Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Comprar casa

Últimas notícias sobre "Comprar casa" publicadas em idealista.pt/news

PRR: o que muda quando há insolvência da construtora? Governo garante proteção das famílias

Um particular assina um contrato de promessa de compra de uma nova casa, paga um sinal e instala-se no novo lar. Em falta fica apenas a escritura para selar o negócio. Mas o que acontece se a construtora declarar insolvência e anular o negócio antes da assinatura final? Hoje, esta questão tem sido enquadrada por jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça, que protege as famílias, que têm direito de retenção, concedendo-lhes uma indeminização – o dobro do sinal pago, de acordo com o Código Civil. Mas as duas linhas escritas dos documentos anexos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dedicadas aos processos de insolvência geraram dúvidas entre os especialistas sobre uma possível alteração da posição da banca face à das famílias. Mas o que sugere afinal?

Notícia sobre:

O que é (e como pedir) o crédito à habitação para não residentes?

Com a realidade do teletrabalho cada vez mais presente, aumentou o número de pessoas interessadas em mudar-se para Portugal à procura de um clima melhor. Tudo isto faz com que se fale mais de crédito à habitação para não residentes. Mas, afinal, que empréstimos bancários são estes, quais as suas características e como se podem solicitar? Respondemos com a ajuda de especialistas.

Notícia sobre:
As casas mais vistas de terca-feira

As casas mais vistas de terca-feira

 
Notícia sobre:

Balcão Casa Pronta: o que é e para que serve este serviço que facilita a compra e venda de imóveis

O balcão Casa Pronta, disponibilizado pelos serviços do Ministério da Justiça, permite realizar de forma imediata várias formalidades necessárias à compra e venda, doação, permuta, dação, pagamento, de prédios urbanos, mistos ou rústicos, com ou sem recurso a crédito bancário, à transferência de um empréstimo bancário para compra de casa de um banco para outro ou à realização de um empréstimo garantido por uma hipoteca sobre a casa, num único balcão de atendimento. Mas, afinal, como funciona e quanto custa?

Notícia sobre:

Bancos abrem a torneira do crédito à habitação: novos empréstimos em máximos de janeiro de 2008

Os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra de casa, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. Só em março de 2021 foram emprestados (novos contratos de crédito à habitação) 1.382 milhões de euros, bem mais que no mês anterior (999 milhões) e no período homólogo (952 milhões). Trata-se, de resto, do valor mais elevado desde janeiro de 2008, mês em que foram concedidos 1.522 milhões de euros de crédito à habitação. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (6 de maio de 2021) pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Que esperar da mediação e do imobiliário em 2021? Certezas e previsões pelos “olhos” de especialistas

O que esperar da mediação e do setor imobiliário em 2021? Que certezas há e que dúvidas persistem num cenário ainda de crise pandémica? Desafiámos Gonçalo Nascimento Rodrigues e Massimo Forte, especialistas em imobiliário, a responder a estas e outras perguntas, numa entrevista/conversa onde se abordaram vários temas relacionados com o setor, como por exemplo os preços das casas, o mercado de arrendamento, a construção nova e o investimento estrangeiro. “O que espero de 2021 para o mercado imobiliário em Portugal, com muita sinceridade, à partida não é muito diferente daquilo que ocorreu em 2020”, diz Gonçalo, salientando que os investidores estrangeiros não desapareceram nem fugiram do país.

Notícia sobre:

Comprar ou arrendar casa, eis a questão? Ser inquilino pode ficar mais caro

Comprar ou arrendar casa, eis a questão? Esta será, seguramente, uma das dúvidas com que muitas pessoas/famílias se deparam na hora de mudar de habitação ou, por exemplo, de sair de casa dos pais. Segundo um estudo realizado pela Remax, a aquisição de um imóvel para habitação pode acarretar um menor esforço financeiro para as famílias do que a opção de ser inquilino, podendo a poupança mensal pode chegar aos 260 euros. 

Notícia sobre: