada a conceder crédito em Portugal

O Banco de Portugal (BdP) detetou mais uma entidade que não está habilitada a exercer atividades de concessão de crédito em território nacional. A empresa em causa apresenta-se com a designação comercial CredEU.

Notícia sobre: