Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação em Portugal

Últimas notícias sobre "Crédito à habitação em Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Portugal é o rei da Europa no peso das moratórias no crédito total concedido pelos bancos

Entre 27 de março e final de agosto, os bancos receberam pedidos para moratórias relativas a 787.807 contratos de crédito, tendo sido aplicada esta medida a 726.996 contratos – a maioria dos empréstimos abrangidos pelas moratórias (42,9%) são relativos a financiamentos para habitação própria permanente e outros créditos hipotecários. Números que fazem com que os bancos nacionais sejam, à escala europeia, os que têm a maior proporção de moratórias em relação ao crédito total: representam perto de 22% do crédito, mostra o relatório da DBRS.

Notícia sobre:

Crédito da casa e seguros de vida: o que significam os termos ITP e IAD?

Comprar uma casa é uma decisão de grande responsabilidade, e é fundamental estar consciente de todos custos envolvidos no processo. Saber escolher o melhor seguro de vida associado ao empréstimo da casa é, por exemplo, muito importante. Não basta analisar a apenas o preço, mas é preciso estar atento às coberturas, exclusões e condições, antes de assinar qualquer contrato. IAD ou ITP são dois tipos de seguros de vida, e hoje explicamos-te as suas diferenças.

Notícia sobre:

Bancos devolvem milhões às famílias com crédito à habitação – e tudo por causa dos juros negativos

CGD, BPI e Novo Banco já devolveram cerca de 4,4 milhões de euros às famílias desde julho de 2018, ano em que entrou em vigor em Portugal uma lei que obriga a banca, perante taxas de juros negativas, a pagar esse diferencial negativo aos clientes dos contratos em que o cálculo resulte em juros abaixo de zero. BCP, Santander, Montepio e Crédito Agrícola não revelam os montantes devolvidos.

Notícia sobre:

Há quase 727 mil créditos com moratória e maioria (42,9%) é relativa a empréstimos da casa

Entre 27 de março e final de agosto, os bancos receberam pedidos para moratórias relativas a 787.807 contratos de crédito, tendo sido aplicada esta medida a 726.996 contratos, divulgou o Banco de Portugal (BdP) na Sinopse de Supervisão Comportamental. De referir que a maioria dos contratos de crédito abrangidos pelas moratórias (42,9%) são relativos a empréstimos para habitação própria permanente e outros créditos hipotecários.

Notícia sobre:

O que é a pré-aprovação do crédito à habitação?

Comprar casa é um processo longo e demorado, e que envolve, claro, várias etapas. Quem decidir recorrer a um banco para obter financiamento deve saber, por exemplo, quais são as fases pelas quais passa a aprovação de um crédito à habitação. A pré-aprovação, neste caso, é a resposta imediata do banco após analisar uma série de dados económicos básicos, com os quais identifica se a pessoa em questão é elegível para a concessão de um empréstimo.

Notícia sobre:
Photo by Marek Studzinski on Unsplash

Crédito à habitação arrefece em agosto: bancos deram menos dinheiro para a compra de casa

Depois de vários meses a cair, por causa da pandemia da Covid-19, as novas operações de crédito à habitação recuperaram o fôlego a meio do ano, superando novamente a fasquia dos 900 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, em julho. Mas a “silly season” de agosto, apesar das altas temperaturas, voltou a arrefecer esta categoria de financiamento: no oitavo mês do calendário, a banca emprestou 854 milhões de euros às famílias, menos 77 milhões que no mês anterior.

Notícia sobre:

Extensão das moratórias é uma medida “muito importante”, diz presidente do BCP

O presidente da Comissão Executiva do BCP sublinhou a importância para a economia e para as empresas da extensão das moratórias de crédito até setembro de 2021. “É muito, muito importante, enquanto não há um retomar da economia, que haja capacidade de empresas que são viáveis conseguirem sobreviver a estas adversidades”, referiu Miguel Maia, acentuando que o BCP “vê com muito agrado a extensão das moratórias e que estará na ‘linha da frente’”. 

Notícia sobre:
Photo by Marcel Strauß on Unsplash

Crédito da casa aumenta mesmo em tempos de pandemia

O 'stock' dos financiamentos para a compra de casa voltou a subir ligeiramente em agosto, mesmo em tempos de pandemia, e atingiu os 93.786 milhões de euros - em julho, este número cifrava-se nos 93.618 milhões. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o 'stock’ total de empréstimos aos particulares aumentou para 119.519 milhões de euros no mês passado, face aos 119.176 milhões de euros de julho e aos 118.051 milhões de euros do mês homólogo - o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

O que se deve ter em conta antes de pedir um empréstimo para a compra de casa?

Pedir um empréstimo para a compra de casa é uma grande responsabilidade. E não será fácil obter este financiamento, pelo menos se não forem cumpridos alguns requisitos fundamentais. O banco terá de avaliar vários critérios, nomeadamente os rendimentos e  a estabilidade laboral. E claro, a idade também "entra nas contas". Eis uma lista do que é preciso ter em conta.

Notícia sobre:

Moratórias de crédito prolongadas por mais seis meses - até setembro de 2021

O Governo aprovou o prolongamento por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, da moratória que permite suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários, seja para empresas ou para particulares, nomeadamente do crédito à habitação. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e anunciada esta quinta-feira (24 de setembro) pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Notícia sobre: