Crédito habitação a 100% para todos sem consenso na banca portuguesa
Atualmente, as regras macroprudenciais do Banco de Portugal (BdP) permitem financiar créditos habitação até um máximo de 90% do valor do imóvel. Estas são as regras gerais, que só são contornadas pela garantia pública que financia a 100% compra da primeira casa pelos jovens até aos 35 anos.
CGD pede reforço de 250 milhões para apoiar crédito habitação jovem
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito habitação para jovens. Até ao momento, o banco público concedeu 1.300 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa a jovens através deste mecanismo de apoio do Estado, no total de mais de 6.650 operações contratadas ou em fase final de processo. Já os pedidos de financiamento ascendem a mais de 12.800, no total de mais de 2.500 milhões de euros.
25% do crédito habitação concedido até setembro teve garantia pública
Os jovens até aos 35 anos já utilizaram cerca de 40,3% do montante total atribuído para a garantia pública na compra de casa, que representou 25,3% do total de crédito à habitação contratado até setembro.
Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, desde o início do ano já foram utilizados 478 milhões de euros ao abrigo deste regime que permite ao Estado garantir, enquanto fiador, até 15% do valor da transação.
Fogos licenciados em construções novas com aumento de 23,1%
Entre janeiro e agosto deste ano, verificou-se um aumento de 23,1% nos fogos licenciados em construções novas, subindo para um total de 27.295 alojamentos.
Crédito habitação continua a acelerar e atinge 108,1 mil milhões
Os indicadores do mercado de crédito voltaram a ganhar dinamismo em setembro de 2025, com destaque para o financiamento à compra de casa. Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, os empréstimos para habitação cresceram 8,9% em termos anuais, registando a 21.ª aceleração consecutiva. Também os depósitos das famílias recuperaram ritmo, após vários meses de desaceleração.
Altos preços: famílias com novo crédito da casa 25% mais caro em 2 anos
A rápida subida dos preços das casas em Portugal deixa as famílias sem grande margem de manobra: quem quer comprar casa acaba por fazê-lo por valores mais elevados do que num passado recente.
Garantia pública no crédito habitação reforçada com 350 milhões
O Governo vai reforçar a garantia pública que apoia os jovens na compra da primeira habitação com 350 milhões de euros, elevando o montante total de 1.200 para 1.550 milhões de euros. A medida surge após forte adesão desde o arranque do regime, que permite que o financiamento do imóvel seja garantido a 100% pelo sistema financeiro.
Euribor a subir: novos créditos habitação ficam (um pouco) mais caros
Não há boas notícias para quem está a pensar contratar um crédito habitação em setembro. As taxas Euribor subiram para todos os prazos em agosto face a julho, elevando ligeiramente as prestações da casa.
Garantia pública estimula cada vez mais jovens a comprar casa usada
A procura por crédito habitação com garantia pública entre jovens até aos 35 anos continua a ganhar ritmo. Em julho, o número de contratos neste regime aumentou 6,1% face a junho, enquanto o montante financiado cresceu 6,5%, segundo dados do Banco de Portugal. O mesmo mês foram assinados 2,4 mil contratos de crédito com garantia do Estado, num total de 475 milhões de euros. Estes empréstimos representaram 45,6% dos contratos e 46,8% do montante global contratados por jovens para aquisição de habitação própria e permanente.
Crise na habitação começa a ficar “insustentável”, alerta banca
Com o custo da habitação a subir mês após mês e a atingir recordes, a banca em Portugal alerta que este cenário “começa a ficar insustentável”. Isto porque não se perspetiva no horizonte um abrandamento ou até redução dos preços das casas.
Valor do m2 das casas para a banca atinge novo máximo em junho de 2025
Os bancos continuam a valorizar as casas, quando são avaliadas no âmbito de pedidos de crédito habitação. Em junho de 2025, o valor mediano da avaliação bancária da habitação voltou a subir, fixando-se nos 1.911 euros por metro quadrado (euros/m2). Trata-se de um novo máximo histórico. Esta evolução representa um crescimento de 1,3% face ao mês anterior e um expressivo aumento homólogo de 18,1%.
Casa com dívidas? Descobre como vender sem complicações
Vender uma casa com dívidas pode parecer complicado, mas é possível — e, com a abordagem certa, até mais simples do que imaginas.
Queres comprar casa? Estratégias para juntar o dinheiro da entrada
Sonhas comprar casa, mas só de pensares no dinheiro que precisas de juntar para a entrada já ficas a suar?
Isenção de mais-valias só para créditos habitação concedidos até 2023
A regra do Mais Habitação que isenta de IRS mais-valias da venda de uma casa se os ganhos servirem para amortizar um crédito à habitação só se aplica a empréstimos contraídos antes da lei, de 07 de outubro de 2023.O esclarecimento é feito pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) numa informação v
Crédito habitação: juros caem para valor mais baixo desde maio de 2023
Há boas notícias para quem está a pagar crédito habitação ao banco. Os juros para a totalidade dos contratos estão a cair há mais de um ano, tendo diminuído para 3,570% em maio, o valor mais baixo em dois anos.
Intermediários de crédito (habitação) vão poder publicitar a sua marca
Os intermediários de crédito vão passar a poder publicitar as suas marcas a partir de julho, o que até agora não era possível pelas regras do Banco de Portugal, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Intermediários de Crédito (ANICA).Segundo o presidente da ANICA, Tiago Vilaça, ao abrig
Crédito habitação: posso amortizar sem pagar comissões?
Amortizar antecipadamente o crédito habitação é uma forma eficaz de reduzir a prestação mensal e os juros totais a pagar ao banco. Para quem tem uma poupança disponível, esta pode ser uma decisão financeiramente vantajosa, mesmo que o valor não seja muito elevado.
Pedir crédito habitação depois dos 55 anos: o que implica?
Boa parte da população pensa que os créditos habitação estão reservados para os jovens adultos. Como o pagamento tende a ser a longo prazo, nem se considera a possibilidade de haver crédito habitação depois dos 55 anos.
Comprar casa com isenção de IMT: medida abrange mais de 36 mil jovens
Há cada vez mais jovens a comprar casa beneficiando da isenção do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS).
Se o fiador morre, o que acontece ao crédito habitação?
É comum o banco exigir fiadores para dar seguimento ao processo quando uma pessoa tenta contratar um crédito habitação sem apresentar as melhores condições financeiras.
Prestações da casa voltam a descer em junho com a Euribor perto de 2%
Quem está a pensar comprar casa em Portugal vai encontrar um mercado hipotecário bem mais atrativo face há um ano. As taxas Euribor continuam a seguir a sua trajetória de descida, estando cada vez mais perto dos 2%, tornando as prestações da casa nos novos créditos habitação mais acessíveis.
Taxa fixa: quais os riscos de não fixar a prestação do crédito habitação?
Com o aumento dos custos de vida, é cada vez mais difícil realizar o sonho de comprar uma casa própria, sendo necessário, na maioria dos casos, recorrer a um crédito habitação. Ao optar por esta solução, há vários fatores a ter em conta que se vão refletir no orçamento mensal familiar a longo p
Crédito habitação: famílias estão mais endividadas que há um ano
Hoje, o ambiente económico está mais favorável à compra de casa em Portugal com recurso a crédito habitação. As taxas de juro continuam a descer e há novos apoios para os jovens adquirirem a sua primeira casa, como a isenção de IMT e a garantia pública. Mas isso não significa que as famílias fiquem a pagar prestações da casa mais baixas. Aliás, o que se está a assistir no início de 2025 é que as famílias estão a pedir empréstimos habitação por valores mais altos, agravando assim o grau de endividamento bancário de particulares para esta finalidade no último ano, segundo dados do idealista (editor desta newsletter).
Crédito da casa: 4 dicas do Banco de Portugal para comparar propostas
Na maioria dos casos em Portugal, a compra de uma casa está associada à contratação de um crédito habitação, aquele que poderá ser o compromisso financeiro mais duradouro na vida das famílias.
Reviravolta no crédito habitação: Euribor tem menos margem para descer
Até há pouco tempo, a Euribor a 12 meses era a taxa mais baixa entre os três prazos mais contratados em Portugal. Mas, no final da semana passada, assistiu-se a uma reviravolta: a Euribor a 3 meses passou a apresentar o menor valor de todos.