Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação em Portugal

Últimas notícias sobre "Crédito à habitação em Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Reabertura de período de adesão a moratórias bancárias com “luz verde” de Marcelo

O diploma do Governo que reabre o período de adesão às moratórias bancárias até 31 de março de 2021 foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou o Presidente da República, esta segunda-feira (28 de dezembro de 2020), no site da presidência.

Notícia sobre:

Consumo de cimento em máximos e licenciamentos recuam com a pandemia

Nos primeiros 10 meses de 2020, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 9,3% em termos homólogos, totalizando cerca de três milhões de toneladas. Trata-se de um volume que, a dois meses do final do ano, supera já o valor anual médio registado desde 2011. Em sentido inverso encontra-se o licenciamento municipal de edifícios habitacionais, que recuou 2,1% em termos homólogos, “em resultado de uma estabilização na construção nova e de uma contração de 8,8% nas obras de reabilitação licenciadas”, revelou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Mais-valias na venda de casas: pagar o crédito à habitação deixa de dar isenção de IRS

Pagar (ou amortizar) o crédito à habitação com o dinheiro da venda da casa deixa de dar isenção de IRS sobre a mais-valia a partir de 2021. Em causa está um regime excecional criado em 2015 que acaba este ano, ou seja, a partir de 2021 regressa-se à regra geral, o que significa que a isenção do pagamento de mais-valias aquando da venda de uma casa só é possível se houver reinvestimento numa nova habitação.

Notícia sobre:

Agravamento do spread da casa: em que situações não pode acontecer?

São vários os motivos que te podem levar a alterar as características ou condições do teu crédito à habitação, tais como redução de vinculação, divórcio ou dissolução de união de facto, mudança de local de trabalho, troca de casa, substituição de fiadores, entre outros. Mas será que isso se pode traduzir num agravamento das condições? Nem sempre. Existem várias situações protegidas por lei.

Notícia sobre:

Pagar a prestação da casa com o PPR? Sim, é possível

Os Planos Poupança Reforma (PPR) foram criados para incentivar a poupança e são especialmente atrativos pelos benefícios fiscais que proporcionam. A perspetiva de investimento nestas soluções de poupança é de longo prazo, mas, ainda assim, existem várias circunstâncias que te podem levar a optar pelo resgate das mesmas, nomeadamente para o pagamento de prestações do crédito à habitação.

Notícia sobre:

Banca volta a dar mais crédito para a compra de casa

O 'stock' dos financiamentos para a compra de casa voltou a subir em setembro, sete meses depois do início da pandemia, e atingiu os 93.998 milhões de euros. Um valor que está acima dos 93.786 milhões de euros de agosto e dos 92.909 milhões de euros de setembro de 2019, e que também já é, de resto, o mais alto desde abril de 2017. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de empréstimos aos particulares aumentou para 119.831 milhões de euros no mês passado, face aos 119.519 milhões de euros de agosto e aos 118.205 milhões de euros do mês homólogo - o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

Que responsabilidades tem o fiador de um crédito à habitação?

A apresentação de fiadores numa operação de crédito, apesar de aumentar a probabilidade de aprovação do mesmo, não dispensa a necessidade dos titulares do crédito terem condições de responder às obrigações do empréstimo. Na maioria dos casos, a apresentação de fiadores surge da necessidade de responder a situações profissionais ou financeiras mais incertas, tais como contratos de trabalho a termo certo ou rendimentos sazonais, por exemplo. Mas quais são, afinal, as responsabilidades de um fiador? Os especialistas do idealista/credito à habitação esclarecem.

Notícia sobre:

Portugal é o rei da Europa no peso das moratórias no crédito total concedido pelos bancos

Entre 27 de março e final de agosto, os bancos receberam pedidos para moratórias relativas a 787.807 contratos de crédito, tendo sido aplicada esta medida a 726.996 contratos – a maioria dos empréstimos abrangidos pelas moratórias (42,9%) são relativos a financiamentos para habitação própria permanente e outros créditos hipotecários. Números que fazem com que os bancos nacionais sejam, à escala europeia, os que têm a maior proporção de moratórias em relação ao crédito total: representam perto de 22% do crédito, mostra o relatório da DBRS.

Notícia sobre:

Crédito da casa e seguros de vida: o que significam os termos ITP e IAD?

Comprar uma casa é uma decisão de grande responsabilidade, e é fundamental estar consciente de todos custos envolvidos no processo. Saber escolher o melhor seguro de vida associado ao empréstimo da casa é, por exemplo, muito importante. Não basta analisar a apenas o preço, mas é preciso estar atento às coberturas, exclusões e condições, antes de assinar qualquer contrato. IAD ou ITP são dois tipos de seguros de vida, e hoje explicamos-te as suas diferenças.

Notícia sobre: