Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Comprar casa

Últimas notícias sobre "Comprar casa" publicadas em idealista.pt/news

Bancos continuam a abrir a torneira do crédito à habitação em plena pandemia

O 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para efeitos de crédito à habitação voltou a subir em outubro, em plena pandemia, para 94.237 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado desde fevereiro de 2017 e acima dos 93.998 milhões de euros de setembro e dos 93.309 milhões de euros de outubro de 2019. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de financiamentos aos particulares aumentou para quase 120.042 milhões de euros, o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

Fim das moratórias vai trazer mais imóveis para o mercado

Os preços das casas subiram em flecha nos últimos anos, nomeadamente em Portugal, mas uma “nuvem” chamada pandemia pode fazer com que o crescimento abrande e que, por isso mesmo, se assista a uma descida generalizada dos mesmos. Um cenário já colocado em cima da mesa pela Comissão Europeia (CE) e pelas agências de notação financeira S&P e Moody's. Para Paulo Barros Trindade, presidente da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), é de esperar, de facto, uma “correção de preços, verificando-se já esse efeito no mercado de arrendamento”.

Notícia sobre:
As casas mais vistas de terca-feira

As casas mais vistas de terca-feira

 
Notícia sobre:

Preço das casas em Portugal vai cair no curto prazo, antecipa Bruxelas

Depois da escalada dos últimos anos, os preços da casas em Portugal começaram a desacelerar no segundo trimestre de 2020. E a expetativa da Comissão Europeia (CE) é que venham a cair mais, no curto prazo. Sem apontar estimativas em forma de número, Bruxelas antecipa uma tendência de baixa dos preços da habitação no mercado português, atribuindo "culpas" à pandemia, mas dizendo que também o reforço da oferta de nova construção residencial deverá contribuir para este fenómeno de ajustamento. Por outro lado, o relatório da 12ª missão de avaliação pós-programa de ajustamento económico destaca a resiliência que o setor imobiliário tem mostrado nesta crise.

Notícia sobre:
UBS

A taxa de esforço para arrendar e comprar uma casa no centro das grandes cidades mundiais

Em 17 das 25 principais cidades do mundo, analisadas pelo banco suíço UBS (não há portuguesas contempladas no estudo), são necessários mais de 25 anos a arrendar uma casa para rentabilizar a sua compra - um apartamento com 60 metros quadrados (m2) localizado no centro dessas mesmas metrópoles. Em Hong Kong, a taxa de esforço para comprar uma casa com 60 m2 no centro da cidade é 20 anos, ou seja, é preciso trabalhar duas décadas para se conseguir comprar o imóvel em causa. Já Munique (Alemanha) lidera o ranking das cidades onde é necessário arrendar a casa mais tempo, 39 anos, para que seja rentável comprá-la.

Notícia sobre:

Quais os fatores a ter em conta na hora de escolher uma casa para comprar?

O momento que antecede a contratação de um crédito à habitação é a escolha da casa. E para que não sejas surpreendido com a avaliação bancária do imóvel, é importante teres em consideração diversos fatores quando tomares essa decisão. Será fundamental, por exemplo, obter informações sobre o desenvolvimento de projetos urbanísticos na zona, tráfego e acessibilidade por vários meios de transporte. Mas há outros. A pensar nisso, preparámos uma lista de pormenores aos quais deves prestar atenção.

Notícia sobre:

Vender a casa sozinho? 6 motivos para que corra mal

O impacto deixado pela pandemia da Covid-19 teima em deixar rasto, mas o setor imobilliário, nomeadamente o segmento residencial, parece estar a resistir com “unhas e dentes” à conjuntura atual. E mesmo quando o mercado está aparentemente fácil para vender, a decisão de alienar a casa por conta própria – à “moda” do DIY (Do It Youself/Faz Tu Mesmo) – pode ser um plano furado. Esta é, pelo menos, a garantia dada por Massimo Forte, consultor independente especializado em mediação imobiliária.

Notícia sobre:

Estrangeiros continuam interessados em comprar casa no litoral de Portugal, Espanha e Itália

O sul da Europa continua atraente para os investidores estrangeiros, apesar do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado imobiliário. Analisámos a oferta e a procura de habitação nas zonas costeiras de Portugal, Espanha e Itália, com as estatísticas do idealista/data do terceiro trimestre de 2020, onde o bom clima e a praia continuam a atrair estrangeiros para comprar uma casa. Entre junho e setembro, EUA, Reino Unido e Alemanha, destacaram-se como países mais ativos na procura de propriedades localizadas junto à costa.

Notícia sobre:
Pedro Góis

"Mudei de Campo de Ourique para a Charneca de Caparica, porque a vida mudou"

Programa Nacional de Habitação será entregue no Parlamento em 2021

O Programa Nacional de Habitação será entregue pelo Governo no Parlamento em 2021, anunciou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, destacando o trabalho que está a ser desenvolvido com os municípios nesta área. 

Notícia sobre: