Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação em Portugal

Últimas notícias sobre "Crédito à habitação em Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Guerra de spreads abre a porta a maior risco de incumprimento na prestação da casa

A guerra dos spreads no crédito à habitação continua ao rubro. Mas esta descida contínua das taxas que os bancos cobram para financiar a compra de casa pode abrir a porta a um maior nível de incumprimento do crédito no futuro. O alerta é do BdP.

Notícia sobre:

Acabaram-se as ofertas de “crédito autorizado” e nasceram os pedidos de empréstimos online

As instituições financeiras não podem comercializar produtos de crédito com a indicação de haver montantes “autorizados” ou “pré-aprovados”. Só poderão utilizar a indicação de crédito “pré-avaliado”.

Notícia sobre:

Bancos estão a dar menos crédito à habitação

Os empréstimos concedidos pelos bancos às famílias para a compra de casa diminuíram em abril deste ano, face a período homólogo. Segundo o Banco de Portugal (BdP), os empréstimos para compra de casa em abril totalizaram 97.201 milhões de euros.

Notícia sobre:

Quantos anos é preciso trabalhar para comprar uma casa de 100 m2 em Portugal?

Em Lisboa seriam precisos 45 anos de trabalho para comprar uma casa de 100 m2. Em Coimbra, a mesma casa exigiria 23 anos de esforço. Em Castelo Branco, 15 anos seriam suficientes.

Notícia sobre:

Taxa fixa mais longa no crédito à habitação: o que podes ganhar com a nova luta da banca

Com a Euribor a manter-se em terreno negativo, os bancos estão cada vez mais empenhados em atrair os clientes do crédito à habitação para taxas fixas em vez dos juros variáveis. Mas será que as taxas fixas compensam?

Notícia sobre:
Vista panorâmica da cidade do Porto / Sadie Teper/Unsplash

As notícias que marcaram o setor imobiliário em 2018

2018 foi, à semelhança dos últimos anos, muito animado – e atribulado – no que diz respeito ao setor imobiliário. Há novas regras no Alojamento Local (AL) e no crédito à habitação, os preços das casas continuam a subir em termos homólogos, apesar de haver sinais de abrandamento, e a aposta na obra nova parece ter vindo para ficar. Pelo meio, o Porto está cada vez mais no radar.  

Notícia sobre:

BE quer que entrega da casa ao banco passe a liquidar o empréstimo

O BE quer que a entrega de uma casa ao banco passe a liquidar automaticamente o empréstimo bancário contraído para aquisição do imóvel e propõe a criação de um Serviço Nacional de Habitação. As medidas constam da proposta de Lei de Bases de Habitação que o partido entregou no Parlamento.

Notícia sobre:

Depois da Troika, a bonança: crédito para a compra de casa ao rubro

Atravessada a crise, e os anos da Troika, os bancos voltaram a abrir a “torneira” do crédito para a compra de casa. Há seis meses consecutivos que o “stock” de empréstimos está a crescer, depois de vários anos de quedas, e de um ligeiro arrefecimento nos meses de verão. O montante emprestado está em máximos de mais de um ano.

Notícia sobre:

FMI atento à subida do preço das casas na Europa e ao aumento do crédito

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que medidas dirigidas a quem empresta e a quem pede dinheiro ao banco para comprar casa podem ser “úteis” para evitar riscos financeiros na economia. A entidade liderada por Christine Lagarde diz estar atenta à subida de preços no setor imobiliário e ao aumento da concessão de crédito à habitação.

Notícia sobre:

Risco de bolha imobiliária em Portugal é “mínimo”, diz Faria de Oliveira

Bolha imobiliária em Portugal? Há esse em risco? O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Fernando Faria de Oliveira, diz que não, considerando que a probabilidade de haver um risco sério em Portugal “é mínima”. O responsável garante, de resto, que há “grande tranquilidade” relativamente à evolução do setor.

Notícia sobre: