Comprar casa em 2026

Ano novo, casa nova? O que é preciso saber quando se quer comprar casa

O ano de 2026 arrancou e um dos desejos de muitas pessoas será o de conseguir comprar casa, o que poderá ser uma tarefa complicada, devido aos elevados preços pedidos por proprietários, no caso de imóveis usados, ou promotores imobiliários, tratando-se de imóveis a estrear. Pelo meio, e para conseguirem realizar esse desejo, muitas pessoas têm de pedir um crédito habitação, o que representa mais um encargo ao final do mês. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, entre outras coisas, tudo o que é preciso saber e ter em conta quando se pretende comprar casa.
Montante total de crédito habitação

Montante total de crédito habitação sempre a subir: acelera há 23 meses

O ano de 2025 confirmou algumas tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal, com a concessão de novos empréstimos a acelerar a bom ritmo, por exemplo, apesar dos preços das casas se manterem elevados. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), relativos a novembro de 2025, confirmam isto mesmo, tendo o montante total de empréstimos para habitação voltado a aumentar em termos anuais (9,8%), algo que aconteceu pelo 23º mês consecutivo.
Avaliação bancária da casas

Prego a fundo na avaliação bancária de casas: sobe 17,7% para 2.025 euros

É um dos passos essenciais e obrigatórios a dar quando há um pedido de empréstimo ao banco para comprar casa. Falamos da avaliação bancária para efeitos de crédito habitação, cujo valor mediano voltou a acelerar em outubro para 2.025 euros por metro quadrado (euros/m2). Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (25 de novembro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Pedir um crédito habitação

Crédito habitação: dicas a ter em conta antes de pedir um empréstimo

Comprar casa é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa ou família. Além de ser, muitas vezes, uma escolha para toda a vida, acarreta elevados custos financeiros, tendo os consumidores de se endividarem – por vezes a longo prazo – para avançar com o processo. Pedir um crédito habitação é, portanto, uma decisão que exige ponderação e conhecimentos. No artigo desta semana da Deco Alerta, damos-te algumas dicas a ter em conta antes de pedires um empréstimo ao banco para comprar casa.
Intermediários de crédito

Intermediários ganham força (e peso) no crédito habitação

Em 2024, a intermediação no crédito habitação e hipotecário representou mais de metade do número e do volume de empréstimos concedidos. Isso mesmo mostram os dados do Banco de Portugal (BdP): 56% dos mais de 125 mil contratos celebrados e 57% dos 17,9 mil milhões de euros que estes empréstimos totalizam foram concedidos através de intermediários de crédito.
Renegociar o spread da casa

Prestação da casa continua alta: renegociar o spread é boa opção?

São muitas as famílias que compram (e compraram) casa em Portugal com recurso a crédito habitação. E muitos dos empréstimos são (e foram) concedidos pelos bancos indexados a taxas Euribor variáveis – só mais recentemente as taxas mistas e/ou fixas ganharam terreno. O problema é que as prestações a pagar ao banco pelo financiamento mantém-se, muitas vezes, altas. Será, então, que renegociar o spread do crédito habitação é boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Casas em Lisboa

Crédito habitação: intermediários crescem 30% e ultrapassam bancos

Pedir crédito habitação diretamente no balcão dos bancos está a cair em desuso, em Portugal. Cada vez mais famílias recorrem aos intermediários de crédito, que trabalham lado a lado com a banca. Se em 2019 apenas 9,2% dos empréstimos para comprar casa passava por estes profissionais, em 2024 já era mais de metade de metade (57%), segundo dados do Banco de Portugal.
Novo crédito habitação

Novo crédito da casa recua – e taxa de juro média volta a descer

Em abril, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação abrandou face a março, tendo diminuído 195 milhões de euros, para 1.775 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (6 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Em queda está também a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa, que passou de 3,13% em março para 3,06% em abril, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito habitação “não compensa” para muitos jovens

Dados recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que, no primeiro trimestre do ano, os contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública do Estado – para jovens até aos 35 anos – representaram apenas 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos. Para a Deco, trata-se de um apoio à compra de casa – tem de ser a primeira de habitação própria permanente – que “não compensa” para muitos jovens.