Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Venda do Novo Banco dificultada por perdas que o banco poderá ter de assumir

O processo de venda do Novo Banco tem sido dificultado pelas perdas que o banco poderá ter de assumir, decorrentes de ativos problemáticos e processos judiciais em curso, e que nem potenciais compradores nem o Estado querem suportar.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 535 milhões para a compra de casa em novembro

Em novembro, os bancos emprestaram 535 milhões de euros para financiar a compra de casa, mais 79 milhões que em outubro. Trata-se do montante mais elevado desde junho, mês em que foram concedidos 587 milhões em crédito à habitação, e que se aproxima do valor verificado em março de 2011.

Notícia sobre:

Lone Star escolhido para negociar compra do Novo Banco, mas oferta tem riscos para as contas públicas

O fundo norte-americano Lone Star foi escolhido pelo Banco de Portugal para negociar diretamente a compra do Novo Banco, por apresentar a melhor oferta, ainda que esta apresente riscos para as contas públicas. As propostas dos outros dois candidatos (o consórcio Apollo/Centerbridge e o grupo China Minsheng Financial) não foram excluídas e podem ainda ser melhoradas. Já o BPI e o BCP que também entraram na corrida pelo Novo Banco não apresentaram propostas firmes e ficaram fora do processo final.

Notícia sobre:

Banco de Portugal negoceia compra de terrenos nas Laranjeiras para nova sede

O BCP está a negociar com o Banco de Portugal a venda de uns terrenos na zona das Laranjeiras/Alto dos Moinhos, onde o regulador do sistema financeiro pretende instalar a sua nova sede. Em causa está um conjunto de ativos imobiliários que chegaram a pertencer à família açoriana Bensaúde e que foram parar às mãos do BCP, depois de terem passado pelo património do falido empresário Carlos Saraiva.

Notícia sobre:

Empréstimos caem em novembro com redução dos créditos à habitação

Os empréstimos concedidos às famílias diminuíram 1,5% em novembro face ao mesmo mês do ano passado, com uma queda 2,6% nos créditos à habitação a ser atenuada por um aumento de 3,4% nos créditos ao consumo. Em causa estão dados do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

... E há cada vez mais empréstimos com taxa fixa

Os bancos estão a conceder cada vez mais empréstimos para a compra de casa com taxas fixas, deixando para segundo plano as taxas variáveis, que oscilam consoante a Euribor – está em valores negativos em todos os prazos há um ano. Entre janeiro e outubro, dos 4.629 milhões de euros concedidos em crédito à habitação, 32,8% (1.517 milhões de euros) já não depende da Euribor.

Notícia sobre:

Crédito aos consumidores com novas taxas máximas em 2017

Estás a pensar em pedir um novo crédito pessoal no próximo ano? Fica então a saber que o Banco de Portugal acaba de fixar novas taxas máximas aplicáveis aos contratos de crédito aos consumidores, que serão aplicadas no primeiro trimestre de 2017 e diferem das que agora estão a ser utilizadas. Desde o final de 2010 que o supervisor determina as taxas de juro máximas neste tipo de crédito para combater práticas de usura.

Notícia sobre:

Desigualdade entre ricos e pobres aumentou com a crise

Entre 2010 e 2013, a riqueza das famílias portuguesas não sofreu grandes alterações, mas a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres aumentou. Esta é uma das principais conclusões de um estudo do Banco de Portugal (BdP), que compara os resultados do Inquérito à Situação Financeira das Famílias Portuguesas (ISFF) de 2013, divulgado recentemente, com a sondagem de 2010.

Notícia sobre:

Novo crédito à habitação dado pela banca cai 2,7% em setembro

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares com o destino habitação continuam a baixar, tendo registado uma quebra de 2,7%em setembro face ao mesmo mês de 2015, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira.

Notícia sobre:

Sérgio Monteiro fica mais três meses no BdP para vender o Novo Banco

Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal (BdP) para o processo de venda do Novo Banco, foi convidado a ficar mais três meses nessa posição de forma a concluir o negócio. Desta forma, o antigo membro do Governo de Passos Coelho deverá permanecer à frente do processo de venda do Novo Banco até janeiro, data em que se prevê que a operação esteja fechada. No limite, a prestação de serviços acaba a 30 de abril.

Notícia sobre: