Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Bancos emprestaram 804 milhões de euros para a compra de casa em abril

A guerra dos spreads está ao rubro e os bancos continuam a estar disponíveis para financiar a compra de casa, embora a aparentemente a um ritmo mais lento. Em abril, foram concedidos 804 milhões de euros, mais que no período homólogo.

Notícia sobre:

Imobiliário, banca e economia ameaçados por “fuga” de não-residentes

O imobiliário português continua a estar "particularmente dependente" da procura de casa por parte de estrangeiros. O aviso é do BdP, que já veio alertar para os riscos de uma eventual “redução acentuada e brusca” da procura de imóveis por não-residentes.

Notícia sobre:

Preços das casas abrandam à boleia das recomendações do BdP à concessão de crédito

As recomendações do Banco de Portugal que visaram pôr um travão à concessão de crédito à habitação e ao consumo entraram em vigor a 1 de julho de 2018. Agora estarão a ter impacto também na subida dos preços das casas, que parece estar a abrandar.

Notícia sobre:

Ouro parado nos cofres do BdP valorizou 481 milhões de euros num ano

O ouro que está nos cofres do Banco de Portugal (BdP) rendeu quase 500 milhões de euros em 2018. As reservas mantiveram-se inalteradas, mas a valorização do ativo nos mercados internacionais deu ganhos ao banco central.

Notícia sobre:

Guerra no crédito à habitação: spreads em mínimos e empréstimos em máximos desde a troika

OS bancos estão ao rubro na luta por angariar mais clientes. Prova disso são as agressivas práticas comerciais que estão a adotar e que passam muito por usar baixos spreads como isco. E tudo aponta para novas descidas nos preços.

Notícia sobre:

TAEG no crédito à habitação mal aplicada por mais de metade dos bancos

A TAEG - Taxa Anual Efetiva Global reflete o custo total de um crédito à habitação para os clientes e é o indicador que permite avaliar com maior rigor a proposta mais vantajosa entre a oferta que há no mercado. Acontece que, em plena guerra por parte da banca para conceder mais empréstimos para a compra de casa, o Banco de Portugal veio dar a conhecer que a maioria das instituições financeiras está a calcular e a comunicar mal este valor. Aponta falhas, nomeadamente, nas FINE - Ficha de Informação Normalizada Europeia. 

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda devido a novas regras do BdP

A procura por crédito à habitação registou uma "ligeira" quebra nos primeiros três meses deste ano, na sequência da nova medida macroprudencial do Banco de Portugal sobre os novos contratos de financiamento para a compra de casa.

Notícia sobre:

O património imobiliário dos chefes do Banco de Portugal visto à lupa

A vice-governadora do BdP, Elisa Ferreira, é entre todos os membros da cúpula do regulador a que mais investe em imobiliário, mas não é a única. Todos os administradores do supervisor financeiro investem no setor, incluíndo Carlos Costa.

Notícia sobre:

Melhor arranque de ano desde 2010: bancos emprestaram 747 milhões para a casa em janeiro

Os bancos emprestaram 747 milhões de euros para a compra de casa em janeiro, menos que no mês anterior e mais que no período homólogo. Trata-se do valor mais elevado desde 2010 – tendo por base o mês de janeiro.

Notícia sobre:

O risco de se perder a casa em troca de crédito fácil...

O Banco de Portugal (BdP) lançou um alerta sobre a concessão de crédito fácil por entidades não autorizadas que "configuram, muito frequentemente, uma tentativa de obtenção de um benefício ilegítimo".

Notícia sobre: