Altos juros e corrida às amortizações antecipadas de empréstimos ajudam a explicar esta queda sentida em 2023, refere BdP.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
Foto de Kampus Production no Pexels

Os juros no crédito habitação em Portugal continuam elevados e a arrefecer a procura de financiamento bancário para comprar casa. Este facto somado ao aumento das amortizações antecipadas ao longo do ano levou a que o montante total de empréstimos habitação voltasse a cair em dezembro para 98,9 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal (BdP).

Ao longo de 2023, observou-se um decréscimo contínuo do valor total de créditos habitação existentes no nosso país. E, embora este montante tenha subido ligeiramente em novembro face a outubro pela primeira vez no ano passado, a verdade é que a tendência em baixa voltou a verificar-se no último mês do ano. O montante total de empréstimos para habitação foi de 98,9 mil milhões de euros em dezembro, menos 0,2 mil milhões de euros face a novembro, revelam os dados do BdP publicado na sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Face ao mesmo mês do ano anterior (dezembro de 2022), a diferença é ainda maior: o valor total de créditos habitação em Portugal caiu 1,4 mil milhões. “Os empréstimos à habitação apresentaram uma taxa de crescimento de -1,3% em relação a 2022. Este decréscimo foi gradual ao longo do ano, motivado pelo contexto de subida das taxas de juro, refletindo-se num aumento das amortizações antecipadas e no abrandamento na procura de crédito à habitação”, justifica o regulador liderado por Mário Centeno.

O uso de poupanças para amortizar os créditos habitação (sejam parcial ou totalmente) tem vindo a ser incentivado não só pela subida de juros, como também por vários apoios públicos que existem neste sentido (e que vão continuar a vigorar em 2024). É o caso da suspensão da comissão de amortização antecipada para créditos habitação de taxa variável e ainda a possibilidade de resgatar poupanças dos Planos de Poupança e Reforma (PPR) para amortizar os créditos, sem quaisquer penalizações.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta