Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Banca vai vigiar todos os meses as famílias com sinais de não cumprir

O Banco de Portugal (BdP) quer que os bancos passem a avaliar mensalmente os indícios de incumprimento dos clientes, segundo os projetos de aviso e de instrução divulgados esta quarta-feira (8 de setembro de 2021), que estão em consulta pública até 21 de outubro.

Notícia sobre:

Crédito ao consumo dispara: consumidores endividaram-se em 16,6 milhões por dia

No primeiro semestre de 2021, os consumidores contrataram 2,7 milhões de euros por dia em crédito ao consumo concedido só através de cartões de crédito e linhas a descoberto, num total de 501 milhões de euros. Na totalidade dos novos créditos ao consumo, os portugueses endividaram-se em 16,6 milhões de euros por dia, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Números mostram que as famílias estão a endividar-se mais, havendo mais agregados a recorrer a este tipo de empréstimos para pagar despesas.

Notícia sobre:

Novo crédito à habitação em alta: bancos emprestaram 1.295 milhões em junho

Os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra de casa em 2021. Em junho, o volume de novas operações de crédito à habitação totalizou 1.295 milhões de euros, menos que no mês anterior (1.314 milhões), mas mais que no período homólogo (833 milhões). Trata-se de um dos valores mais elevados dos últimos anos, segundo dados divulgados esta segunda-feira (2 de agosto de 2021) pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Depósitos das famílias em máximos - 168,5 mil milhões em junho

Os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizaram 168,5 mil milhões de euros no final de junho, segundo dados divulgados esta terça-feira (28 de julho de 2021) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um valor record, o que significa que os portugueses estão cada vez a poupar mais, isto em tempos de pandemia da Covid-19. 

Notícia sobre:

Crédito à habitação: total dos empréstimos cai pela primeira vez desde dezembro de 2019

O total de empréstimos concedidos para efeitos de crédito à habitação baixou em junho para 94.793,9 milhões de euros. Trata-se do primeiro recuo desde dezembro de 2019, sendo este o valor mais baixo desde dezembro de 2020, segundo o Banco de Portugal.

Notícia sobre:

Crédito à habitação sobe 4,7% em ano de pandemia para 901,6 milhões por mês

Os bancos continuaram a mostrar disponibilidade para financiar a compra de casa em tempos de pandemia da Covid-19. Em 2020, foram concedidos, em média, 901,6 milhões de euros por mês em crédito à habitação, mais 4,7% que em 2019, revelou esta quinta-feira (22 de julho de 2021) o Banco de Portugal (BdP), adiantando que foram celebrados 7.553 contratos no ano passado, menos 1,9% que em 2019. 

Notícia sobre:

Endividamento da economia atinge recorde de 757,5 mil milhões em maio

“Em maio de 2021, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 757,5 mil milhões de euros, dos quais 346,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 411,1 mil milhões de euros ao setor privado”, revelou recentemente o Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais elevado de sempre.

Notícia sobre:

Procura por crédito à habitação regista ligeiro aumento em 2021

A procura por créditos à habitação registou um aumento, ainda que ligeiro, entre abril e junho de 2021 face ao período homólogo, revela o Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre: