Antes de conceder um crédito à habitação, o banco analisa vários critérios. Especialistas dizem quais e porque são tão importantes.
Comentários: 0
O que se deve ter em conta antes de pedir um empréstimo para a compra de casa?
Photo by Amol Tyagi on Unsplash

Pedir um empréstimo para a compra de casa é uma grande responsabilidade. E não será fácil obter este financiamento, pelo menos se não forem cumpridos alguns requisitos fundamentais. O banco terá de avaliar vários critérios, nomeadamente os rendimentos e a estabilidade laboral. E claro, a idade também "entra nas contas". 

A pensar nisso, e porque este não é um tema tão simples quanto parece, preparámos uma lista com um conjunto de fatores e cuidados especiais que deves ter em conta caso estejas a pensar pedir um crédito à habitação. 

  • Estabilidade laboral

"É desejável que a tua experiência profissional numa determinada empresa seja de, pelo menos, um ano (2 anos se és trabalhador independente) e uma experiência profissional contínua de, pelo menos, 2 anos", explicam desde o idealista/créditohabitação.

  • Nível de rendimento

Ao decidir sobre um crédito à habitação, o banco deve assegurar que o cliente não pertence ao grupo de risco de não reembolso ou reembolso tardio de empréstimos. O nível de rendimento depende do montante possível de financiamento e da taxa de juro. Idealmente, a remuneração mensal deve ser inferior a três prestações mensais do empréstimo (menos de 30% da remuneração mensal).

  • Idade

A faixa etária ideal para obter um crédito habitação é de 25 a 55 anos. A idade mínima é de 18 anos e a idade máxima para completar o pagamento da hipoteca é de 75 anos. Os limites podem ser outros, dependendo da instituição de crédito.

  • Confiança no cliente

O limite do montante solicitado ao banco pode ser superior no caso de haver histórico de crédito positivo. Isto é, se uma pessoa já utilizou anteriormente os serviços de financiamento de um banco e, ao mesmo tempo, não teve problemas com o reembolso dos empréstimos.

  • LTV: Loan-To-Value

O LTV é o rácio entre o valor do empréstimo e a avaliação do imóvel.

"Se vais pedir um crédito à habitação, deves saber que nenhuma instituição te vai emprestar a totalidade do valor da casa e que quanto menos pedires menor será o risco para o banco, pelo que existe maior probabilidade de aprovação", lembram ainda os especialistas.

Por recomendação do Banco de Portugal (BdP), o LTV não deve ser superior a 90%, pelo que várias instituições não ultrapassam os 80% de empréstimo face ao valor da avaliação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade